O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento indispensável para o cidadão brasileiro. Somente com ele é possível fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), realizar investimentos, aquisição de imóveis e muitas outras ações indispensáveis para o dia a dia.
E por falar em Imposto de Renda, muitos contam com dúvidas sobre como fazer para tirar o CPF do dependente menor corretamente e estar em dia com a Receita Federal, ou tão somente abrir uma conta em banco, além de outras funções para o menor, como citamos logo acima.
[alert color=”yellow”]Tirar o CPF gera um “número de identificação” que irá acompanhar o cidadão pelo resto da vida.[/alert]
Dependente menor
Mas para quem chegou até aqui com esta dúvida em específico, saiba que o procedimento para tirar o CPF de dependente menor de 18 anos é muito semelhante ao processo “tradicional”, apenas com a diferença de ser necessário estar com um documento de identificação dos responsáveis.
Como fazer para tirar CPF de dependente menor
Toda pessoa física poderá realizar o cadastramento no CPF através de órgãos credenciados pela Receita Federal ou de forma totalmente online. Entre as opções para tirar presencialmente o Cadastro de Pessoa Física estão:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Ministério do Trabalho;
- Itamaraty;
- Correios.
O órgão mais comum por fornecer o documento é os Correios. Mas neste caso e também através do BB e Caixa, há uma cobrança de R$ 7,50 pela emissão.
[alert color=”green”]O CPF do dependente menor de 18 anos só é gratuito se for feito pela internet.[/alert]
Site oficial:
Os menores de 16 anos deverão apresentar os seguintes documentos para solicitar o CPF:
- Documento de identidade original (ou o número se for pela internet);
- Documento de identificação de um dos pais, tutor, guardião ou curador.
O documento precisa apresentar a naturalidade, filiação e data de nascimento. Porém para fazer online é preciso ter entre 16 e 25 anos, com um título de eleitor em situação regular. Menores de 16 até o momento precisam comparecer pessoalmente a um dos órgãos afiliados citados acima.
Com os documentos em mãos é preciso preencher um formulário com as seguintes informações:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Título de eleitor (se for o caso);
- Endereço completo.
Presencialmente ainda é necessário estar com o RG, título de eleitor ou protocolo de inscrição da Justiça Eleitoral, todos originais.
Confira também: