Desde o último ano de 2019, todos os dependentes da declaração do Imposto de Renda precisam ter CPF. E muitos pais e responsáveis de crianças que não tinham o Cadastro de Pessoa Física (CPF), devem correr atrás do documento.
Mas não se preocupe, o procedimento para tirar o documento destas crianças é simples. Para aqueles que possuem bebês ou filhos nascidos a partir de 2016, saiba que o documento é emitido automaticamente pelos cartórios.
O número do CPF de recém nascidos é emitido juntamente com a certidão de nascimento.
Como fazer o CPF de crianças?
O único problema para fazer o CPF de crianças é que ele não pode ser feito pela internet. Para imprimir o CPF online é preciso ter Título de Eleitor, algo facultativo para adolescentes entre 16 e 17 anos e obrigatório para quem tem 18 anos ou mais.
Todo o procedimento deverá ser feito indo até uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Lembrando que neste caso o documento terá um custo.
Uma dica é tirar o documento através dos Correios, pois as filas tendem a ser menores do que nos bancos.
Documentos necessários para tirar o CPF de crianças
Ao ir até uma agência dos Correios ou dos bancos, é preciso que o pai, mãe ou representante legal (desde que com a documentação da guarda), esteja com os seguintes documentos:
- RG original;
- RG ou Certidão de nascimento original da criança;
- Comprovante de residência com menos de 60 dias.
Caso não seja possível o comparecimento dos pais e/ou responsáveis, será necessário que um adulto com uma procuração reconhecida em cartório, autorizando o procedimento esteja presente.
Como fazer para cancelar o CPF!
Preço do CPF para crianças
A taxa de emissão do Cadastro de Pessoa Física para as crianças é o mesmo de adultos que optem por fazer o documento pessoalmente. Hoje o valor está em R$ 7,50, mas pode mudar.
Através da internet não é possível emitir o documento para crianças.
Prazo para que o documento esteja pronto
Não é preciso esperar mais, o CPF sai na hora. Até pouco tempo atrás as agências davam um prazo para a emissão do documento, mas agora assim que é feito a solicitação e pago a taxa, o documento sai na hora.
Como não há mais o cartão físico, apenas o número, que pode ser impresso para que você não esqueça.