Para ter acesso a todas as informações do meu.inss.gov.br é preciso ter o cadastro e senha do Cidadão.br, do contrário você só poderá realizar simulações no site do INSS e conferir opções sem o cadeado no menu principal da Previdência Social.
Se você está precisando agendar perícias médicas, consultar o extrato de pagamento de benefícios, verificar o resultado de uma perícia, simular o tempo de contribuição, verificar detalhes da carta de concessão de benefício, consultar o extrato de crédito consignado, encontrar agências do INSS em sua cidade, consultar o extrato dos valores para o imposto de renda e muito mais, será necessário fazer o login no site MEU INSS.
E neste artigo confira um pouco mais sobre esta plataforma, informações úteis e principalmente o passo a passo de como fazer o cadastro no Cidadão BR.
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O que é o cidadão.br?
O cidadão.br é uma plataforma de autenticação eletrônica que foi desenvolvida pela Dataprev, onde a sua principal função é facilitar o acesso a serviços públicos pelo cidadão, através da internet e de forma totalmente independente. O serviço surgiu em 2017 e já conta com quase 18 milhões de usuários cadastrados.
A tendência é que estes números aumentem ainda mais ao longo dos próximos dias, pois o INSS está transferindo praticamente todos os seus serviços para a plataforma online, focando especificamente em perícias, administração e avaliação de casos especiais.
Com a senha gerada através do cidadão br, o cidadão poderá ter acesso ao Meu INSS, CTPS Digital e também a plataforma de empregos online do governo o Sine Fácil.
Ao gerar uma senha à partir dos seus dados pessoais e profissionais no site siac.dataprev.gov.br, o cidadão pode acessar diferentes serviços como:
- Extrato de informações previdenciárias;
- Segunda via da carta de concessão de benefícios e histórico de créditos;
- Informações sobre o seguro-desemprego;
- Intermediação de mão de obra;
- Abono salarial.
É possível também solicitar através do Meu INSS benefícios como:
- Aposentadoria por Idade Urbana;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Salário Maternidade;
- E Seguro Desemprego.
O que é a senha cidadão?
A senha cidadão é um código gerado inicialmente em bancos afiliados, onde a partir desta senha é possível gerar uma senha pessoal definitiva, da qual lhe dará acesso aos serviços da Previdência e do Trabalho. Essa facilidade evita filas nas agências do INSS e outros órgãos responsáveis, bem como contribuindo para que o cidadão não necessite se locomover até uma destas agências.
Esta é uma parceria entre o INSS, Dataprev e diversas instituições bancárias como o Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Itaú, entre outros. Através desta parceria, o cidadão conta com mais um canal para gerar sua senha e obter os acessos necessários à serviços do Governo Federal.
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O código inicial é gerado aos clientes através do Internet Banking. Este sistema foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Autenticação Interbancária, o NAI.
Como obter a senha cidadão pelo Internet Banking?
Assim que o cliente acessar o Internet Banking do seu banco, através do menu é possível criar o código inicial (código NAI) com sete números. A partir deste código é preciso acessar o portal do Cidadão.BR ou serviços como o CTPS Digital, o Meu INSS ou o Sine Fácil. Insira o seu CPF e no campo destinado a senha, coloque o código e de continuidade no cadastro.
A partir dai será possível gerar a senha definitiva no site do Cidadão.br.
No Banco do Brasil acesse:
- Serviços;
- Previdência Social;
- Senha Meu INSS – NAI.
No Bradesco acesse:
- Outros Serviços;
- Documentos;
- INSS;
- Cadastrar código inicial.
No Banrisul acesse:
- Serviços;
- Criar Código INSS.
No Itaú acesse:
- Previdência;
- INSS;
- Cadastrar Senha Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS.
Na Caixa Econômica Federal acesse:
- Serviços ao Cidadão;
- INSS;
- Gerar Código para Serviços INSS.
No Sicoob acesse:
- Outras opções;
- Previdência Social;
- Senha Meu INSS;
- NAI.
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No Santander acesse:
- Outros Produtos;
- Demais Serviços;
- NAI (Núcleo de Autenticação Interbancária).
O processo é semelhante no Banco Sicredi e no Banco Mercantil.
Como obter a senha cidadão pelo INSS?
Se você optar por conseguir a sua senha cidadão em uma agência do INSS, basta comparecer até o instituto mais próximo de sua casa, portando o RG, CPF e Carteira de Trabalho. Recomendamos que leve também um comprovante de residência, melhor sobrar documentos, do que você perder a viagem.
Como fazer o cadastro do Cidadão BR no MEU INSS GOV BR?
Primeiro acesse:
- meu.inss.gov.br
- E no canto superior direito clique em “Entrar”;
- Na próxima janelinha clique em “Login”;
- Uma nova janela será exibida, role-a até o final da página e clique em “Cadastre-se”;
[alert color=”red”]Serão oferecidas três opções diferentes de cadastro, uma através do próprio site, que na verdade será a continuação desta publicação, outra através de Agências da Previdência, onde será exibida a mensagem “Você pode comparecer a uma Agência da Previdência Social e na triagem deverá informar que deseja cadastrar o código inicial do Cidadão.br. Será necessário um documento de identificação e CPF”, juntamente com as opções “voltar” ou “Encontrar agências”. Ou através da opção “Bancos Autorizados, que irá funcionar conforme as instruções sobre o Internet Banking que publicamos logo acima. [/alert]
- Clique na opção “Cadastre-se”;
- Esteja com sua carteira de trabalho ou Guia GPS e seu CPF em mãos;
- Insira os números do seu CPF no campo correspondente, depois a data de nascimento, seu nome completo, um email válido, telefone de contato e nome completo da mãe;
- Uma nova janela irá abrir e com ela cinco perguntas pessoais, previdenciárias e trabalhistas. Responda todas corretamente, caso seja necessário consulte a sua carteira de trabalho e então finalize o cadastro;
- Será gerado uma senha provisória de 7 dígitos, que poderá ser alterada já no seu próximo login.
Acesse novamente o site do Meu INSS e tenha acesso a todos os serviços disponíveis.
Como fazer o cadastro do Cidadão BR diretamente no site?
O primeiro passo para a criação do cadastro no Cidadão BR através de seu próprio portal é acessar:
- cidadao.dataprev.gov.br/cadastro
- Esteja em mãos com sua Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) ou a Guia de Recolhimento à Previdência Social (GPS). Além de seu CPF;
- Então insira seu CPF, data de nascimento, nome, email, celular e o nome da mãe;
- Selecione a caixa de segurança “Não sou um robô” e então clique em “Próximo”;
- Nas próximas janelas serão realizadas 5 perguntas com base no seu histórico trabalhista, previdenciário e também sobre seus dados pessoais. Isso irá garantir que quem esteja realizando o cadastro, seja exatamente o cidadão dono da documentação;
- Após este questionário será gerado uma senha provisória de acesso, onde você deverá realizar o seu login no site do Cidadão.br, com seu número de CPF + esta senha. Você poderá alterar esta senha assim que realizar o primeiro login e sempre que achar necessário poderá fazer esta alteração para garantir a segurança.
O procedimento é basicamente o mesmo do Meu INSS.
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