A Organização Mundial da Saúde vem publicando atualizações sobre o novo surto de coronavírus NCoV-19 e também maneiras de como se prevenir da doença.
É preciso alguns cuidados importantes para que o contágio não seja ainda maior nos próximos dias.
O caso vem acontecendo desde o último dia 10 de janeiro de 2020, quando alguns casos foram relacionados à cidade de Wuhan na China e que se alastrou para outros países, chegando inclusive com força no Brasil.
Até agora os principais sintomas clínicos do surto incluem febre, dificuldade respiratória e em radiografias de tórax é relatado bactérias pulmonares bilaterais.
A confirmação de transmissão entre humanos foi confirmada no último dia 24 de janeiro de 2020.
Como fazer o uso correto de fio dental!
O que é o coronavírus?
Eles são uma grande família de vírus respiratórios, conjunto de vírus, que podem causar doenças que variam desde um resfriado comum até uma Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) ou à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
No caso do CoV-19 o contágio é mais fácil.
A recomendação em caso de sintomas sugestivos logo após viagens para destinos de risco, é procurar atendimento médico e fazer o compartilhamento do seu último histórico de viagens.
Como se prevenir do coronavírus Covid-19?
A OMS recomenda por padrão que o público em geral priorize a higiene das mãos e tenham práticas alimentares seguras. Entre os destaque estão:
- Lavar as mãos com frequência com sabão neutro e água ou passar álcool (líquido ou em gel) nas mãos;
- Caso seja necessário tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado. Lave o local imediatamente. Se usar um tecido, jogue o tecido contaminado fora;
- Evite contato com quem esteja com febre e tosse;
- Caso esteja com febre, dificuldade de respiração e tosse, procure o atendimento médico o mais rápido possível e informe o seu histórico de viagens;
- Caso visite locais onde há casos de coronavírus e tenham animais, evite o contado desprotegido com eles e com superfícies que eles possam ter passado;
- Evite o consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida;
- Carne crua, leite e outros devem ser manuseados com cuidado. Evite a contaminação não consumindo alimentos não cozidos.
Quando usar máscara?
A máscara deve ser usada em locais de grande aglomeração. Outra recomendação é durante saídas em caso de estar com a imunidade baixa.
O uso da máscara além de prevenir o contágio, contribui para o fim da propagação do vírus.
Mas mesmo com o uso da máscara, ainda é necessário pegar o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar coçar as áreas dos olhos, ouvidos, boca e nariz, e também fazer o uso de álcool em gel sempre que necessário.
Como fazer o melhor remédio contra tosse!
Medidas preventivas relacionadas a viagens internacionais
O epicentro do coronavírus é a cidade de Wuhan. Mas há inúmeros casos em outros países, principalmente após o Ano Novo Chinês e festas como o Carnaval no Brasil.
A recomendação aos países é que sejam implementadas medidas para evitar o risco de exportação ou importação da doença. O tráfego internacional não está proibido, mas há regiões que estão em quarentena ou que não são recomendadas para passeios.
Reuniões públicas de larga escala devem ser evitadas em países com o surto.
A OMS ainda recomenda que haja triagem na hora de saída e chegada de países e áreas onde a transmissão está grande. É recomendado que:
Realizem exames de saída em aeroportos e portos internacionais. Nesta triagem deve ser feita a verificação de sintomas como febre alta e tosse;
Façam entrevistas com os passageiros que tenham sintomas de infecção respiratória e que tenham se exposto a animais ou outros humanos;
Países devem incentivar esse tipo de triagem em aeroportos, estações ferroviárias e rodoviárias;
Qualquer viajante que tiver contato com casos confirmados ou sejam expostos de maneira direta a uma fonte em potencial de infecção deve ser colocada sob observação médica;
O período de incubação é de até 14 dias. Neste período recomenda-se que não sejam realizadas viagens;
Entre outras que podem ser acompanhadas através do site da OMS.
O que a OMS recomenda na triagem de entrada de um país
É recomendado que seja feita uma triagem de temperatura para detectar possíveis casos suspeitos durante a entrada nos países.
Essa triagem irá detectar precocemente os passageiros sintomáticos, que devem ser encaminhados para acompanhamento médico.
É preciso conscientizar os passageiros sobre os sinais e sintomas da doença e como agir nestes casos.