Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o amaranto, essa planta típica das Américas que possui ao menos 17 espécies com folhas comestíveis e outras onde em sua maioria os grãos são utilizados nos consumo e em diferentes receitas. E depois de conhecer um pouco mais sobre a planta, estaremos ensinando um passo a passo de como cultivar amaranto em sua horta e em cultivares maiores.
O grão de amaranto possui nutrientes muito bem balanceados, é uma opção rica em fibras, proteínas, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. O alimento mediante a saúde auxilia na perca de peso pois é rico em fibras e melhora o fluxo intestinal, na regulagem do colesterol, da pressão arterial e é considerado também um ótimo alimento na prevenção de cânceres.
O amaranto
O amaranto é uma planta típica da América e conta com dezenas de diferentes espécies, mas todas de uma mesma família. Existem espécies que são exclusivas para o cultivo de grãos e outras que são cultivadas para o consumo de suas folhas, que podem ser refogadas e consumidas até cruas, quando as folhas são bem jovens.
A planta é também, principalmente em sua qualidade que gera flores roxas, muito linda, servindo de ornamento em floreiras e jardins.
As qualidades mais cultivadas para a produção de sementes são a Amaranthus caudatus, Amaranthus cruentus, Amaranthus hypochondriacus, Amaranthus tricolor e a Amaranthus viridis.
Esteja atento ao tipo da qualidade, pois algumas podem intoxicar animais ruminantes e até mesmo humanos, quando consumidas em grandes quantidades.
Como plantar amaranto?
A única forma de plantar amaranto é através de suas sementes. Elas deve estar próximas a superfície, pois são sementinhas pequenas e a sua capacidade de “romper” as barreiras impostas pela terra são bem baixas. A terra para cobrir as sementes ainda deve ser peneirada, para facilitar ainda mais a sua germinação.
Você escolhe o local para o plantio! Ela pode ser plantada em vasos, sementeiras, floreiras e outros ou já em local definitivo. No caso da necessidade de transplante, a muda deve ser transplantada assim que atingir no mínimo 7 centímetros de altura.
A profundidade deve ser de no máximo 2 centímetros e a terra para cobrir deve ser bem peneirada, como já citamos acima.
Não existe um espaçamento padrão para as plantas, recomendamos que entre as linhas paralelas tenha ao menos 70 centímetros e entre uma planta e outra na “carreira” 30 centímetros.
Qual o melhor solo/terreno para plantar amaranto?
O solo deve ser fértil, rico em material orgânico, muito bem drenado e com pH entre 5 e 7.
Como irrigar (regar) o amaranto?
O solo deve ser mantido úmido, principalmente quando as plantas ainda são pequenas. Assim que elas ficam bem desenvolvidas, você poderá regar 2 vezes no dia ou menos, dependendo do tipo de solo, pois ela aguenta maiores períodos de seca.
Qual o melhor clima e luminosidade para plantar amaranto?
O clima perfeito para o amaranto é o tropical, onde a temperatura deve variar entre 22 e 30ºC.
Quanto a iluminação solar, ela deve ser direta, por pelo menos 3 horas no dia.
Quando e como fazer a colheita do amaranto?
Após o plantio, o amaranto estará pronto para a colheita das sementes com no máximo 90 dias. Após cortar os caules com as sementes, deixe secando ao sol por mais 2 dias e então é só bater para que as sementes caiam.
Já as folhas pode ser colhidas a partir dos 60 dias depois do plantio. As plantas deverão ter cerca de 25 centímetros e quando cortadas elas tem a capacidade de rebrotamento.
Confira também:
Luiz Alberto Buzanelo
Quantas sementes por cova devo colocar?
Wes
Duas já são o suficiente se seguir direitinho. Pois caso uma “falhe” a outra tem grandes chances de brotar.