A Dataprev começou a testar em agosto a Prova de Vida do INSS pelo celular para beneficiários da previdência. O recadastramento da senha da Prova de Vida poderá ser feito através de biometria ou facial em smartphones mais modernos.
Com isso o Instituto Nacional do Seguro Social promete facilitar a vida dos aposentados e pensionistas que tem dificuldade de locomoção até agência. Não é uma ótima notícia?
A Prova de Vida
Hoje o país conta com quase 40 milhões de beneficiários (aposentadorias e pensões).
E para conter um pouco as fraudes no sistema, o Governo Federal teve que criar um sistema anual de renovações, com recadastramento da senha, atualização de endereço e a presença do aposentado ou pensionista na agência onde é feito o pagamento.
Sem essa “triagem” anual, o INSS bloqueia o pagamento do dinheiro, havendo a necessidade do beneficiário ir até uma agência para tentar regularizar a situação. Enquanto ela não é feita, não será possível receber a pensão.
Já é possível fazer o recadastramento biométrico em bancos pagadores com caixas que utilizam este sistema. Mas poder utilizar o site ou aplicativo do Meu INSS para fazer a Prova de Vida ainda é uma novidade.
Como fazer a Prova de Vida do INSS pelo celular?
Inicialmente serão escolhidos MIL beneficiários de 10 diferentes municípios do país. A biometria da impressão digital ou a biometria facial, será feita através do aplicativo do Meu INSS.
Primeiramente é preciso acessar o app:
- meu.inss.gov.br
- Então no canto superior clique em “Entrar” através do aplicativo para smartphone;
- Então clique em “Login” e será aberto uma nova janela, onde você deverá inserir o seu CPF e a senha cadastrada no ACESSO.GOV.BR;
Se você não fez o cadastro e tem dúvidas de como fazer, confira nosso artigo: Cadastro no Meu INSS pelo Acesso.Gov o Login Único.
- Aguarde alguns segundos até que o sistema termine a solicitação;
- Então clique no menu de serviços onde estão as opções Aposentadorias Urbanas, Salário-Maternidade Urbano, Extrato Previdenciário (CNIS), Simulação de Aposentadoria, Agendamentos / Requerimentos, Extrato de Pagamento de Benefício, Carta de Concessão de Benefício, Agende sua Perícia e outros, clique em PROVA DE VIDA;
- Após abrir o sistema no celular, clique na opção Fazer Prova de Vida biométrica e então aguarde até que seja solicitado colocar o dedo, de preferência o polegar, no leitor biométrico do smartphone;
- Segure por alguns segundos até que a leitura seja feita e pronto.
Outra opção é através do menu “Prova de Vida” é Fazer a Prova de Vida Biometria Facial:
- Nesta opção após o sistema ser aberto no seu smartphone, será preciso que o próprio beneficiário grave um vídeo de aproximadamente três segundos. Ele irá falar uma palavra solicitada no app e então enviar;
- Aguarde alguns segundos até que a ferramenta faça uma busca na base de dados e verifique a autenticidade do beneficiário.
[alert color=”red”]Assim que o sistema estiver disponível para todos, vamos atualizar este artigo.[/alert]
Como baixar o aplicativo Meu INSS para Android e iOS
Para poder desfrutar da Prova de Vida por biometria facial ou por impressão digital, dispensando a necessidade de ir até o banco, é preciso estar com o aplicativo do Meu INSS instalado no seu celular Android ou iOS.
Para facilitar, confira os links de download para os 2 sistemas operacionais. A instalação é feita automaticamente após o download, desde que você tenha memória sobrando no aparelho.
Sistema passivo de fraudes?
Segundo os especialistas do INSS, o novo sistema biométrico será bem eficaz no quesito de fraudes. Isso porque a biometria evoluiu muito nos últimos anos.
Hoje, por exemplo, o sistema já identifica se uma impressão digital é real ou apenas um dedo de silicone. Com relação a facial, o sistema identifica a movimentação do rosto e se é realmente o beneficiário ou uma montagem.
O sistema deverá contar com diversos protocolos de segurança e muitos testes de falhas antes de chegar a todos.
[alert color=”yellow”]O INSS não entra em contato pelo WhatsApp, email e telefone. Seu contato é feito por carta registrada.[/alert]
Quer saber mais sobre o recadastramento? Acesse nosso artigo especial ‘Prova de Vida Beneficiários do INSS‘.