Aposentados e pensionistas 2022 do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – devem todos os anos realizar o recadastramento da senha do benefício da Previdência Social, através da ‘Prova de Vida‘.
Este é um procedimento do órgão do governo juntamente com os bancos responsáveis pelos pagamentos para evitar saques indevidos e também para trazer mais segurança para os beneficiários.
Muitos dos recém beneficiários não sabem para que serve o Prova de Vida, principalmente aqueles que terminaram o primeiro ano do recebimento e estão para o segundo, onde acontece o recadastramento obrigatório da senha, que será realizado anualmente.
E hoje, estaremos apresentando de forma clara e objetiva todos os principais detalhes e informações da Prova de Vida do INSS, para que você não seja pego de surpresa na hora do saque.
Adiamento em decorrência do Coronavírus
O governo federal optou adiar a Prova de Vida no prazo de 120 dias até que o surto de coronavírus esteja estabilizado no Brasil. Beneficiários deverão realizar a comprovação a partir de meados de setembro.
Prova de Vida do Seguro Social, o que é?
O Brasil conta hoje com quase 39 milhões de beneficiários do INSS, divididos entre aposentados e pensionistas (aposentadorias especiais, aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade e aposentadoria por invalidez).
E para que não hajam fraudes neste sistema, o Governo Federal criou uma medida chamada de Prova de Vida, onde todos os anos é necessário realizar o recadastramento da senha do cartão de beneficiário juntamente ao banco responsável pelo pagamento.
Como fazer a Prova de Vida e quais documentos necessários?
Para fazer a Prova de Vida, basta ir até a agência em que o benefício é pago e se dirigir até o caixa com um atendente.
O recadastramento nos Autoatendimentos só é possível em bancos com sistema biométrico. Chegando no caixa, você deve estar portando um documento de identificação com foto como a CNH, RG, Passaporte, Carteira de Trabalho, ou outro válido no Brasil.
Após a identificação, o atendente irá solicitar que você cadastre uma nova senha, ou a mesma do ano anterior. Recomendamos que você mude a senha todos os anos, principalmente se há uma suspeita de recebimento ilícito. Caso sempre tenha recebido certinho, cadastre a mesma do ano anterior para não esquecer.
Lembrando que você também poderá realizar a alteração da senha sempre que desconfiar de algo, mas muitas das vezes ainda será necessário realizar o Prova de Vida ainda no ano da mudança conforme a data programada pelo banco.
Não é preciso ir até uma agência do INSS para realizar o procedimento, apenas no banco.
Como fazer a Prova de Vida do INSS no Banco Itaú Unibanco?
No banco Itaú a prova de vida é renovada por um ano sempre que o beneficiário, curador ou tutor usar a biometria para realizar transações.
Ela também poderá ser renovada através da agência com apresentação de um documento oficial com foto que esteja atualizado.
É preciso estar também com o cartão do INSS ou o cartão da conta corrente/poupança ao solicitar o atendimento no caixa.
Para procuradores de beneficiários, a renovação da prova de vida no Itaú é feita através da agência. É preciso estar em dia com o cadastro no INSS e apresentar os documentos que forem solicitados pelos funcionários.
Como fazer a Prova de Vida do INSS no Banco do Brasil
No Banco do Brasil a senha poderá ser renovada anualmente em qualquer agência do país, desde que apresente o documento de identidade e um comprovante de residência.
1. Não posso ir até o Banco, o que fazer?
Caso o beneficiário não possa ir até o banco para realizar o procedimento da Prova de Vida, por motivo de doença, locomoção ou outro justo, a única maneira de realizar o recadastramento da senha será através de um procurador autorizado e cadastrado pelo INSS.
Em 2022 o INSS está para lançar um sistema onde permitirá que a prova de vida seja feita através do celular no aplicativo MEU INSS. Assim o beneficiário poderá realizar o recadastramento por biometria e/ou reconhecimento facial.
2. Como fazer para um Procurador me representar na Prova de Vida do INSS?
O procurador deverá ir até uma agência do INSS Previdência Social e estar com uma Procuração Registrada em Cartório, além do atestado médico que comprove a doença ou dificuldade de locomoção do beneficiário, para ser devidamente cadastrado e só então poder ir ao banco.
3. Existe recadastramento por Biometria?
Sim, em alguns bancos a Prova de Vida é feita através do recadastramento biométrico, onde o beneficiário deve ir até a agência e através da sua digital atualizar o seu cadastro.
Para não perder a viagem, recomendamos que você leve ao menos um documento com foto, para garantir que a sua senha seja recadastrada no dia.
4. Estou no exterior, como faço para recadastrar a senha do benefício?
Pessoas aposentadas ou pensionistas do INSS que estejam no exterior, poderão recadastrar sua senha através de um procurador no Brasil, devidamente cadastrado no INSS.
Caso não possua algum, é também possível fazer o procedimento através do consulado, enviando para o INSS um documento de Prova de Vida.
Este documento é um formulário que poderá ser baixado no site oficial da Previdência Social, onde suas informações devem ser preenchidas e entregues pessoalmente no consulado.
- Link para Download do Formulário da Prova de Vida para quem está no Exterior: www.previdencia.gov.br
5. Não deixe para a última hora!
Sempre faça o procedimento com pelo menos um mês de antecedência ao anúncio do recadastramento, normalmente indicado no saque anterior ao mês de experiência.
Apesar de ser um procedimento simples, não é bom deixar para a última hora e correr o risco de ficar sem receber o benefício.
6. Qual é a data para realizar a Prova de Vida?
Cada banco possui uma data diferente e muitas das vezes ela não é fixa, portando para saber exatamente qual o período você vai precisar se informar no banco pagador.
7. Quais as consequências de não fazer a Prova de Vida?
O beneficiário que não realizar a Prova de Vida/Recadastramento da senha, terá o seu benefício interrompido. Então só será possível receber após a regularização da situação.
É importante estar atento, principalmente se você recebe o benefício de forma automática, ou seja, através de um depósito em conta. Caso não tenha costume de olhar seus extratos, dificilmente saberá a hora de renovar a senha.
Site e telefone de contato do INSS
Para esclarecer dúvidas sobre o INSS a Previdência Social disponibiliza o atendimento através do 135.
Já o site oficial da Previdência é o www.previdencia.gov.br
Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.
Didice
Prezado Wes,
tenho duas dúvidas sobre a prova de vida no caso de residentes no exterior em países com os quais o Brasil tem convênio de previdência social (Argentina, Alemanha e outros): a) a pessoa pode continuar recebendo a aposentadoria no Brasil, isto é, manter seu cadastro no INSS com o endereço brasileiro que foi originalmente registrado (end. válido)? b) nesse caso, a prova de vida pode ser feita no consulado brasileiro no exterior ou precisa ser feita no Brasil (correspondendo ao endereço)? Agradeço a atenção.
Wes
A) Desde que o endereço seja no Brasil. B) Tem um tópico no texto, leia “Estou no exterior, como faço para recadastrar a senha do benefício?”
Santa Rocha de Oliveira
Estou fora do meu domicílio.Posso fazer na cidade onde estou?
Wes
Se informe no Banco, pois cada agência funciona de forma diferente. Desde que seja da mesma rede, acreditamos que seja possível. Mas para garantir e não perder o benefício, vá antes do prazo expirar no banco em que deseja, onde havendo a recusa, ainda da tempo de ir no seu domicílio.
Valdenira Silveira de Araujo
Olá! Minha mãe está em Águas Lindas – GO, porém, o aposento dela é de Timon – MA. Ela pode fazer a prova de vida no banco que ela recebe, porém, no GO, ou ela tem que ir no Maranhão? Desde já, grata! Att. Valdenira
Wes
É preciso se informar no banco se ele pode fazer essa atualização. Mas a princípio é na agência onde é feito o pagamento e não onde é sacado.
Fábio Santos
Sou beneficiario do inss,recebo no itáu,até que data posso provar vida
Wes
Infelizmente é preciso ir até a sua agência Itau para saber a situação. Normalmente os meses de prova de vida são agosto, setembro e outubro. Mas verifique na agência.
Ricardo
Não lembro se já fiz a tal Prova de Vida.
Como saber se eu já a fiz ?
Wes
Você poderá ir até o banco pagador do seu benefício e verificar a situação. Mas todos precisam todos os anos realizarem a Prova de Vida.
Miguel
Minha avó é aposentada do banco do brasil e eu sou neto e tenho conta conjunta, ela tem 80 anos e moramos em outro Estado do Brasil,somos naturais do RJ. Sendo impossível pela idade dela atravessar o Brasil para fazer cadastramento na agencia dela.
Como Proceder?
Mesmo que eu tenha procuração no cartório, como vou conseguir atestado médico se ela esta ótima de saúde,só não pode viajar tantas horas na estrada e tem medo de avião.
Ela pode me cadastrar como procurador na previdência do Estado que moramos agora ou tem que ser do RJ também?
Wes
Pode ser na agência onde ela mora, não precisa ser na agência pagadora, pelo menos na prática é assim.
Miguel
Outra pergunta…..Como um idoso morando em outro Estado, vai provar anualmente se ta vivo, tendo que nomear procurador todos os anos mais atestado e cadastro na Previdencia ou viajar para sua agencia na cidade natal.
Isso é um absurdo que burocracia burra, porque não podemos provar que estamos vivos em qualquer agencia do BB ou Caixa que pertencem ao governo federal?
Wes
Pode sim Miguel, qualquer agência do BB ou Caixa.
Clarice Colla
Boa tarde, como faço para solicitar uma assistente social em casa para fazer a prova de vida?
Wes
Olá Clarice. A princípio não existe essa possibilidade. O INSS dá a seguinte explicação para aqueles que não podem se locomover até a agência…
“Em caso de impossibilidade do beneficiário ir até a agência, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Nesse caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.”
helio aparecido de lima
to recebendo pela primeira vez o beneficio tenho que fazer prova de vida tambem
Wes
Começou a receber em 2018? É o primeiro mês? Todo ano é necessário fazer a prova de vida, mas nestes casos acreditamos que não seja necessário.
Verônica da Silva
Eu recebo meu benéfico na caixa econômica no interior da Bahia e no momento estou morando em Salvador posso fazer a minha prova de vida en Outa agência da caixa em Salvador?
Wes
Pode sim Verônica! Basta estar munida do seu documento original com foto. Fale com o gerente.
leandro
O prazo para prova de vida terminou e eu perdi o prazo. Mas, quando eu fizer a prova de vida, o benefício do mês, que eu tava pra receber, será colocado na conta? Grato.
Wes
É preciso legalizar a situação no INSS. Se a situação for regularizada, provavelmente irá receber os atrasados.
[email protected]
Me chamo Eletice.més de novembro de 2018 eu recebi meu beneficio.Mes de dezembro foi bloqueado.No dia 3 de janeiro de 2019 fiz a prova de vida.Hoje ja é dia 23 de Janeiro e ainda nao caiu meu beneficio.Isso demora?cai automaticamente?Devo esperar?O que devo fazer?Muita dificulddade tenho p sair de casa.Sera q devo ir no inss?Mais eu tinha saido do banco e fui no inss no dia ,falaram q nao precisava.Mais ja to preocupada pois dependo do dinheiro p me sustentar.
Wes
Precisa esperar até que o seu benefício volte para o sistema.
Sara Barbosa De Souza
Eu recebo no banco do Brasil mais eles não faz provai de vida o que eu faço meu nome é Sara Barbosa de Souza.
Wes
Você recebe através de biometria? Para tirar sua dúvida, aconselho no dia que for receber, pergunta-la ao gerente do banco.
ENAX
INSS que vergonha! Depois de um ano fui ao banco para fazer a prova de vida. Saí de casa, gastei meu tempo, fiquei na fila, e quando fui atendido fiquei sabendo que o INSS não sabe explicar como fazer prova de vida, pois o atendente me disse que é preciso esperar que apareça no comprovante do pagamento do INSS a mensagem de troca de senha. Como ainda não apareceu, fui ao banco à toa, perdi meu tempo. Como pode com tanta gente inteligente no INSS não saberem escrever isso aqui neste site?? Bastaria colocar aqui o seguinte: “Só faça prova de vida após receber o aviso de troca de senha no comprovante de pagamento do INSS”. Não deve ter sido por ignorância, de propósito e nem para espalhar fake contra os aposentados, mas por que não falar logo como tem que ser???
Wes
Complicado!
Joana
Bom dia!
Sou beneficiária e sou responsável pelo benefício do meu filho de 4 anos.
Para fazer a prova de vida, preciso levá-lo comigo, ou somente a minha presença, com meus documentos são satisfatórios?
Wes
É preciso leva-lo Joana, infelizmente. Mas experimente conversar com o gerente do banco onde é pago o benefício.
Andre
como pode vc estar com lezões na coluna e braços ,e próprio perito escreveu ,vc esta incapacitado para trabalhar ,ai vc vai no inss ,passar no médico da pericia , só que o medico não leu os documentos documentos e falou q estou bom para trabalhar se ela nao leu os documentos ,e perito do sus ele leu os documentos por q falei as verdade agora essa pessoa q me atendeu no inss não e capaz de estar por q e mentirosa e não sabe ser honesta ,ela o mostra q incapaz de ler documentos ,ai eu pergunto como vamos fazer para ir atras dessas situação q ai mostra pessoas desonesta
Wes
Pois é, bem complicado