Hoje fui ao oftalmologista e me veio na mente escrever um texto sobre exame de vista caseiro, para ter ao menos uma noção de como está a nossa visão. Lembrando que como disse é só para ter uma “noção” de como estamos com a visão, o exame de vista em uma clínica credenciada, com um médico formado é indispensável na hora de fazer as suas lentes. Pois se usarmos lentes com grau errado, ao invés de estarmos melhorando a saúde de nossos olhos, estaremos estragando ainda mais. O famoso “barato sai caro”.
A minha consulta foi aquela anual, e meu grau nem aumentou nem diminuiu, mas eu precisava de outra receita para fazer um óculos novo e lá fui eu. Também pedi ao médico que ele me indicasse uma lente própria para quem passa muito tempo de frente de um computador, e a indicação dele foi lentes Prevencia. É uma lente que oferece uma proteção a mais do que as com anti reflexo.
Mas vamos ao assunto!
Como fazer um exame de vista caseiro?
Mais uma vez repito, este teste não substitui o exame de vista, é só para você ter uma noção de como está a sua visão.
Existe um teste na internet chamado de Teste de Snellen onde você imprime e cola na parede, ou faz através do monitor mesmo a seguinte imagem:
Lembrando que fatores como ofuscamento local, Iluminação e resolução do monitor podem alterar os resultados do exame caseiro.
A linha vermelha de cima do teste significa a quantidade de passos que você deverá dar do monitor ou do papel colado na parede para realizar o teste. Digamos que você imprima isso em uma folha sulfite e que a linha vermelha na sua folha fique com 10 centímetros (use a régua), cada centímetro desta linha irá significar 33 centímetros de distância do papel ou do monitor, ou seja, neste caso você deverá ficar afastado 3,30m e então realizar o exame.
Vamos as conclusões:
Você está na distância correta? A letra maior que fica ao centro, corresponde a uma visão chamada de 20/200. Se você não conseguiu enxergar, mesmo com óculos, é considerado com um problema de visão muito avançado, quase beirando a cegueira.
Já as letras B e T que estão uma a direita e outra a esquerda do E, correspondem a uma visão 20/100.
Na segunda linha temos a visão considerada 20/50, o que corresponde a uma pessoa incapacitada para exercer atividades de leitura e trabalho muito prolongado.
A terceira linha é considerada uma visão 20/40, ou seja, é a linha que você poderá reprovar no exame de vista do Detran.
Já as três últimas linhas são correspondentes as visões 20/30, 20/20 e 20/10.
O que pode ser considerado 100% de visão é a linha 20/20, a penúltima deste teste.
Fique na distância certa e realize o teste um olho de cada vez. Se você não conseguiu enxergar alguma das linhas (seja sincero consigo mesmo), faça o mais rápido possível o seu exame de vista com um médico oftalmo, assim as chances de recuperar ou não piorar ainda mais o quadro de sua visão poderá ser evitado.