Você já ouviu falar em fumaça líquida? Ela é um condimento culinário condensado feito a partir da própria fumaça real, proveniente de queimadas.
É muito utilizada por vegetarianos e veganos, já que dá o sabor e aroma de “churrasco” aos alimentos, sem exploração animal.
A produção envolve a queima de madeiras mais duras como a noz pecã, algaroba e nogueira. Após a queima, a fumaça e vapores são condensados e envasados.
Além da forma líquida, há também a fumaça em pó, também com uso culinário.
Como fazer molho Chipotle picante do Subway!
Defumados veganos
Seu processo natural, sem adição de outros materiais e ingredientes é uma boa alternativa para a culinária vegana, principalmente para quem deseja fazer receitas defumadas.
Porém algumas opções de mercado são testadas em animais, o teste LD50, onde é verificado se o seu consumo é seguro para o humanos. Neste caso, pode ser uma opção para vegetarianos, saindo da categoria vegan.
Mas mesmo com testes, a fumaça líquida pode trazer problemas para à saúde. Isso porque muitos alimentos defumados já possuem substâncias potencialmente cancerígenas e isso permanece na versão líquida da fumaça.
É um alimento seguro para a saúde?
Apesar de não ser muito difundido, a fumaça líquida é bem utilizada na alta gastronomia. Afinal o aroma da “fumaça” dá um gostinho especial aos alimentos.
Porém na versão “comum” há diversos agentes cancerígenos em carnes e peixes que ficam defumados. Inclusive a Organização Mundial da Saúde (OMS) já publicou um alerta sobre o aumento do risco de desenvolver câncer por aqueles que fazem o consumo rotineiro de carnes defumadas.
HPAs
Os aromas HPAs são compostos por uma centena de produtos químicos diferentes. Eles são obtidos através da queima de combustíveis fósseis como o gás, carvão, madeira e carvão vegetal.
Eles são utilizados para defumar os alimentos, principalmente carnes vermelhas. Nesta defumação, as carnes absorvem os HPAs, como o benzopireno, um químico cancerígeno tipo 1, o mais prejudicial segundo a OMS.
Os HPAs também estão relacionados à sinais de envelhecimento precoce.
Mas entre a fumaça para a defumação natural e a fumaça líquida, as substâncias cancerígenas na versão líquida são muito menores do que na versão tradicional.
O que acaba potencializando os compostos cancerígenos é justamente a gordura dos alimentos. Como a versão líquida é feita à base de água, seu consumo pode ser feito mais tranquilamente, desde que seja com moderação.
TOP 10 melhores receitas para intolerantes à lactose!
Versão caseira da fumaça líquida
Se você deseja um sabor defumado no seu alimento, saiba que existem algumas alternativas mais saudáveis, sem a utilização de fumaça natural ou até mesmo da versão líquida.
É como se fosse uma fumaça líquida, porém com ingredientes como a pimenta chipotle, páprica picante e outros que oferecem um efeito bem semelhante.
Receita vegana natural
Você pode preparar a seguinte receita como alternativa:
Fumaça liquida vegana caseira
Receita alternativa que dá um sabor muito semelhante à fumaça líquida para utilizar em receitas veganas e vegetarianas.
Ingredientes
- 1 Colher (sopa) Molho shoyu
- 3 Colheres (sopa) Óleo de gergelim Gergelim torrado
- 1 Colher (sopa) Vinagre
- 1 Pitada Páprica picante Ou pimenta calabresa
- 1 Pitada Sal
- 3 Colheres (sopa) Azeite
Instruções
Coloque todos os ingredientes em uma bacia ou tigela e misture até que fiquem bem incorporados;
Deixe o alimento desejado marinando de um dia para o outro dentro da geladeira neste molho;
Pronto.
Notas da Receita
Use um pouquinho na sua receita principal para dar um sabor diferenciado.