A Carteira de identidade ou RG como é conhecida, é um documento emitido para os Brasileiros e filhos de brasileiros que nasceram no exterior, do qual serve para confirmar a identidade da pessoa e é o primeiro passo para a emissão de outros documentos nacionais.
O RG é tão importante que em viagens para países do Mercosul, o documento é capaz de substituir o passaporte.
Como fazer RG – Carteira de identidade
Mas você sabe como fazer o seu RG, carteira de identidade?
O Registro geral deve ser solicitado na Secretaria de Segurança pública da sua cidade em um dos postos de identificação civil, que geralmente estão localizados em um lugar onde o governo oferece outros serviços gratuitos.
Em Curitiba por exemplo existe um lugar chamado Rua da Cidadania, lá além do seu RG, você também poderá realizar o seu alistamento militar, solicitar CPF, carteira de trabalho e outros documentos importantes.
O RG pode ser feito em qualquer idade e deverá ser solicitado pelo próprio cidadão interessado no documento. Para crianças menores de 12 anos o documento não é tão importante quanto para os mais velhos, que desejam ter seu CPF e fazer sua carteira de trabalho para primeiro emprego. As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis.
A primeira via da carteira de identidade RG é gratuita, só será cobrado a partir da segunda via, caso seja necessário, no caso de perca ou má conservação. Os valores são definidos por cada estado.
Documentos necessários para fazer o RG
- Faça o agendamento online na Polícia Civil, Detran ou Instituto de Identificação de sua cidade. Isso pode variar de cidade para cidade;
- Depois de realizar o agendamento, siga até o local onde será feito o seu RG na data e horário marcado;
- Esteja com a Certidão de Nascimento, Naturalização ou Casamento em mãos dependendo de cada caso;
- Hoje não é preciso mais levar uma foto 3×4, ela é digitalizada na hora. Esteja com o cabelo preso, sem correntes e brincos;
- Então depois de pronto e seguir as instruções do funcionário do local de identificação, aguarde até que a sua RG seja entregue;
- Ao sair do local de atendimento, compre um porta documentos para que seu RG não estrague com facilidade. Lembrando que hoje não é possível mais plastificar o Registro Geral, pois contém algumas informações dentro do documento.
Aprenda também:
Mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.