É tão ruim quando em uma de nossas paredes de casa aparece uma trinca, fissura ou rachadura enorme, deixando feio o ambiente, principalmente quando este rachado é em uma parede interior, não é mesmo? Mas você sabia que existe um produto próprio para fechar as trincas, que dificilmente irá te incomodar novamente? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o Sela Trinca, Fecha Trinca ou como queira chamar.
Para esta explicação e passo a passo básico, escolhemos um produto da marca Vedacit, que é nacionalmente conhecida por sua linha de vedação. O produto é capaz de fechar trincas de até 5 milímetros.
A sua rachadura/trinca possui até 5mm ou é algo mais grandioso? Rachaduras maiores devem ser estudadas por engenheiros, pois pode ser um problema na estrutura e não somente um trabalho “natural” da parede. Em casos menos “graves” você poderá quebrar em volta da trinca, fazer uma massa preta (areia e cimento) e então preencher a rachadura, depois realizar os acabamentos necessários (normalmente massa corrida e pintura).
Mas vamos ao que interessa, conhecer esse produto bem importante, mas pouco conhecido.
O que é o sela trinca/fecha trinca?
O produto é uma massa acrílica para vedação que resiste a intempéries (oscilações) e também aos raios solares, não rachando com a mudança climática. Ele pode ser aplicado em superfícies internas e externas. O produto pode ser acabado com tintas sem solventes, produtos com base de látex ou de emulsões acrílicas.
O Fecha Trinca da Vedacit que foi o nosso escolhido, pode selar trincas de até 5mm, rendendo aproximadamente 11 metros por tubo de 550g.
O Sela Trinca vem em uma embalagem igual as de silicone e pode ser aplicado da mesma maneira como um silicone, com o aplicador estilo pistola.
A vantagem do produto é que ele é “elástico”, então se a trinca trabalha, ele trabalha também, evitando novas rachaduras no futuro.
Como fazer para usar o Fechatrinca?
Será necessário abrir as fissuras em V, abrindo as laterais, indo em côncavo até o meio onde passa a rachadura. O aplicador deve estar posicionado em um ângulo de 45º, com o bico bem no fundo da trinca. Evite que o produto tome chuva nas primeiras 4 horas após a aplicação para que seque bem.
Passo a passo com o sela trinca, fizemos o teste!
Primeiro abrimos a rachadura nas laterais com o auxílio de uma chave de fenda. Um ponteiro e martelo seria muito exagerado, e como aqui era só retirar a massa corrida e um pouco do reboco, achamos que essa seria a ferramenta ideal.
O produto:
A trinca!
Primeiramente abrimos a rachadura em V, abrindo as laterais e então encontrando no meio.
Depois limpamos o canal para tirar todo o pozinho e pedrinhas que possam ficar atrapalhando a aderência do produto. Usamos uma escova de roupa pra isso:
Então corte o bico da “bisnaga” do Fecha Trinca e instale o bico aplicador:
Após limpo, iniciamos a aplicação do produto:
E a trinca ficou assim com o produto:
Posteriormente preenchemos melhor a cavidade e então utilizamos o dedo para espalhar de maneira uniforme sobre a trinca. Use uma luva de borracha para isso.
Passado as 4 horas de um dia de sol, lixamos o local onde foi aplicado o sela trinca, para tirar os excessos sobre a parede.
Então aplicamos a massa corrida com uma espátula. A aplicação foi bem grosseira.
Agora estamos esperando secar a massa corrida, para lixar e então passar uma segunda mão. Mas o resultado já é nítido.
Depois da massa bem seca, lixada e lisa, é só vir com a pintura por cima. No caso de ambientes externos, que não levam massa corrida, basta esperar o tempo de secagem e aplicar o produto desejado, desde que não seja contra as indicações prescritas na embalagem.
Mais pra frente estaremos postando uma foto do resultado final e se foi realmente o suficiente para segurar a trinca.
Gostou? Já usou? Deixe seus comentários.
Junior
Olá, A trinca não voltou mais? Estou com uma em casa aparentemente menor que essa ai, e gostaria de saber se isso resolveria.
Wes
Olá Junior. Não voltou mais não. Desde que você abra bem a trinca e aplique o produto corretamente, é bem garantido.
Irma
Posso usar esse procedimento para o vão que existe entre o batente e a parede? A massa corrida não vai trincar e cair depois de algum tempo?
Wes
O futuro é improvável, pois depende de qual é a origem da rachadura. Se ela é uma que já estabilizou, siga o procedimento, aplicando uma boa quantidade de sela trinca. Aqui foi feito no batente também e até hoje, após 1 ano, a massa não voltou a trincar, tão pouco caiu. Mas dependendo de como a porta é fechada (intensidade da batida), pode voltar a trincar também. Mas a consideração final é que o produto é muito bom!
Carlos Alberto Araújo
Aonde. Eu. Encontro. O. Fecha. Trinca vedacit
Wes
Em materiais de construção grandes. Ou representantes Vedacit!
Karen
Eu utilizei silicone para vedar a trinca, pois segundo minha irmã funcioaria. Mas a rachadura está voltando antes mesmo do tempo de seca total da massa corrida. O que faço? Tenho que tirar tudo?
Wes
Melhor o selatrinca mesmo.
Lucimari
Olá, passeio o produto na trinca e no dia seguinte ao sacar ficou em desnível com a parede. Devo reaplicar em cima ou passar massa corrida para preencher o espasso vazio? A parede é interna.
Wes
Lucimari, você pode já dar acabamento com a massa corrida. É bom que ela fica com um espaço para grudar melhor. Agora se está muito fundo, passa mais um pouquinho do produto.
Lilian
Pode ser aplicada em paredes externas para conter infiltração quando chove?
Wes
Depende a marca, se for com impermeabilizante sim. Se não, passa um PU por cima depois de aplicar e pronto.
Irma Lustro
Essas informações me ajudaram demais, por isso sou eternamente grata!
Wes
Obrigado você amiga!