Como plantar cebolinha
Abril 14, 2014 Comentarios 10 31935 Visualizacoes

Como plantar cebolinha

Em toda horta de qualidade, tem que ter cebolinha e salsinha não é mesmo? E aprender como plantar cebolinha pode ser o sucesso da sua hortinha, já que esse tempero é um dos mais usados na cozinha brasileira e muitos que tem um pedacinho de terra em casa, ou até mesmo um vaso de com terra podem facilmente ter a cebolinha verde plantada.

A cebolinha verde que também é conhecida pelo nome científico Allium fistulosum cresce bem em temperaturas que variam entre 14ºC a 24ºC. Mas em grande parte das regiões do Brasil essa planta cresce sem problema nenhum.

Em questões de luz, a cebolinha deverá ser plantada em um local, onde a luz solar pegue diretamente na planta por apenas algumas horas no dia, cerca de 3 horas de luz por dia já é o suficiente para o sucesso do crescimento.

Qual o melhor solo para plantar cebolinha?

Plante os seus pés de cebolinha em um solo que seja bem drenado, rico em matérias orgânicas o que consequentemente o torna mais fértil. Espalhe restos de alimentos, como cascas de banana e outros ao arredor das plantas caso o seu solo não seja tão fértil. A cebolinha como já falamos cresce com muita facilidade, portanto só evite solos que fiquem encharcados e próximos a locais com muito ácido no solo.

Como aguar os pés de cebolinha?

O solo deverá ser mantido úmido, não encharcado, portanto faça a irrigação com uma frequência de 3 a 4 vezes ao dia.

Como plantar cebolinha?

O plantio da cebolinha poderá ser feito através de sementes, qualquer aviário você encontra, ou através de mudas obtidas por plantas já adultas.
Plante as sementes diretamente em um solo de seu quintal que desejar, ou até mesmo em um vaso com uma terra boa, basta enterrar as sementes não muito fundo, 4 a 5 centímetros já está bom.
No caso das mudas, você vai precisar separar as folhas mais desenvolvidas com um pedaço do caule do caule principal, alguns falam que é separar as plantas da touceira. E então plante essa parte que você separou da cebolinha adulta, na mesma profundidade que se encontrava.

como plantar cebolinha

Mas a técnica mais indicada no plantio de cebolinha é através de sementes.

Quando realizar a colheita das cebolinhas?

Após o plantio as cebolinhas poderão ser colhidas a partir do dia 75 podendo variar até o 115. Isso vai depender exclusivamente das condições do cultivo, como clima, irrigação, luz etc. Você deverá colher as folhas por inteiro juntamente com a base. Caso deseje um pseudocaule deixe crescer por pelo menos 3 meses, mas sempre irrigando e cobrindo a planta com terra.

Dicas finais

Sempre limpe a área onde estão plantadas suas cebolinhas de plantas que podem sugar os nutrientes.
Para você que gosta daquela parte branca da cebolinha, conforme a planta vai crescendo, vá colocando terra em cerca de metade da planta, a parte que ficar embaixo da terra provavelmente irá ficar do jeito que você quer. Essa parte se chama pseudocaule.

Anterior Como fazer Ovo de Páscoa recheado na travessa
Proximo IPHONE 6 - Novidades e Rumores da próxima versão

Sobre o autor

Wes
Wes 788 posts

<p>Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.</p>

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar amendoim

Amendoim é algo tão gostoso não é mesmo? Torradinho, em forma de pasta, seu sabor é único e inconfundível. Mas você sabe como plantar amendoim? Hoje estaremos ensinando um passo… Leia mais

Como plantar couve

Hoje vamos aprender como plantar mais um ingrediente em nossa horta, a couve. Com várias qualidades a couve é indispensável em uma feijoada, uma sopa de caldo verde, ou um… Leia mais

Como plantar agrião d’água

O agrião é conhecido por seu sabor picante (ardidinho), mas que fica ótimo com limão e sal na salada. Ele trás ótimos benefícios para a nossa saúde, inclusive auxilia na… Leia mais

Como plantar abobrinha

A abobrinha pertence a família Cucurbitaceae que abriga 700 tipos de vegetais, incluindo algumas frutas como as melancias e o melão. Seu formato longo e cilíndrico lembra um pepino, do… Leia mais

Como plantar amaranto

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o amaranto, essa planta típica das Américas que possui ao menos 17 espécies com folhas comestíveis e outras onde em sua maioria os… Leia mais

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos… Leia mais

  1. Roberta Sidney
    novembro 21, 09:53 Responda
    nao estou conseguindo fazer minha plantaçao de cebolinha elas crescem muito fininhas nao engrosam e quando chegam a uma altura de 10cm nao se desenvolve.
    • jf.
      dezembro 27, 16:53 Responda
      cara roberta ,esta sua cebolinha é mesmo fina ,existe 2 tipos a + grossa da uma batata que vc pode por em conserva é otimo petisco
      • Wes
        dezembro 27, 17:06 Responda
        Obrigado pelo comentário JF.. É exatamente isto!
  2. Joambel Prado Marques
    dezembro 27, 22:03 Responda
    Presados senhores, Solicito-lhes informações e/ou literatura de como plantar cebolinhas e cheiro verde em média escala. Quero faze los pessoalmente. Estufa? . sombrite? como.... Att. Joambel Prado Marques 14 3451 6430 14 98142 1870 Marilia sp.
  3. Andressa
    Janeiro 08, 06:37 Responda
    Minha cebolinha está com cerca de 10cm e todas estão com sementes nas pontas. Então está a cebolinha bem firme, aí uma parte murcha e a semente. Como devo proceder? Devo retirar as sementes? Devo deixar as sementes nela e continuar aguando normalmente esperando a evolução?
  4. erlaine
    Maio 06, 19:41 Responda
    Vocês poderiam me dizer o nome da cebolinha grassa???
      • Wes
        Maio 03, 13:30 Responda
        Está tudo aqui no site Iracy, basta usar nosso buscador para encontrar as outras, ou acessar a categoria hortas.

Escreva uma resposta