Chegou a hora de votar e que tal utilizar o seu celular para fazer a votação? O e-Título é um aplicativo disponível para celulares Android e iOS. Trata-se da versão digital do título de eleitor. Mas agora também é possível votar com o celular para confirmar a identidade, desde que esteja com a biometria cadastrada no sistema da Justiça Eleitoral.
Boa parte dos brasileiros fizeram o cadastramento biométrico nos últimos anos. No dia da votação o aplicativo de celular pode substituir os documentos pessoais. Mas não será possível entrar com o celular na cabine de votação. O mesmo precisa ficar na mesa do mesário e ser retirado quando terminar a votação.
Esta é a vantagem principal do e-Título, mas o app também permite a emissão da certidão de quitação eleitoral, realizar o pedido de justificativa de falta online, consultar locais físicos para fazer a justificativa presencial, consultar e emitir a guia de pagamentos de pendências eleitorais, verificar seu local de votação, possibilitar a verificação de autenticidade de um documento, número do título de eleitor e também fazer a inscrição como mesário voluntário.
Leia também: Como fazer o título de eleitor online pelo Titulo NET.
Não tenho cadastro biométrico ou não quero votar com o celular
Mas se você não quer votar utilizando o celular ou não pode fazer isso por não estar com a biometria em dia, é preciso levar um documento de identificação com foto válido e também o título de eleitor. Em todos os casos, o título de eleitor precisa ser apresentado. Agora os documentos aceitos são:
- Registro Geral (RG), a famosa carteira de identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a famosa carteira de motorista com foto;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Passaporte;
- Identidade funcional de trabalho emitida por órgão de classe.
Você também pode votar sem o título de eleitor, utilizando apenas o e-Título, sem biometria cadastrada, desde que a apresentação do aplicativo esteja acompanhada de um dos documentos acima.
Outros documentos digitais
É possível também votar utilizando o RG e CNH digital. Estes dois são documentos aceitos pela Justiça Eleitoral, além das opções físicas que citamos acima. São documentos digitais com foto.