Com a correria do dia a dia nem sempre temos tempo para irmos a casas de depilações para fazer a nossa higiene pessoal, neste post vamos ensinar de maneira muito fácil como fazer cera depilatória caseira com ingredientes que com certeza você tem na sua cozinha.
A cera que vamos ensinar a fazer é a base de açúcar e limão, ingredientes baratos e fáceis de serem encontrados, esta cera é tão boa quanto as industrializadas, pois tira os pelos pela raiz, além de hidratar a pele.
Outra vantagem na cera caseira que por ser feita com ingredientes naturais e ser aplicada quente, a temperatura da cera faz com que os poros se abram diminuindo assim a dor da retirada dos pelos e irritação da pele. Outra vantagem dessa cera é que ela pode ser guardada na geladeira que não estraga, podendo ser aquecida no micro-ondas quantas vezes for necessária sua utilização.
Então vamos lá!
Como fazer cera para depilar caseira
Ingredientes:
- Quatro xícaras (chá) de açúcar branco
- Uma xícara (chá) de suco puro de limão
- Uma xícara (chá) de água
Como fazer?
- Em uma panela coloque todos os ingredientes e mexa bem com o fogo ainda desligado; após misturar bem os ingredientes ligue o fogo baixo e deixe ferver sempre mexendo bem para não grudar no fundo e a espuma subir e derramar, deixe ferver até a espuma ficar com uma coloração meio amarelada, lembrando que a consistência da cera é levemente cremosa.
- Após a cera ficar com essa coloração amarelada, desligue o fogo. Para saber se a cera está no ponto certo, pegue um prato com água e coloque uma colher de sobremesa de cera dentro do prato, e tente pegar a cera com os dedos, se a cera estiver uniforme e repuxando na sua mão, este é o ponto certo da cera.
- Caso a cera não esteja repuxando, ao colocar no prato ela fique dura volte à cera ao fogo baixo e acrescente meio copo de água, mexa por alguns segundos e desligue, faça o teste do prato novamente, se ainda não estiver repuxando vá acrescentando água aos poucos até chegar ao ponto.
- Caso ao colocar no prato a cera se dilua, volte a cera ao fogo baixo e deixe ferver por mais alguns minutos até chegar ao ponto certo.
Como fazer a aplicação da cera para depilar caseira
Terminando de fazer a cera, deixe esfriar por alguns minutos, mas não deixe esfriar completamente, teste no antebraço se a temperatura da cera é suportável por sua pele.
Com uma espátula, aplique uma pequena quantidade de cera no sentido contrário ao crescimento dos pelos.
Em seguida pegue um papel de depilação, ou um tecido firme (grosso como pano de secar louça, jeans, etc) e coloque sobre a cera e pressione bem, para que a cera grude no papel ou tecido.
Após pressionar bem o papel ou tecido contra a cera, puxe rapidamente, não espere que a cera esfrie na pele, pois se esfriar ela não removerá os pelos.
Após o uso, se sobrar cera, você poderá guardar a cera na geladeira e usá-la novamente quando quiser, podendo aquecer no micro-ondas.
Essa cera pode ser usada em qualquer parte do corpo, observando que após a depilação evite a exposição ao sol, pois como contem limão o contato da pele após a depilação ao sol pode causar manchas.
Para remover ceras que por acaso ainda fiquem na pele, basta lavar com água corrente, não é necessário utilizar óleos removedores.
Confira o vídeo do passo a passo da cera caseira em nosso canal:
Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos (as).
Lunara
Olá. Eu fiz a cera, e ficou na cor de mel. Quando eu fui passar no pelo, ela não se fixou como deveria. Como eu faço para consertar esta cera?
Agradeço a ajuda.
Abraços.
Lunara
Wes
Olá, coloque um pouco mais de açúcar e apure um pouco menos, pra ela não ficar tão rígida antes de finalmente secar e grudar.