Atuar nos meios digitais já não é mais um diferencial e sim uma obrigação por parte das empresas que almejam bons indicadores de recuperação de crédito.
As novas gerações já não atendem mais os celulares e telefones fixos são escassos.
Estar presente nas ferramentas de comunicação onde seus clientes estão, é o diferencial entre o sucesso e o fracasso na redução da inadimplência.
Esse texto foi construído com mais de 15 anos de experiência em cobrança, atuando com os grandes bancos e instituições de ensino. Tomamos como base também o conteúdo: Mensagem de Cobrança: como escrever uma que funcione?
Como montar uma mensagem de cobrança por SMS?
O SMS foi muito utilizado para comunicações interpessoais até o lançamento de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram.
Um dos grandes aprendizados que tivemos foi de justamente adaptar a mensagem de cobrança a este canal.
Não podemos utilizá-lo esperando que o cliente interaja com ele, por isso é importante construir um conteúdo onde o foco seja a informação e não a interação.
O principal objetivo aqui é entregar facilidade, como por exemplo lembretes de datas de vencimento, links para geração de boletos e comunicação unilateral.
Exemplo de mensagem de cobrança por SMS:
Como montar uma mensagem de cobrança por WhatsApp?
O WhatsApp tem sido o queridinho das empresas de cobrança, uma vez que possui altíssimas taxas de resposta.
Aqui tem um pulo do gato.
No WhatsApp existe um controle muito rígido de SPAM e seu chip pode ser facilmente banido se não adotar as medidas adequadas para que isso não aconteça.
Uma boa prática é começar a conversa com apenas um bom dia, perguntando se está tudo bem, etc. Basicamente o que queremos é despertar a curiosidade do cliente a ponto de que ele te responda.
A partir do momento que estabelecer o contato, o risco de SPAM reduz consideravelmente e aí sim você pode começar a abordagem de cobrança.
Exemplo de mensagem de cobrança por WhatsApp:
Como montar uma mensagem de cobrança por Email?
Assim como no WhatsApp é preciso tomar bastante cuidado para não ser considerado SPAM, por isso a frequência de envios não deve ser superior a 1 por dia, sendo recomendável a cada 48h.
Aqui o objetivo principal não é encher a caixa de entrada do seu cliente, mesmo porque ele vai parar de abrir seus emails e além de não recuperar o dinheiro você acaba desgastando a relação.
Outro ponto importante é a entregabilidade, quanto mais pessoas abrem seus emails e interagem com ele, mais ele aparecerá na caixa de entrada e não na caixa de SPAM.
Cuidado com palavras como cobrança, dívidas, devedores, inadimplente, etc. Os provedores tem alguns filtros de palavras comumente conhecidas como SPAM.
Procure utilizar o email como fonte de informação e nutrição de conhecimento.
Ofereça facilidades de pagamento, conteúdo informativo, informações que sejam de interesse do seu cliente, afinal você quer ele abrindo e clicando no seu conteúdo.
Exemplo de mensagem de cobrança por Email:
Essa comunicação é recomendada para casos de inadimplência de 0 até 60 dias, depois desse prazo fica evidente que há algum problema e o cliente já não tem mais interesse ativo de quitar a pendência.
Nesse caso, empresas como a Monest podem ajudar você não somente a recuperar seu dinheiro, mas trazer o cliente de volta através de um relacionamento amigável.
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