Roncar é um problema mundial, que chega a afetar cerca de 30% da população, onde entre brasileiros este número sobe para cerca de 50% das famílias. Muitos casais sofrem com ronco e apneias de seus parceiros ou com algum membro da família. Você as vezes pode até achar que não ronca, mas não se engane, é bem provável que sim. Alguns fatores como envelhecimento, estilo de vida e principalmente obesidade são os principais responsáveis pelo ronco.
Roncar além de incomodar quem dorme com você, pode ser também um sinal para doenças como pressão alta, e outras ligadas ao coração como arritmias e infarto. E para solucionar esse problema e melhorar a qualidade do sono é possível sim seguir algumas dicas de como fazer para não roncar e evitar esses problemas.
10 dicas para evitar o ronco – Como fazer para não roncar?
Evitar o ronco totalmente talvez não seja possível em alguns casos, e outros o tempo de recuperação pode ser maior do que você imagina, portanto seja paciente, mas não desista de seguir as próximas dicas:
1. Ritmo do sono
Reeducação alimentar e exercícios físicos devem ser evitados próximo a hora de dormir, seu corpo precisa estar descansado para entrar no ritmo do sono.
2. Faça dieta
Faça uma dieta. A gordura acumulada no tórax, abdômen e pescoço (papada) são alguns dos fatores para fazer você roncar ou ter apneias (ficar sem respirar por um tempo). A gordura dificulta a passagem do ar nas vias aéreas, o que atrapalha a sua respiração e as chances de roncar é quase 100%.
3. Pare de fumar
Fumar pode ser o seu problema. O cigarro pode ser responsável por uma inflamação na campainha da sua garganta (úvula) e também nos tecidos da faringe, dificultando também a passagem de ar pela garganta.
4. Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas à noite
Consumir bebidas alcoólicas próximo da hora de dormir também é um fato. Quando ingerido o álcool relaxa os músculos da sua garganta, provocando um ronco ainda mais alto, e as apneias se tornam mais constantes durante o sono devido a esse relaxamento.
5. Cabeceira elevada
Tenha a cabeceira da cama um pouco mais elevada que os pés. Colocar calços ajuda a amenizar a ação da gravidade sobre o seu corpo e a língua não se desloca com tanta facilidade até a garganta. Cerca de 15 centímetros já é suficiente para amenizar.
6. Não coma comidas pesadas à noite
Faça refeições não pesadas no jantar, pois dormir com o estômago cheio faz com que você tenha que dormir de barriga pra cima, e esta posição é a maior responsável pelo ronco, pois a língua é direcionada até a garganta por conta da gravidade. Assim você terá dificuldade para respirar e consequentemente roncar.
7. Evite remédios para dormir
Não tome remédios para dormir sem que o seu médico tenha receitado. Tomar por conta própria pode agravar o problema pois atuam diretamente no sistema nervoso central.
8. Problemas de respiração
Você tem problemas de obstrução e desvio de septo no nariz? Eles podem ser o motivo de você roncar a noite. A correção com cirurgias para esses problemas tem grande efeito nestes casos, além é claro de fazer com que a sua respiração seja melhor e mais livre.
9. Fraqueza nos músculos da garganta
Quando envelhecemos, grande parte dos músculos do nosso corpo se tornam flácidos e perdem a sua força, e quando falamos de musculatura da garganta, falamos sobre uma das causas do ronco. A melhor maneira de fortalecer e evitar o ronco é com exercícios fonoaudiológicos.
10. Aparelhos bucais
Caso você tenha um céu da boca profundo e estreito ou queixo pequeno, faça o uso de aparelhos bucais que projetam seu queixo levemente para frente. Esses aparelhos melhoram a sua respiração e em grande parte dos casos resolve por completo o seu problema com o ronco.
Tem alguma dica? Deixe nos comentários.
Leia também: Dicas para comprar no esquenta Black Friday.