Saiba mais sobre esta dica

No próximo dia 28 de janeiro acontecerá um passo muito importante para o ramo das comunicações espaciais, graças a um programa de investimento de € 500 milhões, quase 2,5 bilhões de reais, da Agência Espacial Europeia (ESA) e do grupo Airbus Defence and Space. O programa leva o nome de SpaceDataHighway, onde as conexões de internet transferidas por um satélite por meio de um raio laser, poderão chegar em 1,8 Gbps (gigabyte por segundo), podendo transferir até 50 terabytes por dia.

O satélite deste programa se chama EDRS-A e estará orbitando o planeta no próximo dia 28 através da base de lançamento russa Baikonour, acoplado ao foguete Proton. Este programa inovador será responsável por transmitir do espaço para a Terra, diversas imagens, dados e vídeos de drones, aviões e da Estação Espacial Internacional. Abrindo portas para uma futura conexão entre robôs de busca em planetas como Marte.

Esta será conhecida como a fibra óptica do espaço e manterá os serviços tecnológicos da Europa em primeiro lugar do mundo.

internet espacial

O satélite EDRS-A será comandado pela empresa Eutesat e irá cobrir as comunicações da Europa, África, América Latina, Oriente Médio e também parte dos Estados Unidos. O projeto de abrangência global será concluído em 2017, quando outro satélite será enviado ao espaço.

Este é um super importante passo para os serviços de comunicações aéreas e espaciais.

Confira também nossos outros assuntos relacionados a internet.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.