Como congelar e conservar os alimentos – Guia completo

Como congelar e conservar os alimentos – Guia completo

A prática do congelamento é muito usada no mundo todo por questões de praticidade, pois logo após a invenção do micro-ondas, realizar o descongelamento destes se tornou muito fácil e prático. Muitos alimentos são congelados para que sua validade seja prolongada, principalmente se tratando de carnes.

Mas alguns alimentos não precisam ser congelados, e outros estragam caso passem por esse processo, por isso hoje vamos ensinar em um guia completo como realizar o congelamento dos alimentos, lembrando sempre de colocar em potes ou sacos plásticos com identificação para ficar mais fácil na hora de descongelar. A escolha de potes ou plásticos é para também podermos levar diretamente ao micro-ondas.

como congelar alimentos

Como congelar verduras e legumes?

Para esses alimentos quando crus, lave bem em água corrente, descasque, corte da maneira que achar necessário, escorra bem a água e guarde em saquinhos plásticos, levando ao congelador. Para os já cozidos, faça com que fiquem com pouco sal, se necessário até lave novamente. Escorra bem e coloque em tupperware bem fechado e então coloque no congelador. O prazo de validade destes alimentos congelados é de até 4 meses.

Como congelar pães caseiros?

Faça o pão caseiro e deixe esfriar, após este processo embrulhe-o em plástico filme, de maneira que não fique nenhum pedaço do pão exposto. Feito isso, seu pão poderá durar até três meses.

Como congelar bolos e tortas salgadas?

No caso das tortas você tem duas opções: Cortá-las em pedaços e guardar em um tupperware, ou enrolar a própria forma com plástico filme e levar ao congelador. Mas não sobrecarregue o seu congelador. Para dar “vida” novamente as tortas e bolos, opte por esquentar novamente em forno, principalmente se conter batata palha.

Como congelar carnes?

Todas as qualidades de carnes, devem ser congeladas cruas, sem que tenham sido temperadas, e logo no primeiro dia em que foram compradas. Quanto mais tempo fora de congelamento, maior a chance de estragar. De preferência corte elas em cubos, filetes, a passarinho no caso dos frangos e separe em sacos plásticos, onde todo o ar seja retirado antes de amarrar. Carnes assim podem durar até 9 meses no congelador.
Aquela carne assada de domingo sobrou e você gostaria de congelar? Basta você cozinhar ela na panela de pressão já temperada esperar esfriar, enrolar em papel alumínio e guardar em um pote com tampa, que isole bem o ar.

Peixes: Por exalar um cheiro não muito agradável, você vai precisar enrolar em plástico filme, e em seguida colocar dentro de um saco plástico, e só então congelar.

Como congelar frutas?

Jaca, banana, abacate, laranja e outra cítricas não são recomendadas para realizar o congelamento. Já as outras frutas você poderá colocar em saquinhos plásticos inteiras ou picadas para posteriormente fazer sucos e vitaminas com elas. Realizando este processo as frutas podem durar até três meses. Já para consumo imediato, de maneira que não seja suco, deixe-as na sua fruteira.

Como congelar molhos e massas?

Molhos que não contenham creme de leite como ingrediente, podem ser congelados. Já os outros recomendasse o consumo imediato.
No caso das massas, as de macarrão não são indicadas para congelar também. Já lasanhas e outras massas, você poderá congelar, desde que elas não incluam molhos com creme de leite, ou outros que a validade seja curta. Enrole em papel alumínio e leve ao congelador. Realizando este processo, você poderá guardar por até três meses.

alimentos no congelador

Como congelar bolos doces?

Desde que não tenham caldas e coberturas, enrole em papel alumínio e leve ao congelador. Assim ele também poderá durar até três meses. Depois de descongelado, coloque a cobertura que desejar.

Como congelar almoço e janta?

Os alimentos que geralmente sobram do almoço ou janta, podem ser também congelados em potes com tampa. Assim como aqueles que não tem tempo durante a semana, podem preparar porções que serão seu alimento no almoço ou janta, basta congelar e quando for utilizar esquentar no micro-ondas. Você pode congelar o seu almoço em saquinhos, ou até mesmo no próprio prato, enrolando com papel filme. Essa prática é muito utilizada atualmente, pois facilita muito. Feijão, arroz e outros alimentos podem ser congelados já temperados, mas tem aqueles que preferem congelar e temperar na hora.

Quase todo tipo de alimento tem validade de pelo menos 3 meses quando congelados e conservados de maneira correta.

Anterior Como fazer um moonwalk
Proximo Como mudar o tema do meu celular smartphone Android

Sobre o autor

Wes
Wes 740 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 1 Comentario

Como fazer o Calculo da Taxa Metabólica Basal – Calculadora

Se você não sabe como fazer o cálculo da Taxa metabólica Basal, que é muito utilizado em dietas como a Dieta dos Pontos, hoje no site nós vamos facilitar a… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Feriados 2018 – Calendário completo

Saber em que dia da semana e do mês cai um feriado é muito importante, principalmente para aqueles que querem realizar uma viagem, se programar para algum curso, para algum… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como calcular o meu Índice de Massa Corporal IMC?

O IMC, índice de massa corporal é uma medida que poderá ser calculada com apenas duas informações referentes a você, sua altura e peso. E através do resultado deste cálculo… Leia mais

Informações 11 Comentarios

94% TODAS as respostas do jogo – App Android e IOS

O jogo 94% da empresa SCIMOB é um sucesso nos smartphones Android e IOS, com mais de 5 milhões de downloads na Play Store e Apple Store. É um aplicativo… Leia mais

Informações 0 Comentarios

IML Pananá – Serviços, encontrar e saber quem morreu

O Instituto Médico Legal do Paraná, que é também conhecido como apenas IML é um instituto brasileiro que tem como função fornecer a Polícias Científicas, Justiça, Secretaria de Estado de… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer conta de porcentagem – Fácil

Você sabe como fazer conta de porcentagem? Se não, não fique preocupado, hoje vamos apresentar uma regra muito simples, que vai tirar todas as suas dúvidas para sempre sobre como… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta