Você está no processo de acabamento de sua casa? Provavelmente está na hora de fazer o rejunte de seu lindo porcelanato não é mesmo? Apesar de parece algo muito fácil, aplicar o rejunte requer algumas práticas, ou pelo menos saber de algumas dicas e segredos, para que fique o melhor possível.
E é por isso que resolvemos criar este texto, especialmente para você que pretende fazer seu rejunte por conta própria, e economizar para um churrasco no final da obra.
Dicas para fazer um bom rejunte em porcelanato
Para fazer um ótimo trabalho na hora de rejuntar, é importante seguir dicas, das quais estaremos ensinando algumas a seguir:
- A começar pelo espaço da fresta. Em porcelanatos a junta quanto menor for, mais bonito fica (pelo menos é a opinião geral). Então é importante que a junta tenha um ou dois milímetros no máximo. Há quem faça junta seca, mas o azulejista que for assentar o seu piso, deve ser muito bom, pois na junta seca, não é possível colocar niveladores de porcelanato, podendo ficar “torto”.
- Compre um rejunte de qualidade. Economizar na hora de comprar o rejunte, por mais que os de porcelanato sejam mais caros que os de cerâmica tradicionais, não é o mais indicado. Invista em algo de uma marca boa, pois é um lugar onde você provavelmente sempre estará passando, limpando e deve ser resistente.
- Antes de fazer o rejunte é necessário preparar o “terreno”. Retire muito bem todos os espaçadores, pode ser que fique um toquinho, mas você pode corta-lo em uma profundidade que não afete na uniformidade do rejunte. Com o auxílio de um estilete, retire todas as terrinhas, argamassas e outras sujeiras das juntas. Use um aspirador de pó para limpar bem.
- Lembrando que quem assentar o piso, deve cuidar para não deixar a massa secar no meio dos vãos, pois é muito difícil de limpar depois de seco. Recomendamos que no dia seguinte após o assentamento do porcelanato, você passe um estilete para tirar a argamassa dos vãos.
- Nós sempre que vamos fazer um rejunte, utilizamos um chinelo cortado. A borracha se adapta a fresta, diferente de espátulas. Mas é possível fazer das duas maneiras.
- Sempre quando for passar, passe o rejunte na diagonal. Já quando for limpar, limpe em movimentos circulares.
- Outra dica é que, nós primeiro passamos um rejunte mais firme, esperamos uns 15 minutos para dar uma secada e voltamos passando uma massa de rejunte mais mole, para fazer o arremate. Assim o seu rejunte irá ficar sem falhas.
- Não use chaves de fenda e outras ferramentas para limpar as frestas antes de passar o rejunte. O mais indicado é um estilete. As ferramentas podem lascar pedaços dos porcelanatos.
- Em alguns lugares, principalmente nos cantinhos dos rodapés, quando feitos também com porcelanato, você vai precisar fazer o acabamento com o dedo, não tem jeito haha. Mas use uma luva, pois o rejunte “come” a mão. O dedo é uma das ferramentas mais importantes na hora do acabamento das construções 😛
Como fazer rejunte em porcelanato?
Materiais:
- Um balde com água
- Um pedaço de espuma
- Um balde pequeno para misturar o rejunte
- Rejunte da cor que quiser, mas que seja próprio para porcelanato
- Água para misturar o rejunte, o quanto baste
- Um pedaço de chinelo do tipo havaianas (ou espátula de plástico)
Como fazer?
- Prepare o rejunte colocando água aos poucos, sempre mexendo.
- Coloque um pouco de água, mexa até que ela se incorpore completamente no rejunte e só então coloque mais. Repita até que consiga a consistência de uma pasta, não pode ficar muito mole.
- Então com o auxílio do pedaço de chinelo ou espátula de plástico, pegue uma pequena porção do rejunte e passe nas frestas entre os porcelanatos, sempre na diagonal.
- Preencha bem a fresta e de uma última repassada, acertando o nível do rejunte.
- Passe o rejunte em uma área de 10 m² mais ou menos (um quarto) e então volte limpando.
- Para limpar umedeça a espuma na água e de forma bem suave, faça movimentos circulares sobre o rejunte. Se você forçar muito, ele sai.
- Isso não irá limpar completamente, mas espere até o outro dia e então passe um pano seco sobre os porcelanatos.
Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com aqueles que estão construindo.
Mateus Mombelli
Gostei muito do seu post, muito bom!
Wes
Valeu Mateus!!!
Micheke
Adorei o post, gostaria de saber como refazer um rejubte antigo, no box fo banheiro, devo raspar o antigo? E o restante do processo é o mesmo? E qual tipo de rejubte indicado? Grata.