O sagu lembra uma pequena fase da minha infância, onde na escola era servido como lanche, é claro que a versão era com suco e não com vinho hahaha. Mas hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer sagu de vinho, onde em cerca de uma hora já está pronto. O mais demorado mesmo nesta receita é ter que esperar esfriar.
A receita de sagu rende oito boas porções, mas se você precisa de mais, pois irá receber visitas em sua casa e gostaria de oferecer esta sobremesa, pode facilmente dobrar a quantidade de ingredientes para obter o resultado esperado.
O sagu é uma fécula que é extraída de saguzeiros, espécies de palmeiras, onde a partir do amido processado do interior do tronco dessas plantas, é possível fazer as tradicionais bolinhas de sagu, que encontramos facilmente em diversos mercados.
Como fazer sagu de vinho?
Ingredientes:
- Quatro xícaras (chá) de vinho tinto
- Duas xícaras (chá) de sagu (qualquer mercado tem)
- Seis xícaras (chá) de água em temperatura ambiente
- Açúcar a gosto (3 colheres (sopa) fica bem gostoso)
Como fazer?
- O primeiro passo é hidratar o sagu, colocando a água em uma bacia e o sagu. A água precisa cobrir o sagu, portanto pegue uma bacia ou travessa não muito grande. Deixe hidratar por 20 minutos.
- Escorra a água e passe o sagu para uma panela antiaderente. Preencha com mais água e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo médio, sempre mexendo.
- Coloque o sagu em um escorredor de macarrão e escorra toda a água e gosminha que forma.
- Em uma outra panela, coloque o vinho, o açúcar e uma xícara (chá) de água. Então deixe ferver. Assim que começar a ferver o vinho, coloque o sagu e deixe cozinhar, sempre mexendo, por mais 10 minutos.
- As bolinhas de sagu devem ficar todas “transparentes”.
- Depois é só esperar esfriar e está pronto.
Confira também:
Como fazer queijo caseiro?
Como fazer mousse de leite ninho com nutella?