É preciso deixar o celular carregar 100% todas as vezes? A resposta é não, mas é importante que sim. Preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre quais as vantagens de deixar a bateria carregar completamente antes de tirar o celular da tomada.
Uma das principais preocupações neste sentido é sobre a bateria ficar viciada. Até meados de 2010 os celulares tinham este problema da bateria ficar viciada. Mas hoje, graças as baterias de íons de lítio, isso não é mais um problema. Hoje as baterias dos celulares tem a sua vida útil baseada em ciclos, ou seja, um novo ciclo fica contabilizado quando ela recebe a carga completa.
Em média para ter uma vida duradoura é preciso carregar e descarregar 400 ciclos. Não completar a carga ou carregá-la antes de estar próxima de zero, faz o tempo útil ficar reduzido.
Leia também: Saiba todos os documentos necessários para votar com o celular.
Porque é importante deixar carregar 100% a bateria do celular?
Nas baterias de íons de lítio, é importante fazer a carga completa para que os ciclos sejam contados corretamente. Sempre que você tira antes da tomada e faz cargas com boa parte da bateria, um novo ciclo é contato. Isso reduz a vida útil da bateria. Outra situação são os danos na bateria, pela alteração nesta contagem.
Leia também: Como tirar print no meu celular Android?
Qual a porcentagem mínima para colocar o celular carregar?
Segundo especialistas, o interessante é colocar o celular carregar o mais próximo de 5%, mas abaixo de 20% já é o suficiente para minimizar os efeitos ruins na bateria. Esta é uma recomendação importante, porque sempre que você atinge 100% da carga, a bateria conta um novo ciclo, portanto quanto mais carga deste ciclo você gastar, melhor para a vida útil.