O Escola do Trabalhador é uma grande oportunidade que o Governo Federal criou para aqueles que estão desempregados e empregados e pretendem melhorar o currículo para novas vagas no mercado de trabalho. O programa foi criado no último dia 21 de novembro do ano passado e já faz parte da pesquisa de muitos brasileiros, pois a oportunidade para realização de cursos gratuitos de qualidade a distância é algo que muitos necessitam no dia a dia.
O programa Escola do Trabalhador foi aprovado e está sendo implementado ao poucos, apesar de já estar bem adiantado, pelo Ministério do Trabalho, com a finalidade de oferecer oportunidades de cursos gratuitos totalmente onlines, onde ao final de cada curso é emitido um certificado de comprovação, reconhecido por grandes instituições como o MEC.
Este programa foi criado para ajudar os brasileiros a saírem da taxa de desemprego que ficou muito alta nos últimos anos, dado a crise econômica que está presente no Brasil. A qualificação é um passo bem importante na hora de arrumar um novo emprego e por isso a criação destes cursos é fundamental para ajudar os cidadãos do país.
Como funcionam os cursos do Escola do Trabalhador?
Os cursos são oferecidos em uma plataforma totalmente virtual, de forma gratuita (caso alguém esteja cobrando entre em contato com o Ministério do Trabalho), para todos os cidadãos brasileiros, para todas as faixas de escolaridade. Os cursos estão nas áreas tecnológicas e atualmente no site oficial o escola.trabalho.gov.br, é possível a realização de 23 cursos.
Esses cursos gratuitos são uma parceria do Ministério do Trabalho com o FIC, (Guia de Cursos de Formação Inicial e Continuada). A previsão desta parceria é de que até o final de 2018 sejam oferecidas quase seis milhões de vagas nos 23 cursos em 12 áreas tecnológicas atuais e na criação de mais 27 cursos.
Cada curso possui uma duração média de 40 horas. Eles poderão ser acessados através de aparelhos smartphone, tablets, computadores, notebooks e qualquer outro aparelho mais moderno que possua uma conexão segura com a internet. Todo curso será realizado a distância, através de um programa de educação conhecido como EAD. Nele poderá ser feito uma rotina de estudo, onde será preciso respeitar o tempo determinado para as aulas.
Atualmente quais são os cursos oferecidos no programa Escola do Trabalhador?
Como já citamos, atualmente são 23 cursos, presentes em 12 diferentes áreas tecnológicas. A lista oficial destes cursos, que pode ser inclusive conferida no site oficial do programa, através do link: escola.trabalho.gov.br/cursos, é:
- Área de Informação e comunicação
Curso: Segurança da informação - Área de Ambiente e saúde
Curso: Conhecendo o perfil do agente comunitário de saúde e o seu processo de trabalho
Curso: Cuidando de pessoas idosas - Área de Turismo, Hospitalidade e Lazer
Curso: Agenciamento de viagens
Curso: Espanhol aplicado ao trabalho
Curso: Inglês aplicado ao trabalho - Área de Recursos naturais
Curso: Análise de Investimento
Curso: Criando um negócio de sucesso
Curso: Empreendedorismo na pesca - Área de Desenvolvimento educacional e social
Curso: Português básico para o mundo do trabalho - Área de Produção alimentícia
Curso: Higiene na indústria de alimentos - Área de Segurança
Curso: Segurança da informação - Área de Produção cultural e design
Curso: Edição e tratamento de imagens - Área de Produção industrial
Curso: Gestão da Qualidade - Área de Gestão e negócios
Curso: Análise de Investimento
Curso: Comunicação escrita para o trabalho
Curso: Criando um negócio de sucesso
Curso: Demonstrações Contábeis e sua Análise
Curso: Elaboração de folha de pagamento de empresas
Curso: Fundamentos e Processos de gestão de Recursos Humanos
Curso: Introdução ao Excel - Área de Infra estrutura
Curso: Análise de riscos na construção civil - Área de Controle e processos industriais
Curso: Processos industriais
Como fazer a inscrição nos cursos da Escola do Trabalhador?
Agora chegou a tão sonhada hora, quando ensinaremos como se inscrever nos cursos da Escola do Trabalhador. Nós poderíamos informar esses dados logo no começo deste artigo, mas é preciso conhecer um pouco mais sobre o assunto antes de ir se inscrevendo.
Se você tem interesse em um dos 23 cursos gratuitos deste programa, o primeiro passo é acessar o site:
Por lá, você irá clicar no link de um dos cursos apresentados, ler todas as informações do público alvo, carga horária, recursos necessários para a realização dos cursos, informações do itinerário, do certificado, a data do período de inscrição, o período do curso e uma breve explicação sobre o curso.
No final da página estará a opção “Inscreva-se neste curso”. Basta clicar nela e preencher os seus dados no formulário de cadastro. Ele irá solicitar o seu documento de CPF, o nome completo e também um email de contato. Então é só ficar ligado no seu email, que após finalizar a inscrição serão enviadas as instruções para a continuidade do seu cadastro e também o início das aulas.
Caso o período de inscrição para o curso desejado tenha acabado, basta esperar o início de uma nova turma. Neste primeiro mês praticamente todos os cursos estão com as vagas preenchidas, fique bem atento a partir de fevereiro.
Sobre os certificados
Quando o candidato terminar o curso, atingindo a carga horária e notas mínimas para a aprovação, então o mesmo poderá solicitar a emissão de um certificado de conclusão. O aluno vai ser certificado pela Universidade de Brasília a UNB, que é uma das parceiras do Ministério do Trabalho neste programa. Esta é a universidade pública federal do Distrito Federal.
Nesta primeira etapa os certificados de conclusão dos cursos da Escola do Trabalhador poderão ser solicitados a partir do dia 21 de janeiro de 2018.
Formas de contato para dúvidas sobre o programa Escola do Trabalhador
Caso ainda tenha dúvidas sobre o programa, você poderá deixa-las em nossos comentários, acessar o site oficial através do link:
Mandar uma mensagem na página oficial do Ministério do Trabalho no Facebook:
Ou através do próprio site, em um formulário de contato, onde poderá ser escrito a sua dúvida, na qual será respondida através do seu email. Uma das áreas interessantes também no site é o “Perguntas Frequentes”. O portal não fornece nenhum telefone de contato, mas é possível ligar para a Universidade de Brasília através do telefone (61) 3107-3300.
Raquel
Olá, me inscrevi em três cursos disponíveis na escola do trabalhador. Li o material, realizei as provas e também a avaliação dos cursos como etapa final, mas no sistema aparece que apenas 66% do curso foi realizado, como faço para finalizá-los? Agradeço se alguém puder ajudar.
Wes
Raquel já experimentou entrar em contato com eles através do telefone? É uma pena estar com apenas 66% do curso. Acho que alguma das avaliações não foi considerada ou a nota não foi o suficiente para “passar”.
nilce dias de farias
gostaria de saber qual o período do ano começa esses cursos e qual o tempo de duração.
Wes
É só acessar o site descrito no artigo Nilce, que você confere todas as informações sobre os cursos!