Está pensando em comprar um celular smartphone com 4G, ou já adquiriu um e está com algumas dúvidas quanto ao roaming? Hoje estaremos apresentando algumas explicações que pode ser a dúvida de muitos quanto a tecnologia 4G.
Recentemente fui comprar um celular e sabendo que a tecnologia 4G já está presente em diversas regiões do país, aproveitei para olhar modelos que já aderiram a ela, para não ficar “atrasado” na tecnologia, ou até mesmo para que a validade do celular não esteja comprometida mais rápido pela evolução dos aparelhos.
Mas eis que surgiram algumas dúvidas, das quais fui atrás de pesquisar e gostaria de compartilhar com vocês.
Perguntas e respostas mais comuns sobre o 4G
Essas perguntas e respostas nós encontramos no site da Anatel, então são 100% confiáveis.
Qualquer celular pode ter 4G? Posso “instalar” ele no meu celular?
Infelizmente o 4G é uma tecnologia que exige aparelhos compatíveis com ela. Somente alguns smartphones e tablets hoje, cerca de 400 equipamentos são compatíveis com o 4G, então é preciso comprar um já com essa recepção. Não é possível baixar nenhum app, nem pedir a um técnico instalar o receptor, ou já vem de fábrica, ou nada feito.
Após comprar seu aparelho com 4G é necessário também entrar em contato com a sua operadora de telefonia para adquirir um plano compatível. Geralmente modelos pré pago não tem acesso a rede 4G mesmo que o aparelho possua.
Se eu comprar um celular 4G também posso acessar uma rede 3G?
Sim, todo aparelho 4G consegue acessar a rede 3G e também a mais antiga 2G. Especialmente por conta de que várias cidades no Brasil ainda não estão com esta rede em 100% de funcionamento.
Se na sua cidade, geralmente capitais você utiliza a rede 4G e vai viajar para uma cidade mais afastada, o roaming muda automaticamente, capturando sinais 3G, quando disponíveis.
O smartphone 4G irá conectar a rede em qualquer lugar da cidade em que estou?
A Anatel informa que as operadoras brasileiras dever garantir uma cobertura de pelo menos 50% da área urbana em praticamente todas as cidades brasileiras. Uma solução é ligar a operadora para ver se a área em que você reside possui a rede.
Comprei meu celular importado e ele não funciona no 4G, porque?
Alguns smartphones importados, que não possuem fabricação brasileira, podem não conectar a rede 4G mesmo possuindo a tecnologia. Isso acontece porque as vezes as faixas de frequência são diferentes entre o país de origem do aparelho e as do Brasil. É bem provável que nos próximos anos os aparelhos já venham com tecnologias de multi frequências, mas até lá é bom comprar somente aparelhos nacionais, ou internacionais já comprovados que funcionam com o 4G daqui.
Estrangeiros no Brasil
Quem está vindo de fora e já possui um celular com 4G, mas a tecnologia brasileira não é compatível com o aparelho, é recomendado que o turista verifique na operadora que o aparelho possui a possibilidade de compra de um chip nacional, assim irá garantir a cobertura e evitar os altos custos do roaming internacional que será preciso para se conectar.
O 4G é ótimo, muito mais rápido que o 3G, é possível assistir a vídeos no YouTube sem qualquer pausa. Estou gostando muito.
Você usa o 4G? Deixe seus comentários.
Confira outras dicas e informações aqui do site.