Como fazer meu carro economizar combustivel?

Como fazer meu carro economizar combustivel?

Com o combustível em alta, e com uma previsão assustadora para 2015, a preocupação com a economia de combustível do nosso carro será cada vez maior, onde usamos de várias maneiras e dicas para que o carro faça valer cada real de combustível que é colocado em seu tanque.

Mas nem todo mundo sabe das dicas e truques que podem ser de grande ajuda na hora de economizar combustível e é por isso que selecionamos algumas e vamos compartilhar com vocês aqui no Comofazerfacil.com.br

como fazer para economizar combustivel

Essas dicas e truques de como fazer para economizar variam de carro para carro, mas em todos o princípio básico é o mesmo, basta estar atento aos detalhes e aos sinais do seu automóvel, pois assim como nós demonstramos sintomas ao ficar doentes, a máquina também tem seus sintomas, que podem facilmente serem notados.

Como fazer meu carro economizar combustivel?

Pneus

A primeira regra para economizar combustível antes mesmo até do pé no acelerador é estar sempre com os pneus em perfeita ordem. Tanto na calibragem como no alinhamento e balanceamento. Os serviços são muito baratos e rápidos de fazer, no caso da calibragem é só chegar em qualquer posto de sua cidade e você mesmo fazer, mas muitos vão deixando para lá e acabam não só gastando mais combustível, como acabando com a vida útil dos pneus, que também estão caros nos dias atuais.

Esteja com os pneus sempre calibrados, inclusive o estepe, afinal nunca se sabe né? E não vá no “chute” a calibragem exata dos pneus está geralmente estampada na tampa de abastecimento, ou na coluna da porta. Os engenheiros estudaram anos para definir qual a calibragem perfeita para o seu tipo de carro, e teimar não é a melhor solução.

Com os pneus em perfeito estado e alinhamento, o carro irá fluir melhor, não irá forçar o motor, principalmente nas estradas e a economia de combustível será bem maior.

Motor

Não de tranco em seu carro, principalmente em carros dos últimos 15 anos pra cá. Além de desregular pistões, válvulas, atrasar ou adiantar o ponto, possivelmente estourar a correia dentada, entre outros, todos esses fatores podem contribuir para um consumo desregulado, e vir a gastar muito mais combustível, sem contar os danos que podem causar ao motor. Já em carros automáticos, essa possibilidade nem existe.

Se seu radiador sempre levou aditivo é sempre bom usar. Quando o carro é zero, sempre use um bom aditivo para que o seu carro não sofra com os dois extremos da temperatura, tanto a água muito gelada, como a muito quente. Os agentes químicos colocados nestes aditivos são os responsáveis por ajudar o seu motor, juntamente com a ventoinha, a ter a temperatura ideal para que o seu bloco esteja em perfeito estado e assim as queimas ocorram normalmente, também economizando gasolina, álcool, gás ou diesel.

O porque frisamos o “SEMPRE”, porque se você comprou um carro usado, e ele nunca levou aditivo no radiador, por isso é sempre bom perguntar ao dono, como ele cuidava do seu carro, principalmente nesta parte, pode ser que o radiador esteja enferrujado por dentro, e se você colocar aditivo ele irá soltar a ferrugem, mandando direto para o seu motor, e isso poderá ser pior. Neste caso, continue a usar somente água.

Faça a limpeza dos bicos injetores ou o carburador regularmente. Estar com esses equipamentos do motor em perfeita ordem, pode ajudar e muito na hora de economizar.

Outras dicas

Aprenda a equilibrar e trabalhar em conjunto a embreagem e o acelerador. Além de economizar embreagem quando você acelera no momento e quantidade certa, você também poderá economizar mais, não fique forçando o seu motor.

Evite demorar trocar as marchas, busque sempre chegar o mais “rápido” possível na quarta e quinta marcha. A primeira e segunda são as que mais fazem o seu carro consumir combustível, e andar sempre forçando o seu motor com essas marchas pode fazer o seu carro gastar mais do que deveria.

E uma das dicas mais importantes, não arranque feito doido e nem corra como se não houvesse amanhã, lembre-se que o seu pé é que faz toda a diferença na hora da economia de combustível. Afinal, você sempre irá acabar parando em alguma lombada ou semáforo, e aquele carro que você arrancou na frente e correu o máximo que podia, irá lentamente de alcançar no sinal, e com muito mais combustível no tanque do que você que anda “moendo” como dizem por aí. Já fiz o teste e quase sempre chegamos, principalmente na cidade, no mesmo tempo que aqueles que andam forçando o motor ao máximo.

Outra coisa, que pode haver controversas é a potência do motor. Muitos dizem que 1.0 economiza muito mais que 1.4 e 1.6. Opinião pessoal: Eu discordo, pelo fato de que carros 1.0 forçam demais o motor em marchas pesadas, a tal “economia” acaba não valendo a pena. Sem contar que a vida útil do motor é muito mais baixa que carros de maior potência, então você acha que está economizando mas no fim não está. É claro que cada caso um caso, isso depende também do peso total do carro, carros maiores não compre com motorização menor do que 1.6, já carros considerados “mini” é possível ser bem econômicos quando 1.0.

Tente por exemplo testar a economia REAL, não aquelas de fábrica, de um voyage 1.0 e um 1.6. No final o 1.6 acaba sendo muito mais econômico que o 1.0 num contexto geral.

Tem alguma dica? Deixe seus comentários!

Previous Como instalar o Plugin WP Super Cache no WordPress
Next Como fazer suco para afinar cintura

You might also like

Informações 4 Comments

Como fazer conta no Itau – Abra conta no Banco Itaú

Na hora de abrir uma conta em banco, levamos em consideração a qualidade de seus serviços não é mesmo? E por isso hoje vamos ensinar como fazer conta no Itaú,

Informações 0 Comments

Quais são as configurações mínimas para rodar o Windows 10?

O Windows 10 já começou a ser comercializado e muitos foram surpreendidos recentemente com a possibilidade de atualizar o seu sistema operacional de graça até mesmo para quem possui versões

Informações 0 Comments

Como fazer quiabo refogado sem baba

Muita gente que conheço não gosta de quiabo por causa daquela “baba” que forma logo após cozinhar, eu não ligo nenhum pouco para isso, mas fazer o que, o tal

Escreva uma resposta