Como fazer cebola caramelizada doce para hambúrgueres

Como fazer cebola caramelizada doce para hambúrgueres

Para poder preparar um hambúrguer caseiro gourmet, é necessário saber mais do que fazer somente o hambúrguer de carne, mas sim também como preparar seus complementos, como um bom catchup caseiro, um creme branco de gorgonzola por exemplo, como selar o pão e também como fazer uma gostosa cebola doce caramelizada. Tudo isso faz parte de um hambúrguer caseiro de sucesso e por isso ao longo dos próximos dias estaremos publicando as receitas destes complementos de maneira simples e fácil.

A receita de hoje é da cebola caramelizada doce, onde ela deve ficar crocante como a cebola frita e doce parecendo uma geleia. Você que já comeu no Mc Donalds ou em hamburguerias e food trucks, já deve ter notado a presença desse complemento. A receita é bem fácil de fazer e em poucos minutos está pronta.

como fazer cebola doce caramelizada hamburguer

Por se tratar de um complemento caramelizado, ou seja, doce, ele combina com sabores mais fortes e salgados, como o hambúrguer de carne propriamente dito e outros acompanhamentos, principalmente os queijos derretidos. Faça um bacon crocante e também inclua em seu lanche, que as cebolas doces caramelizadas irão fazer a sua parte nos sabores.

Como fazer cebola doce caramelizada para hambúrgueres?

Ingredientes:

  • Um quilo e 200 gramas de cebola (pode ser a branca ou roxa)
  • 2/3 xícara (chá) de açúcar refinado ou cristal (mais ou menos 150g)
  • Duas colheres (sopa) de manteiga (ou margarina, mas prefira manteiga)

Como fazer?

  • O primeiro passo é preparar a cebola. Retire completamente as cascas e toda a camada externa, enquanto estiver pedaços secos, tire, ou corte fora, caso veja que vai perder muito da cebola.
  • Depois corte as cebolas na horizontal em relação ao talo. Fazendo diversos anéis de cebola. A medida média de cada anel deverá ser de no máximo 5 milímetros (meio centímetro).
  • Em uma frigideira grande ou panela antiaderente, coloque a manteiga para derreter e então refogue a cebola até que ela fique mais branquinha, quase que começando a ficar transparente.
  • Em uma panela antiaderente grande também (afinal é 1kg de cebola) coloque todo o açúcar e em fogo médio deixe ele começar a derreter, para assim começar a caramelizar.
  • Quando o açúcar começar a derreter (começando a ficar douradinho), fique atento até que ele comece a caramelizar por completo.
  • Quando chegar no ponto ideal, acrescente os anéis de cebola, diminua o fogo para baixo e então mexa um pouquinho, jogando o caramelo por cima das cebolas. Assim elas irão ficar caramelizadas. Desligue o fogo e pronto.
  • Deixe esfriar um pouco e está pronto para incorporar no seu hambúrguer caseiro.

Viu como é fácil? Tem alguma dica? Deixe seus comentários.

Previous Hamburguer Gourmet - Como fazer as melhores receitas
Next Como fazer um vinagrete especial para hambúrgueres

You might also like

Receitas 2 Comments

Como fazer pastel de feira – Delicioso e fácil

Não sei porque mas aqueles pasteis de feira parecem muito mais gostosos do que os convencionais. Você tem a mesma impressão? Por isso hoje no site nós vamos aprender como

Receitas 0 Comments

Como fazer brigadeiro de erva cidreira

Hoje iremos aprender como fazer brigadeiro de erva cidreira, também conhecido como capim limão, do qual possui um sabor único, que combina muito bem com alimentos doces. A receita é

Receitas 1Comments

Como fazer leite condensado caseiro

Praticamente para todos os alimentos industrializados existem uma versão caseira, que pode ser modificada para que fique mais gostosa, mais natural ou também mais saudável. No caso de hoje, estaremos

Seja o primeiro a comentar