O Facebook está te rastreando, isso é fato, mas não é algo ilegal, ou que foge das regras da rede social, ou tão pouco que pode lhe prejudicar. Este rastreio possui a finalidade de saber quais são as suas preferências, para que assim as publicidades que são exibidas na lateral ou em sua linha do tempo, sejam condizentes com os seus interesses. Inclusive todas as regras referentes a publicidade foram atualizadas recentemente, e o Facebook está te rastreando mais do que nunca.
Mas no próprio Facebook é possível desativar este rastreio, somente mexendo em algumas configurações de anúncios da rede social, mas você sabe como fazer isso? É por isso que hoje estamos aqui, estaremos ensinando como fazer passo a passo essa desativação de rastreio.
Como desativar o rastreamento do Facebook?
Como já citamos este rastreamento não é prejudicial, ninguém fica sabendo de suas escolhas, nem onde você entrou, a finalidade é somente para questões da publicidade que tio Mark Zuckerberg exibe em sua página, para que ele possa ganhar o seu “suado” dinheirinho.
Todos os seus likes em sites, páginas, programas etc, e todo o seu movimento dentro do Facebook está sendo monitorado, para que os anúncios mostrados sejam relevantes para você. É importante que você utilize a rede social da maneira que ela vem, mas caso você queira retirar esse rastreio, basta fazer o seguinte:
Primeiro vá em ‘Configurações’:
Depois em ‘Anúncios’:
Clique em ‘Editar’ no Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos:
Mude para desativado.
Então repita o processo no ‘Anúncios em aplicativos e sites de empresas que não sejam do Facebook’
É possível também editar ‘Anúncios com minhas ações sociais’ e ‘Anúncios baseados nas minhas preferências’.
Pronto, você não está sendo mais rastreado pelo Facebook. O ruim é que as publicidades serão exibidas aleatórias.
Como desativar outros rastreio de navegação?
Para que todo o rastreio seja desativado, além do Facebook, será necessário ir até o site Digital Advertising Alliance (DAA), e por lá, desmarcar todos os programas de rastreamento da Web.
Você também poderá desativar o rastreio no Mozilla Firefox e no Chrome, basta acessar as configurações de cada navegador e ativar a opção “não rastreie”, que nem sempre terá esse nome.
Interface exibida no Mozilla
Você vai precisar repetir estes processos em todos os aparelhos com conexão a internet.
E como ficam as publicidades depois do rastreio desativado?
Tanto nos navegadores, como em redes sociais como o Facebook, que basicamente sobrevivem graças a publicidade, as publicidades serão exibidas normalmente, só que de forma menos específica de acordo com as suas necessidades, afinal eles não saberão quais são os seus interesses.
Aconselhamos não desativar, é sempre importante receber aquela promoção de algo que precisamos.