O período de férias está chegando e com ele as oportunidades de viagem. Mas como fazer para viajar com cachorro de porte grande no carro sem tomar multa e principalmente correr risco?
Hoje no site você irá conferir as principais dicas sobre este assunto e preparar o seu pet para uma viagem tranquila e inesquecível.
Como fazer o transporte de cachorro dentro do carro?
Para transportar um cachorro grande dentro do carro é preciso:
1. Como fazer o transporte
Primeiro escolha como ele será transportado. Existem diversas opções, mas as três mais comuns são o cinto de segurança para cachorro, grade divisória dos passageiros da frente para o cachorro atrás ou caixa de transporte;
O cinto de segurança é o mais indicado em todos os casos, pois o cachorro fica de certa forma “livre” e não fica tão isolado dos donos durante a viagem, deixando-o mais calmo;
Trata-se de uma extensão para a coleira peitoral do cachorro. Acople ela no peitoral e na outra ponta há um encaixe universal para prender no próprio plug do cinto;
Esse modelo custa em média R$ 35 (fora a peitoral);
Para cachorros mais agitados a melhor forma é a grade divisória e para aqueles que não conseguem “se comportar” dentro do veículo, a melhor forma é a caixa de transporte;
Porém todos devem ficar na parte traseira do veículo.
2. Seu cachorro está preparado?
Seu cachorro precisa estar psicologicamente preparado para a viagem. Por isso é ideal sempre fazer passeios de carro com os animais, por mais que o percurso seja de curta duração.
Ao fim de cada passeio, recompense-o com um petisco, para que ele entenda que andar de carro é algo bom.
Se o cão nunca andou de carro, com certeza vai dar um pouco de trabalho.
Ensine-o a entrar e sair do carro por conta própria, como trata-se de um cachorro de porte grande, isso será fácil para ele.
3. Vacinação
Sempre faça a viagem com a vacinação do cachorro em dia. Pode ser que ele entre em contato com outros cães e na região litorânea há o risco de dirofilariose, uma doença que afeta o coração do cão.
Outra preocupação é com as pulgas e carrapatos, mas isso é mais para o destino do que o transporte em si.
Como imprimir o Certificado Internacional de Vacinação CIVP online!
4. Refeição
A última refeição do animal deve ser feita três horas antes da viagem. Não faça seu cão embarcar com o estômago cheio, pois eles enjoam muito fácil dentro dos veículos.
Seu veterinário pode receitar um remédio para enjoo se for o caso.
Evite também freadas e movimentos bruscos durante a viagem.
5. Paradas ao longo da viagem
Você precisa programar algumas paradas ao longo da viagem para que o animal faça suas necessidades ou pelo menos “estique as pernas”.
Com algumas pequenas paradas, o cão irá ficar menos estressado dentro do carro.
Aproveite para dar água durante essas paradas, pois a agitação faz eles ficarem afobados.
6. Chegando no destino
O local de destino deve ser um ambiente agradável ao cachorro. Brinque, faça passeios, jogue bola, frisbee e outras atividades que faz ele feliz.
Assim ele irá associar essa viagem a algo muito legal e dará ainda menos trabalho no retorno.
Posso viajar de carro com cachorro grande?
Sim. Mas é preciso seguir regras do Código Brasileiro de Trânsito. Essas regras servem tanto para cachorros de pequeno, médio ou grande porte.
Viajar com cachorro solto no carro pode colocar em risco a vida dos passageiros e do próprio animal. E isso é punido com multa pelos agentes rodoviários.
O animal deve estar na parte interna do veículo e no banco traseiro. Não pode ir para fora ou estar entre as pernas do passageiro.
ID Jovem 2.0 – Como fazer a Identidade Jovem!
Quantos animais posso transportar em uma viagem?
O CTB não informa o limite máximo, mas principalmente cachorros de porte grande o máximo é três conforme a quantidade de cintos disponíveis na parte traseira do carro.
Veículos com apenas dois cintos na parte de trás, o ideal é transportar no máximo dois cachorros.
Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.