A sigla NFT significa non-fungible token (token não fungível), ou seja, algo que não gasta após o uso. Cada uma representa uma obra digital única, não substituível, 100% original, funcionando como uma assinatura ou certificado de autenticidade para obra de arte digital e fotos.
Estes ativos digitais únicos podem ser comercializados, onde as transações são feitas em criptomoeda e permanentemente registradas no blockchain. Com um NFT é possível criar trabalhos digitais de forma limitada, que podem ser vendidos e leiloados na internet.
Com este token, o dono da mídia e arquivo digital, poderá acompanhar todo o histórico de transações, ao longo de sua existência.
E é justamente sobre isso que estaremos falando aqui no Como Fazer Fácil hoje. Este artigo será um breve resumo de quais os primeiros passos para começar a vender online uma NFT.
Como vender na internet uma foto ou arte NFT?
Para vender imagens NFTs online é preciso:
Passo 1: crie ou pegue de seu acervo uma imagem ou fotografia de autoria própria, que seja realmente interessante e que possa chamar a atenção de potenciais compradores.
Passo 2: após escolher a foto, imagem ou representação visual, é preciso buscar um dos sites que são responsáveis por comercializar essas NFTs. Entre os mais famosos estão a Mintable, Rarible e OpenSea.
Passo 3: pode ser que seja necessário fazer uma inscrição de aprovação para começar a comercializar seus NFTs.
Passo 4: depois vincule a sua carteira de criptografia compatível com o site. A carteira mais popular hoje entre as Non-Fungible Token é o Model T, Trezor One, Metamask, Ledger Nano e Exodus. Os pagamentos da NFT são feitos em criptomoedas como Ethereum, Bitcoin, Monero, XRP, Litecoin, EOS, Cardano, Binance coin, Stellar lumens e outras. Mas as mais comuns são a Ethereum e Monero.
Depois é possível converter essas moedas em Dólar, Real, Euro, Libra, Pesos ou qualquer outra moeda em empresas de câmbio de criptomoedas específicas.
Passo 5: então faça o upload da sua imagem na plataforma. Escolha quantas vezes deseja vender a sua obra. É possível selecionar uma única vez, onde o valor final é maior. Mas também é possível definir uma série de vendas, porém os valores ficam mais baixos.
Passo 6: há sites em que é possível fazer a venda da NFT em leilão. Defina o valor mínimo da sua obra e insira uma data limite para a conclusão dos lances. Também é possível definir a porcentagem de royalties por venda de sua fotografia, imagem, GIF ou outra arte autoral. Assim em cada revenda, se esta for a condição de negociação, é possível continuar recebendo.
Passo 7: para concluir, faça o Minting do seu NFT. Este é o certificado criado e inserido no Blockchain, onde ele passa a ser único e possuir uma “identidade” rastreável. Com esse minted, sua NFT não pode ser duplicada ou substituída.