Pensando em dar entrada na aposentadoria por tempo de contribuição e idade antes da Reforma da Previdência? Saiba que a maneira mais fácil de fazer o pedido de requerimento da aposentadoria é através do portal do INSS conhecido como Meu INSS.
Neste portal online da Previdência Social estão todas as aplicações que você precisa para fazer o requerimento de aposentadoria, onde hoje estaremos ensinando passo a passo de como fazer o pedido de forma simples e sem qualquer burocracia.
Toda a entrada do pedido de requerimento é feito de forma simples, onde com poucos cliques você poderá se aposentar sem a necessidade de ir até uma agência física do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).
Além do passo a passo, também estaremos dando algumas dicas de como usar o portal. Confira este artigo lindo, dedicado para você trabalhador.
Como fazer uma previdência privada!
Como fazer o pedido de requerimento de aposentadoria pelo MEU INSS
Para fazer o pedido de aposentadoria através do portal Meu INSS você terá de realizar alguns simples passos. Entre eles estão:
- Acesso ao portal Meu INSS;
- Realização de login na área de aposentadorias urbanas;
- Cadastro no cidadão.BR;
- Preenchimento de dados;
- Seleção do tipo de aposentadoria;
- Conferência dos requisitos mínimos para aposentar;
- Escolha de agência para realizar o atendimento à distância;
- Geração do comprovante de requerimento de aposentadoria.
Primeiramente acesse o portal do Meu INSS através do endereço eletrônico:
Então na lateral esquerda encontre o menu “Aposentadorias Urbanas” e clique sobre ele.
O sistema irá direcionar você para realizar um login no site. Esta ação é necessária para garantir a integridade das informações prestadas no site. Clique no botão azul onde está escrito “Fazer Login”.
Após clicar neste botão você será direcionado para uma nova janela, onde é preciso ter um cadastro no sistema de proteção cidadão.br. Se você possui o cadastro no Cidadão BR basta inserir o seu CPF e senha cadastrada e depois clicar em “entrar”.
Caso não seja inscrito no Cidadão BR, clique em “Primeiro Acesso”, logo abaixo da caixa de segurança Captcha.
Na próxima página clique no primeiro botão azul, onde está descrito “Cadastre-se”. Ele está acima dos botões “Bancos Autorizados” e “Agências da Previdência”.
Na próxima janela insira os seguintes dados pessoais:
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome;
- Email válido;
- Número de celular;
- Nome completo da mãe;
- Selecione o seu estado de nascimento (UF);
- Selecione a caixa de segurança “Não sou um robô”;
- E então clique em “próximo”.
O sistema fará perguntas que somente o dono de tais documentos é capaz de responder. Siga todas as instruções do site e então de continuidade no pedido de aposentadoria.
[alert color=”red”]Caso queira saber o passo a passo de como fazer para se cadastrar no CIDADÃO BR clique aqui.[/alert]
A plataforma do Cidadão.BR irá solicitar que seus dados pessoais possam ser utilizados no site Meu INSS. Então clique na opção “Autorizo” e prossiga com o procedimento.
Ao retornar para o site meu.inss.gov.br, clique novamente no menu “Aposentadorias Urbanas”. Serão exibidos dois tipos de aposentadoria, a por tempo de contribuição ou por idade. Escolha uma das duas e então de continuidade no requerimento através do portal Meu INSS.
Independe do tipo de aposentadoria, ao clicar sobre ela o portal irá exibir os requisitos mínimos para que o pedido possa ser feito. Caso avalie que está dentro de todos os padrões, clique sobre o botão “selecionar” em azul. Ele estará logo abaixo dos requisitos.
Na próxima página será exibido a seguinte mensagem “Você pode requerer a sua aposentadoria sem sair de casa. Clique em AVANÇAR para prosseguir.” Então conforme a instrução clique na opção “avançar” no final da página.
Então insira os dados que forem solicitados na próxima página. Entre eles estão:
- Informações do requerente (CPF, nome e data de nascimento);
- Informações de contato (celular, telefone fixo e email);
- E informações de dados adicionais.
Após inserir todos os dados solicitados pelo Meu INSS clique novamente em “avançar”.
Como fazer para ganhar o teto máximo da aposentadoria!
Na próxima página o Meu INSS irá exibir todas as opções de agências próximas a sua residência para que seja a responsável por seu atendimento a distância. Será ela que dará entrada na sua aposentadoria e poderá solicitar documentos que deverão ser entregues pessoalmente. Faça a escolha da mais próxima e então clique novamente em “avançar”.
Então será exibido uma página de confirmação, onde estarão as seguintes informações:
- Dados da unidade de atendimento a distância, com o tipo de serviço, prazo, unidade, CEP, endereço e município;
- Dados do requerente, com nome completo, CPF, data de nascimento e telefone fixo;
- Dados do pagamento, com órgão pagador, bairro e endereço;
- E também algumas informações adicionais. Nele estará descrito um resumo de como proceder quanto ao pedido de sua aposentadoria pelo Meu INSS.
Após confirmar todos os dados, role a página até o final e gere o comprovante de requerimento clicando no botão azul “Gerar comprovante”. Ele estará logo abaixo da frase “Requerimento realizado com sucesso. O processamento da solicitação será automático e é possível acompanhar o andamento em ‘Meus Requerimentos’…”
Então um comprovante será exibido na sua tela. Nele estará o número do protocolo de requerimento, o requerente, tipo de serviço solicitado, unidade responsável, prazo estimado para a resposta sobre o seu pedido e outros dados do requerente.
Então pronto, é só aguardar a resposta sobre a sua aposentadoria.
Como fazer para acompanhar o andamento do meu pedido de aposentadoria?
O portal do Meu INSS permite que o trabalhador possa acompanhar o andamento através da opção “Agendamentos/Requerimentos”. Ele está localizado no menu da lateral esquerda do portal, entre os menus “Simulação de Tempo de Contribuição” e “Histórico de Crédito de Benefício”.
É preciso estar logado no Cidadão.BR para poder realizar esta consulta.
Fique atento, pois poderá ser solicitado através do portal alguns documentos.