Hoje iremos falar um pouco mais sobre um problema que atinge grande parte das mulheres no Brasil e no mundo, o ciclo menstrual irregular, alterado, descontrolado ou qualquer outro adjetivo que queira dar a esse problema, que incomoda e muito! Mas antes de continuar este artigo, gostaríamos de informar que antes de tomar qualquer atitude em relação a planta medicinal artemísia que iremos falar sobre, vá a um médico ginecologista de sua confiança, faça todos os procedimentos médicos, exames, consultas etc. Só assim para descobrir o seu verdadeiro problema, as plantas medicinais são somente uma alternativa de segundo plano.
Mas como assim uma planta é capaz de curar o meu ciclo menstrual irregular? Não vamos dizer que cure, mas tratar é bem possível. A planta medicinal para esse tratamento é a Artemísia, que também é conhecida pelos nomes, Camomila do campo, Erva de são joão, Erva de fogo, Rainha das ervas, Matricária ou Urtemige. Ela é utilizada por muitas mulheres para auxiliar no tratamento de problemas no aparelho uro-genital, ou seja, regular o ciclo menstrual.
Artemísia a planta milagrosa
Encontrada em lojas de produtos naturais, casas de chá e plantas medicinais e as vezes até em mercados. A Artemisia vulgaris, não é uma planta cara, e segundo conhecimento nas áreas de cura pelas plantas ela é ótima.
Quais os problemas que a Artemísia ajuda no tratamento?
Além dos problemas de ciclo menstrual irregular, a artemísia ajuda a aliviar as cólicas menstruais, cólicas de outros problemas, no tratamento de anemias, problemas de estômago, nervosismo, gastrite, nevralgia, mau hálito e a falta de apetite.
Quais são as propriedades da planta medicinal Artemísia?
Ela age como um calmante, nas funções digestiva e diurética e também como antiespamódica, antiepilética e anti inflamatória.
Como fazer o uso da artemísia?
Ao comprar a artemísia em casas de produtos naturais ela já virá em folhas secas certinho, você NUNCA deve consumir a planta crua. As partes usadas para os tratamentos são as folhas, flores e o rizoma, sendo sempre consumidos em chás.
Como fazer o chá da artemísia?
Coloque duas colheres (sopa) das folhas em uma caneca/leiteira para ferver com um litro de água. Logo após ferver, desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Coe o chá e beba ele de duas a três vezes por dia (uma xícara chá).
Quais são as restrições e os efeitos colaterais da artemísia?
Como tudo tem um efeito colateral a artemísia não é diferente, e eles podem causar reações alérgicas, vasodilatação e convulsões. Esteja sempre atento a qualquer sintoma, por isso preste muita atenção logo no início do tratamento.
Como contra indicação, tudo que envolva o período menstrual de lactantes e de grávidas.
Lembre-se procure sempre um médico primeiro, aqui só compartilhamos informações e tudo é de sua responsabilidade.
Confira também: