Saiba mais sobre esta dica

Você gostaria de bi amplificar o seu alto falante? Primeiro é preciso saber se é possível fazer isto com ele, por isso vamos apresentar neste artigo, como fazer para bi amplificar um alto falante, explicar quais são as mudanças e também as diferenças entre os principais alto falantes do mercado, dos quais são ou não possíveis realizar essas alterações no áudio.

Quais as mudanças de um alto falante bi amplificado?

Um alto falante biamplificado terá uma mudança bem significativa no áudio, em relação ao alto tradicional. Com os aparelhos certos, com a regulagem da amplificação e também o equipamento de fonte correto, você terá filtros de frequências mais divididos e uma melhoria na qualidade de som muito interessante. Mas é preciso que seu equipamento seja próprio para estas mudanças, pois não é possível a transformação com um amplificador ou receiver de baixa potência.

Ao retirar as barras pós jumper, os filtros de divisor de frequências irão direcionar as altas e baixas frequências das conexões do amplificador, para as conexões dos alto falantes. Versões estéreo contam com um som mais limpo, justamente por essa separação, onde a distorção no amplificador é reduzida e um sinal melhorado é enviado para o alto falante.

Ao biamplificar dois cabos de alto falante (positivo e negativo) para cada canal, um outro conjunto de cabos é ligado a frequência alta do tweeter. E também um conjunto secundário de cabos é ligado a baixa frequência de um woofer.

como bi amplificar alto falantes

Diferenças entre alto falantes

Na parte traseira dos alto falantes, um fio normalmente vermelho (positivo) e um preto (negativo) são ligados por um conector. Já um alto falante bi amplificado conta com quatro conectores, sendo dois conjuntos de positivos (vermelhos) e um gancho de negativo (preto). Os alto usam um conector de aperto, dos quais possuem terminações de fio em até três categorias, o tipo “banana”, o espada e os pinos sólidos. Já alto falantes antigos utilizam conectores que funcionam como alavancas, onde os fios são inseridos e prensados (conectando) quando a alavanca é abaixada.

Normalmente os fabricantes oferecem alto falantes com barra jumper, que é responsável por oferecer ligações de dois terminais positivos e negativos, caso queiram usar uma configuração convencional ou bi amplificada.

Como fazer para biamplificar um alto falante?

Mas vamos ao que interessa, realizar uma bi amplificação em seu alto falante!

  • Para bi amplificar, primeiramente remova a barra jumper, caso ela esteja presente. Para fazer isso, basta soltar as conexões do alto falante e empurrar a barra jumper para fora do conector.
  • Depois será necessário preparar um cabo biamplificado. É possível comprar pronto, mas caso não queira gastar com isso, descasque as terminações dos cabos até que os fiquem expostos. Torça os fios deixando-os bem juntinhos e então anexe a um conector. Solde as pontas, para que não venham a desenrolar e perder o sinal.
  • Você pode comprar terminações “banana”, pinos ou “espada” como já citamos no início deste artigo. Identifique os fios positivos e negativos. Neste caso irá ficar melhor e mais profissional.
  • Então faça outras conexões nos terminais do alto falante. É preciso que o equipamento esteja desligado.
  • Conecte os fios positivos e negativos da alta frequência (tweeter), nos fios correspondentes (alta frequência) do alto falante. Repita o processo com as conexões de baixa frequência (woofer).
  • Então faça as conexões necessárias no seu amplificador. É preciso lembrar que diversos amplificadores tem dois conjuntos de conectores por canal, dos quais se espelham as conexões dos alto falantes. Ligue os fios de alta frequência do alto falante na linha de cima dos conectores positivos e negativos do amplificador.
  • Então ligue os fios de baixa frequência na linha inferior dos conectores do amplificador.
  • Verifique se as conexões estão de positivo para positivo e de negativo para negativo.
  • Caso seu amplificador tenha um conjunto de conectores por canal, combine os fios positivos do alto falante. Faça o mesmo com os fios negativos. Então no amplificador ligue os fios positivos aos conectores positivos e o mesmo com os negativos.
  • Verifique todas as conexões e só então ligue todo o equipamento para testar.
  • Procure por uma ou mais conexões fora de fase, conexões positivas. E verifique a qualidade do som. Caso haja algum problema, desligue o aparelho e refaça seus passos, segundo este tutorial.

Qualquer dúvida deixe seus comentários.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.