Continuando a nossa série aqui do site de como ter uma horta linda em sua casa hoje vamos ensinar como plantar tomate, onde quanto mais caseiro e bem cuidado o plantio dos tomateiros, menor será a necessidade do uso de agrotóxicos nos tomates e mais saudável será a sua salada.
Qual o melhor clima para plantar tomates?
Os tomateiros não crescem nem desenvolvem os frutos quando as plantas são expostas a temperaturas menores do que 16ºC e maiores do que 28ºC. Ou seja, o melhor clima para plantar tomate é uma região onde a temperatura na maior parte do dia varia entre 20 e 24ºC.
Se sua região costuma ter dias frios, ou muito quentes, será necessário a criação de estufas, para que as temperaturas sejam adaptadas ao seus tomateiros. De preferência para umidades do ar baixas, pois isso evita doenças e pragas nas plantações de tomates.
Já em questões de luz solar, os tomates se desenvolvem melhor em locais com uma ótima iluminação e de preferência com sol direto pegando nas plantas em horários onde o sol não é tão forte.
Qual o melhor solo para plantar tomates?
Solos encharcados, muito úmidos e solos argilosos são as únicas restrições quanto ao plantio de tomate.
E como qualquer outra planta, o melhor solo é aquele bem fértil e de fácil drenagem, pois as plantas necessitam de água constantemente mas de maneira que o solo não fique encharcado, pois isso prejudica as raízes.
Como plantar tomate?
Escolha um local definitivo para os seus tomateiros. Os se optar por realizar transplantes mais tarde plante as sementes em sacos plásticos, com furinhos para a drenagem, com no máximo 10 centímetros de altura.
Tanto no local definitivo como nas sementeiras, coloque no máximo 5 sementes em cada buraco, com também no máximo 2 centímetros de profundidade.
Se todas as 5 sementes vingarem, escolha as mudas mais belas para realizar o transplante futuramente.
Quando a planta atingir 15 centímetros, chegou a hora de transplanta-la para o local definitivo de crescimento.
Deixe um espaço de pelo menos 50 centímetros entre cada pé de tomate.
Para que a planta não cresça esparramada pelo chão, facilitando a ação de bactérias de decomposição e pragas, faça escoras com varas de madeira, fincando-a no chão em forma de X e auxiliando o crescimento da planta nelas, para que fiquem de pé.
Amarre de forma leve sem pressionar a planta contra a vara, fazendo com que os brotos cresçam exclusivamente para cima. Geralmente essas estacas, para o crescimento dos tomates, possuem 2 metros de altura.
Mas se a produção de tomate que você está pretendendo é pequena, e até mesmo o plantio foi feito em vasos, você pode optar por deixar ele crescer esparramado, realizando a colheita um pouco mais cedo.
Quando realizar a colheita dos tomates?
A colheita dos tomates devem ser iniciadas após a 7ª semana do plantio, podendo variar até a 16ª semana para plantações maiores de tomate.
Colha os frutos quando estiverem maduros, evitando os mais verdes, que também podem ser consumidos quando grandes, mas que seu gosto é azedo.
Apesar da planta poder produzir tomates por pelo menos 1 ano. Normalmente após a primeira colheita, os pés são deixados de lado e se iniciam uma nova plantação.
Luana
Eu tenho uma pequena horta no meu quintal eu plantei tomate e já está grandão e já está crescendo tomate já plantei um pouquinho de tudo salsa,couve,tomate,coentro,cebolinha,cebola,cenoura,pimentão,alface,beterraba, melancia,abacaxi,maracujá e hortelã é verdade não é mintira já está tu meio grande beijos pessoal
ranco
show
Jorge Silva
O conteúdo publicado é mesmo muito informativo, adorei, vou continuar a seguir 🙂
Beijinho
Wes
Obrigado pelo comentário!!