Saiba mais sobre esta dica

O James Webb é um telescópio espacial que promete mudar a forma como compreendemos o universo. Em poucos meses após o seu lançamento em 25 de dezembro de 2021, o observatório com captação de radiação infravermelha despertou a curiosidade de muitos cidadãos no mundo, até mesmo aqueles que não tem interesse em seguir uma carreira voltada para os mistérios espaciais.

Mas onde está localizado o James Webb? O telescópio está hoje a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, com seu escudo de calor voltado para o sol e observando elementos próximos ao cruzeiro do sul. Até o momento foram divulgadas imagens do conglomerado de estrelas na Nebulosa Eta Carinae, o quinteto de galáxias Stephan, o exoplaneta WA SP 76b (Com características semelhantes as da Terra) e a nebulosa NGC 3132 na direção da Constelação de Vela.

Entretanto se você quiser saber a localização exata do James Webb neste momento, o site da NASA conta com uma página do Sistema Solar em 3D, que mostra o ponto do telescópio. Confira a seguir como ver a representação.

Where is James Webb? Como saber a localização exata do telescópio

Para ver a representação 3D da NASA é preciso:

Passo 1: acesse webb.nasa.gov;

Passo 2: Em um primeiro momento você confere as temperaturas dos dois lados do telescópio e outras informações atualizadas da linha do tempo de acontecimentos. Mas logo abaixo, clique em “Webb in 3d Solar System”;

Onde esta o James Webb neste momento. Site da NASA 3D.
Onde esta o James Webb neste momento. Site da NASA 3D.

Passo 3: aguarde alguns segundos até que representação da localização no Sistema Solar seja carregada logo abaixo, na mesma página. Mas o tempo de carregamento vai depender da conexão de sua internet;

Representação da localização atual do James Webb no Sistema Solar.
Representação da localização atual do James Webb no Sistema Solar.

Pronto. Nesta representação 3D você confere além da localização, a data, hora, posição do telescópio em relação à Terra, informações e outros recursos. Você também pode utilizar o scroll do mouse ou movimento de pinça se estiver acessando pelo celular para afastar ou aproximar o 3D do telescópio. Mas você também pode clicar em outros planetas, telescópios, a estação espacial internacional e conferir a representação 3D destes elementos também.

Observando outros elementos do Sistema Solar.
Observando outros elementos do Sistema Solar.

Depois de clicar ou pesquisar em “Search” o elemento do nosso Sistema Solar, logo abaixo da pesquisa clique no nome do elemento. Aguarde alguns segundos para que a representação carregue e você possa observar o 3D.

Observando a Via Lactea com a representação 3D da NASA.
Observando a Via Lactea com a representação 3D da NASA.

É muito legal.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.