Vamos hoje aprender como fazer para economizar Luz, energia elétrica, que é um dos principais gastos de uma casa, e em certos casos a conta de luz está muito alta, por você estar cometendo alguns erros bobos, que podem ser resolvidos de maneira fácil e econômica.
O consumo de energia elétrica é muito maior em países desenvolvidos como é o caso do Brasil, que no verão chega a lançar o Horário de Verão para poder economizar alguns Watts / Kilowatts com as indústrias, comércios, lares e tudo que passa a ligar as luzes um pouco mais tarde. Essa economia ajuda o país a evitar apagões, quando a produção de energia não é suficiente para a região em questão.
Como fazer para economizar Luz – Energia
Pensando no seu bolso e no nosso país, resolvemos hoje deixar algumas dicas práticas que podem fazer toda a diferença na hora de economizar luz – energia elétrica na sua casa, comércio ou qualquer lugar que a conta seja de responsabilidade sua, afinal quase tudo é movido a energia.
Primeiro, troque as lâmpadas de sua casa e aproveite ao máximo a luz de graça do dia. Na hora de comprar lâmpadas econômicas os valores sempre são mais altos do que as comuns, mas não tenha pressa de comprar todas de uma vez, compre uma por mês, e quando todas estiverem funcionando, você verá a diferença na conta.
Para aproveitar melhor a luz do dia, coloque a escrivaninha de sua casa, o local onde você realiza atividades de leitura, lavar louça, que exigem de nossa visão, bem próximo das janelas. Crie clarabóias, aberturas transparentes, captação de luz natural, telhas transparentes e outros meios para que a luz do dia seja suficiente para iluminar ambientes de sua casa e ajudar na economia de luz.
“Uma luz que se apaga é um dinheiro que não se gasta”
Utilize cores claras para pintar a sua casa, onde o branco por exemplo é capaz de espalhar luz por todo o ambiente. O forro e teto de sua casa também é importante que seja de cor clara.
Se você tem mania de onde ir deixar as luzes acessas, tem duas opções, instale temporizadores ou sensor de presença no ambiente para acender a luz, ou uma atitude mais econômica ainda. Acenda e apague as luzes você mesmo.
Compre aparelhos que utilizem energia elétrica com o Selo Procel, onde mostra as categorias de gasto de energia, preferindo aparelhos que estejam classificados na categoria A.
Não coloque o seu fogão próximo da geladeira. Com o calor gerado pelo fogão, a geladeira tende a resfriar mais vezes, assim gastando mais luz. Pode parecer que não, mas é verdade.
Se a sua casa tem ar condicionado ou qualquer outro aparelho de refrigeração de ambiente, evite deixar ligados quando não tem ninguém usando o local. E mantenha os aparelhos limpos, principalmente os que tem filtros e muito bem regulados.
Não preencha totalmente a geladeira, atrapalhando a passagem do ar que sai da refrigeração, isso faz com que o consumo de Luz – Energia seja maior.
Caso você more em um local com elevador, evite usar para ir nos 3 primeiros andares. Prefira a escada, pois além de economizar energia, você ainda ajuda a sua saúde.
Sempre retire aparelhos da tomada quando não estiver utilizando, o famoso Stand By pode parecer que não gasta muito, mas se todo o aparelho eletrônico de sua casa tiver essa opção, ou funcionar como o microondas que tem a função de relógio, um pouco de energia estará sendo gasto.
Nos horários de pico, evite usar ferro de passar roupa, chuveiro, máquinas pesadas e outros equipamentos que utilizam muita energia para funcionar.
Horário de Pico
O horário de Pico ou hora do Rush é o período onde muitos chegam de seus trabalhos e passam a usar luz ao mesmo tempo. Esse horário é entre às 18 e 21 horas.
Ronaldo
gerencio intereces de um numero intereçante de consumidores residenciais, cuja preocupaçao com o controle do consumo e gastos mensais pertinentes é prioritario. necessito contato linha direta. para assegurar possiveis negocios.