O Sistema Valores a Receber é um programa do Banco Central que permite aos brasileiros a consulta de valores parados em bancos e instituições financeiras no país. Segundo o BC aproximadamente R$ 8 bilhões serão devolvidos. Estes são valores “esquecidos” ou “ocultos” após o encerramento de contas com saldo disponível, tarifas, parcelas ou obrigações cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio em cooperativas de crédito ou recursos esquecidos após consórcios encerrados.
Todas as informações sobre o SVR estão disponíveis no valoresareceber.bcb.gov.br.
Os pagamentos iniciam a partir do dia 07 de março de 2022.
Cadastro no Login Único e como obter o nível prata ou ouro
Antes de conferir o passo a passo é preciso fazer o cadastro no Login Único do Governo Federal. Esse cadastro é feito através do site sso.acesso.gov.br ou no aplicativo gov.br (Android/iOS). Aqui no Como Fazer Fácil temos um texto explicando sobre o Login Único.
Além do cadastro é preciso que a sua conta seja do nível prata ou ouro de segurança. Assim que o seu cadastro é concluído, você já faz parte do nível bronze.
Mas para obter os benefícios do nível prata é preciso fazer o reconhecimento facial, com base nos dados da Carteira de Habilitação (CNH). Também é possível validar através dos dados pessoais no internet banking de bancos credenciados. Para servidores público federal, é preciso validar os dados com usuário e senha do SIGEPE.
Já para o nível ouro, que é o máximo de segurança, a validação é feita por reconhecimento facial através do banco de dados da Justiça Eleitoral. Outra maneira é através da validação de dados através do Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Como fazer a consulta dos Valores a Receber do Banco Central?
Passo 1: acesse valoresareceber.bcb.gov.br;
Passo 2: logo no início da página clique em “Consulte Aqui”. É através deste link que você confere se você ou sua empresa tem algum valor a receber;
Passo 3: na próxima página selecione se deseja fazer a consulta por CPF ou CNPJ. Insira o número. No campo abaixo, insira a data de nascimento, se a consulta for por CPF ou a data de abertura da empresa, se a consulta por por CNPJ. Clique em “Consultar”;
Passo 4: então na próxima página confira a resposta sobre você ter ou não valores à receber;
No nosso caso eu não tinha (QUE TRISTEZA).
Como receber os valores esquecidos nos Bancos?
Passo 1: acesse valoresareceber.bcb.gov.br;
Passo 2: insira o seu CPF ou CNPJ realizando o login na plataforma, desde que você já tenha o cadastro no gov.br;
Passo 3: se o sistema apresentar que você tem direito a receber os valores esquecidos, leia atentamente a data em que a devolução será feita;
Passo 4: volte então ao site Valores a Receber do Banco Central do Brasil na data informada, verifique o valor disponível e solicite a transferência. O pagamento é feito em sua chave Pix. Mas se não solicitar o pagamento através do Pix, a instituição financeira escolhida, vai entrar em contato para fazer a transferência;
Pronto.
Mas caso esqueça de acessar o site na data informada pelo sistema para resgate, você vai precisar verificar a nova data proposta pelo sistema para a retirada.