Nos dias atuais fazer chapinha tem se tornado cada vez mais comum entre as mulheres, pois a grande maioria gosta de ter um cabelo extremamente liso, e para isso a chapinha tem sido uma importante aliada aos cabelos femininos. Mas o uso frequente deste equipamento pode trazer sérios riscos para os seus cabelos, principalmente se utilizado de maneira errada. Por isso hoje nós que se preocupamos com a sua beleza, vamos apresentar as principais dicas e cuidados ao utilizar a prancha também conhecida como chapinha.
Chapinha/Prancha
O uso da prancha ficou cada vez mais comum devido a facilidade que temos em comprar uma, seja pela internet ou em lojas físicas, onde os preços variam de R$ 49 até R$ 290 ou mais. Com esse equipamento é possível manter o cabelo liso e impecável sem gastar tempo e muito dinheiro no salão de beleza.
Quais os danos por usar chapinha todos os dias? Chapinha estraga os cabelos?
Fazer o uso constante da chapinha, ou qualquer outro aparelho que faz modificações no seu cabelo através do calor, pode trazer sérios danos a ele. O calor excessivo é responsável por tirar o brilho dos fios, torná-los quebradiços e com várias pontas duplas. Usar todos os dias, as vezes até mais do que uma vez, pode prejudicar muito o seu cabelo, pois ele não tem tempo de se recuperar do dano causado pela chapinha para fazer a transformação do ondulado para o liso, ou vice e versa no caso das escovas para enrolar.
Se você tem cabelos que já são fracos, evite a chapinha pois os cabelos já estão fragilizados com a química e o calor da chapinha, faz com que eles se quebrem com muita facilidade.
Dicas de como usar a chapinha e ainda manter a saúde e a beleza dos seus cabelos
Passar um pente, um secador de cabelos antes de realizar a chapinha, faz com que os fios fiquem mais soltos e que a prancha deslize com mais fluidez.
Sempre seque seus cabelos antes de fazer o uso da chapinha. Assim como não se pode tomar água após realizar o alisamento, fazer ele com o cabelo molhado também atrapalha, levando muito mais tempo para os deixar lisos, e secar o cabelo também ajuda fazendo com que eles não sofram tanto com o forte calor emitido pelo equipamento.
Nunca passe a chapinha várias vezes em um mesmo lugar. Separe mechas e passe-a de uma só vez até a raiz. Isso evita que o seu cabelo resseque muito e danifique os fios.
Proteger os seus cabelos também é uma ótima forma de não danifica-los, você pode fazer isso com queratina ou silicone próprio para cabelos entre outros produtos termoativados, onde a finalidade desses produtos é proteger os fios das agressões causadas pelo calor que as chapinhas emitem ao entrar em contato com seu cabelo.
Logo após terminar o uso da chapinha, passe um produto chamado finalizador, que são a base de silicone próprio para essa finalidade, onde reparam os fios e disfarçam os que foram danificados. Mas não aplique na raiz, pois a sua química pode prejudicar o cabelo e não ajudar. E também passe a quantidade sugerida na embalagem, o uso excessivo pode deixar seu cabelo com uma aparência oleosa.
Após o fim da aplicação da chapinha, para deixar os seus cabelos com mais brilho, passe o secador de cabelo rapidamente por eles, na temperatura mais baixa que tiver. Ou use algum outro aparelho que “assopre” um vento frio em seus cabelos.
Você tem alguma dica sobre o uso de chapinha? Deixe nos comentários.
Iasmina Mel
….. antes de engravidar eu tinha 61kg depois fiquei com 86, engordei 25 Kg não sabia mais o que fazer para emagrecer, uns me indicaram dieta da lua, outros da dieta da sopa mas nunca acreditei nessas dietas, até que encontrei esse site e foi aí que resolvi seguir a risca pra ver se dava certo…e graças a Deus está dando certo…ja perdi 9 kg e ainda estou na luta para perder mais 🙂
Daniella
adorei as dicas, estão de parabéns, gostei muito do blog.