O principal meio de saber exatamente a posição de um bebê no útero é através da ultrassonografia e acompanhamento com seu ginecologista ou obstetra. Mas após fazer os exames laborais, se você deseja conhecer algumas dicas de como saber a posição do bebê na barriga, confira este artigo especial para você mamãe.
A jornada da gestação é repleta de momentos marcantes e dúvidas frequentes. Uma das curiosidades que mais intrigam as futuras mamães é: qual a posição do bebê no útero? Desvendar essa charada pode trazer mais tranquilidade e ajudar a se preparar para o parto.
Embora a ultrassonografia seja o método definitivo para determinar a posição fetal, existem alguns truques caseiros e sinais do corpo que podem te dar pistas valiosas.
Top dicas de como saber a posição do neném na barriga
Confira algumas dicas especiais sobre este tema:
1. Observando os Movimentos
- Chutes no Alto: Se os chutes frequentes forem sentidos na parte superior da barriga, principalmente nas costelas, há grandes chances do bebê estar na posição pélvica, ou seja, sentado com o bumbum para baixo.
- Mexidas Baixas: Já as mexidas mais baixas, na região pubiana ou próxima à virilha, indicam a posição cefálica, a mais comum e favorável ao parto natural, com o bebê de cabeça para baixo.
- Movimentos Laterais: Se as mexidas forem mais sentidas em um dos lados da barriga, o bebê pode estar na posição transversa, deitado de lado no útero.
2. Toque na Barriga
- Bumbum Duro: Através do toque suave na barriga, é possível sentir o formato do bebê. Se a parte dura e arredondada for sentida na parte inferior da barriga, pode ser o bumbum do bebê na posição pélvica.
- Cabeça Redonda: Na posição cefálica, a parte dura e redonda sentida na parte inferior da barriga provavelmente é a cabecinha do bebê.
- Costas Salientes: Se as costas do bebê estiverem voltadas para as suas costas, você poderá sentir uma saliência dura nas laterais da barriga, indicando a posição transversa.
3. Posição do Corpo
- Deitado de Lado: Deitar-se de lado, principalmente do lado esquerdo, pode favorecer a acomodação do bebê na posição cefálica.
- Exercícios Pélvicos: Alongamentos e exercícios específicos para o assoalho pélvico podem ajudar o bebê a se virar para a posição cefálica, principalmente no final da gestação.
4. Consultas Pré-natais
- Palpação Abdominal: Durante as consultas pré-natais, o obstetra palpará sua barriga para avaliar a posição do bebê e te dará informações precisas.
- Ultrassom: A ultrassonografia é o método definitivo para confirmar a posição do bebê e acompanhar seu desenvolvimento ao longo da gestação.
Lembre-se que, até o final do segundo trimestre, o bebê ainda tem bastante espaço para se movimentar e mudar de posição. A partir da 32ª semana, a maioria dos bebês já se acomoda na posição cefálica, a ideal para o parto natural.
Converse com seu obstetra sobre as melhores maneiras de acompanhar a posição do seu bebê e tire todas as suas dúvidas. Aproveite essa fase mágica da gestação com tranquilidade e informação!