Como fazer bacon caseiro

Como fazer bacon caseiro

Bacon é um dos alimentos mais suculentos que existem. Falo isso pois seu cheiro e sabor são reconhecidos em qualquer lugar e ele combina com praticamente todas as receitas salgadas, há quem já tenha cominado inclusive com doces, principalmente chocolate. Sou um bacólatra assumido, até mesmo depois da nota emitida através da OMS, afinal a única certeza que temos na vida é a … Complete você mesmo :)

O bacon nada mais que é a barriga do porco “curada” com um sal específico, do qual da a cor e consistência típica que encontramos nos mercados e açougues do mundo todo.

Para você que é curioso em como são feito as coisas e gosta de fazer uma receita caseira delas, hoje estaremos ensinando como fazer bacon caseiro. O mais dificultoso é encontrar o sal específico, que é rico nitrito e nitrato de sódio, (mas facilmente encontrado em casas de carne, pergunte ao vendedor), e também ter a paciência de esperar o bacon maturar.

receita como fazer bacon caseiro

Preparar o seu bacon caseiro é bem gratificante, mas cuidado para não abusar do seu consumo, pois tudo na vida devemos fazer com moderação, principalmente aquela pipoca com bacon para assistir um filme no final de semana 😛 .

Como fazer bacon caseiro?

Ingredientes:

  • Uma peça de barriga de porco (de 1 a 2,3 kg), o corte deve ser o que fica para FORA da costela, com a gordura entremeada.
  • Duas xícaras (chá) de sal
  • Uma xícara (chá) de açúcar
  • Três colheres (chá) de “sal de cura”, com nitrito e nitrato de sódio (1 colher para cada kg)
    (você encontra esse sal em açougues específicos, lojas de gastronomia e normalmente nos mercados municipais. Ele serve para conservar a carne evitando a proliferação de bactérias e o “bolor” de carnes)
  • Temperos a gosto (normalmente só usam a mistura de sal, mas você pode variar, desde que sejam temperos que não emboloram)

Como fazer?

  • Misture os sais e temperos.
  • Lave bem a peça da barriga do porco, depois enxágue e deixe secar.
  • Coloque a carne do porco em uma bacia e espalhe toda a mistura de sal sobre ela, em ambos os lados. Espalhe bem.
  • Depois coloque a carne dentro de um plástico, ou enrole em plástico filme, de forma que não tenha nenhum buraquinho. Deve ficar como se estivesse a “vácuo”. Então coloque dentro da geladeira em uma travessa por uma semana.
  • A carne irá soltar uma grande quantidade de líquido, então dia sim, dia não vire para que o líquido sempre esteja em contato com ela.
  • O ponto exato para saber que a carne está “curada” é quando você aperta ela e está firme. Caso você aperte e afunde muito, ainda não está pronto, deixe mais alguns dias na geladeira até que fique firme.
  • Quando o bacon estiver maturado, tire-o do plástico, elimine todo o líquido que juntar e então lave muito bem em água corrente. Depois com papel toalha, seque a carne e está pronto.
  • Caso deseje defumar o bacon, você poderá assar o bacon em fogo baixo por 2 horas. Ou usar aqueles defumadores caseiros. É possível defumar deixando pendurado próximo a chaminé da churrasqueira e assar com uma lenha natural bem boa, sem adição de plástico, papel ou qualquer outra coisa, pois a carne irá absorver os aromas.
  • Depois de pronto você pode fatiar em tirinhas, ou cortar em pequenas peças, colocar em saquinhos e deve ser armazenado no freezer até que você resolva usar.
  • Lembrando que carne de porco deve ser bem assada, frita ou cozida, para evitar a famosa doença do “bicho de porco”.

Confira também:

Como fazer queijo caseiro

Anterior Como fazer uma tigela bowl no Minecraft
Proximo Como fazer sorvetone caseiro

Voce tambem podera gostar de:

passo a passo 0 Comentarios

Como fazer uma arvore de natal luminária na garrafa

O natal chegou e com ele a liberdade de poder criar as mais diferentes e inusitadas opções de enfeites para a sua sala, quarto ou qualquer outro local, que você

passo a passo 0 Comentarios

Como fazer compras no Black Friday – Dicas

O Black Friday é um termo criado por varejistas dos Estados Unidos, para nomear a maior venda com descontos do país, que acontece todos os anos logo após o feriado

passo a passo 0 Comentarios

Como fazer para deixar o bacon crocante e mais delicioso

Você sabia que é possível deixar o bacon muito mais crocante e delicioso fritando apenas com água? Sim, não usando gordura nenhuma e nem fritando com a própria gordura do

passo a passo 0 Comentarios

Como limpar manchas do carpete fácil

Deixou cair algo em seu carpete que formou uma mancha horrível e que não sai de jeito nenhum? Hoje vamos ensinar uma dica passo a passo de como retirar boa

passo a passo 0 Comentarios

Como fazer uma roupa para cachorro com blusa velha

Esta é uma dica maravilhosa para este inverno, onde nossos amiguinhos costumam passar muito frio, tanto os que tem um lar, ou principalmente os que ficam na rua. E sempre

passo a passo 0 Comentarios

Como fazer para acabar com as traças

Você foi pegar aquela sua roupa que fazia alguns dias que não usava para sair e notou que existem alguns buraquinhos nela? Então você está com um problema que é

  1. Lurdes Lindo
    fevereiro 15, 10:17 Responda
    Valeu a dica vou espermentar Se calhar a unica dificuldade sera de encontrar o tal sal de nitrato de sodio
  2. jose carlos zagari
    março 28, 11:22 Responda
    tenho varias indicaçoes de usar por motivo de segurança sempre so 2 a 3 gr de sal de cura por kl de carne aqui vcs receitam 3 colheres de sopa de cura para ate 3 k de carne..... preciso de orientação correta por favor e mais ...gostaria de saber quantas gramas de cura contem uma colher de cha \ para ser minha medida de parâmetro para embutidos obrigado ....jose carlos
    • Wes
      março 29, 10:22 Responda
      Obrigado José, foi corrigido! E uma colher de chá possui em média 2g.

Escreva uma resposta