A partir deste dia 07 de abril de 2020, esta disponível o aplicativo oficial do Governo Federal para quem não está inscrito no Cadastro Único, onde trabalhadores informais deverão fazer a realização dos cadastros para receber o Auxílio Emergencial.
Este auxílio é referente a Medida Provisória Nº 936, de 1º de abril de 2020 em razão da pandemia.
Usuários de celulares smartphones Android e iOS terão acesso ao app chamado CAIXA AUXÍLIO. Todas as informações também estarão disponíveis através do site oficial: auxilio.caixa.gov.br.
O cadastro que também está sendo chamado de autodeclaração, é necessário para que trabalhadores informais possam receber os R$ 600 ou R$ 1200 do coronavoucher.
O preenchimento deste cadastro é necessário para TODOS que não possuem o CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.
Confira a seguir mais informações e o passo a passo de como fazer o preenchimento para começar a receber o benefício.
Saiba tudo sobre o auxílio emergencial do Governo!
Aplicativo
Quem faz parte do Bolsa Família, programas sociais ou tão somente do CadÚnico, não precisa fazer o cadastro no aplicativo. A inscrição no app é destinada para aqueles que não estão nestes quesitos acima.
Esse cadastro está sendo chamado também de autodeclaração.
Através deste app, o Ministério da Cidadania poderá identificar todos os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes individuais do INSS.
Porém será necessário que estes beneficiários se enquadrem dentro dos requisitos mínimos exigidos para receber o pagamento emergencial.
O que é necessário para ter participação no auxílio de emergência?
A Câmara dos Deputados, o Senado e o Governo Federal definiram as seguintes regras para que o brasileiro possa receber o benefício:
- O benefício é destinado para trabalhadores informais, ou seja, não ter emprego formal (CLT), servidor público, etc;
- Microempreendedores individuais (MEIs) e contribuintes individuais do INSS;
- Informais que estão no Cadastro Único;
- Trabalhadores informais que recebem o Bolsa Família;
- Ser maior de 18 anos;
- Não ser beneficiário do INSS (aposentados, pensionistas e outros auxílios);
- Não estar recebendo seguro desemprego;
- Ter renda mensal per capita (por cidadão) de no máximo meio salário mínimo (R$ 522,50). Ou até três salários mínimos por família (R$ 3.135);
- Não fazer parte de programas de transferência de renda, exceto o Bolsa Família. O mesmo para benefícios assistencialistas como o BPC/LOAS;
- Não ter recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima dos R$ 28.559,70.
Mulheres que forem provedoras de sua família (monoparental) poderão receber duas cotas do auxílio, ou seja, R$ 1200.
Este auxílio quando for maior que o benefício do Bolsa Família, poderá substituí-lo. Ele fica também limitado a no máximo dois membros de uma mesma família.
Calendário de pagamento do Auxílio Emergencial
Esse calendário é para aqueles que recebem o Bolsa Família. O pagamento será feito de forma automática nos próximos três meses com início a partir do próximo dia 16 de abril:
Pode ser que o calendário seja estendido caso a pandemia siga a partir de junho.
Como fazer o cadastro no app Android do benefício emergencial
Acesse: Caixa – Auxílio Emergencial Android.
- Faça o download do APP e aguarde até que a instalação esteja concluída;
- Acesse o aplicativo e então concorde com os requisitos mínimos para receber o benefício assistencial;
- Serão exibidas as seguintes informações: “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima.” e “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima.”;
- Então clique em “Tenho os requisitos, quero continuar.”;
- Preencha então o seu nome, CPF, Data de Nascimento e nome da mãe e selecione a caixa “Não sou um robô”;
- Clique em continuar;
- Chegou a hora de validar o seu celular Android. Insira o número de telefone com DDD, exemplo, (99) 99999-9999 e selecione qual é a sua operadora (Tim, Vivo, Claro, Alcatel, Oi, etc);
- Depois informe a sua composição familiar. Coloque os dados de todos os seus familiares, aqueles que moram com você. A quantidade de membros e seus dados pessoais (CPF). Clique em “continuar”;
- Na próxima etapa selecione a forma como deseja receber o benefício. Pode ser por conta já existente no seu CPF ou através de uma poupança digital que será criada na hora no seu nome;
- Para abrir a poupança digital social será necessário inserir o número do RG ou Habilitação e então clicar em “Continuar”. Essa conta não terá qualquer custo de manutenção e será usada apenas para receber o benefício;
- Após finalizar a escolha do recebimento, clique em continuar e pronto. Você pode consultar a situação atual de sua solicitação através do próprio aplicativo Android.
Se o Governo confirmar que está tudo ok para o recebimento, uma mensagem será exibida no app.
Como fazer a inscrição no app iOS do auxílio emergencial
Para fazer o download do APP para iOS acesse: Caixa Auxílio Emergencial iOS.
1 – Aguarde até que a instalação automática seja concluída:
2 – Então acesse o aplicativo e primeiro leia todos os requisitos mínimos para participar do programa assistencial:
3 – Concorde com as seguintes afirmações: “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima.” e “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima.”:
4 – Então clique em “Tenho os requisitos, quero continuar.”
5 – Insira os dados pessoais (Nome completo, CPF, Data de Nascimento e nome da mãe) e selecione a caixa “Não sou um robô”. Depois clique em continuar:
6 – Valide o seu celular iOS preenchendo o número de telefone com DDD e selecionando a sua operadora:
7 – Depois insira a quantidade de membros de sua família, todos aqueles que possuem CPF. Coloque os dados pessoais correspondentes e clique em “Continuar”:
8 – Chegou a hora de escolher a forma como irá receber o seu benefício. Há duas opções:
- Receber em conta existente: Desejo receber o benefício em uma conta já existente no meu CPF;
- Ou Abrir uma conta e receber: Desejo abrir uma poupança digital para recebimento do benefício.
9 – Se optar por abrir uma Poupança Digital Social, basta inserir os dados do seu RG ou Carteira de Habilitação e dar sequência no cadastro:
10 – Pronto, agora você pode acompanhar a solicitação do seu benefício de forma simples e fácil no seu aplicativo iOS.
Qualquer dúvida deixe seus comentários.
Mar
Tem alguma maneira de corrigir um erro no cadastro?? Ja liguei no 111 e também ja tentei na agencia e no proprio site do cadastro…
Wes
Por enquanto não, tanto q o sistema pede para revisar muito bem as informações antes de finalmente enviar o cadastro.