Como fazer um terere gostoso

Como fazer um terere gostoso

O tereré é uma bebida muito consumida no oeste dos estados brasileiros e principalmente no país do Paraguai. É uma bebida muito parecida com o chimarrão gaúcho, mas a sua grande diferença é que ela é consumida gelada ao invés de fervendo como nos pampas. Por ser mais “fácil” de consumir e também com a opção de adoçar a água gelada da erva, o tereré, vem fazendo cada vez mais sucesso.

Mas preparar um bom tereré pode não ser uma tarefa muito fácil, afinal assim como no caso do chimarrão, a bomba (objeto que você utiliza para sugar o líquido) costuma entupir, o que exige um certo preparo para não perder a cuia de tereré. Por este motivo, hoje estaremos apresentando um passo a passo simples, fácil e rápido de como fazer um bom tereré.

A cuia do tereré é chamada também guampo e é feita normalmente com chifre de boi. A erva para os marinheiros de primeira viagem, é uma especialmente para tereré, não use a de chimarrão.

como fazer terere

Para dar um gostinho a mais, você poderá adicionar também algumas folhinhas de hortelã, erva cidreira e outros. Se você já tem alguma experiência, deixe seus comentários!

Como fazer um delicioso tereré gelado

Ingredientes:

  • 2/3 de uma Guampa (cuia de tereré) de Erva Mate própria para tereré
  • Dois litros de água gelada
  • Suco de dois limões

Materiais:

  • Uma guampa, ou um copo médio.
  • Uma bomba própria para tereré (o canudinho :P)

Como fazer?

  • Preencha 2/3 da guampa com a erva mate a sua escolha (desde que própria para tereré)
  • Tampe a boca da cuia com a mão e mexa para cima e para baixo, para que os talos se separem da erva.
  • Depois incline a cuia a 45º e pode tirar a sua mão. Desta maneira, a concentração de pedaços mais grossos da erva, ficará na parte de baixo, dificultando a possibilidade de entupir a bomba.
  • Misture o suco de limão na água gelada e então despeje um pouco na cuia, na posição de 45º, e então conforme for enchendo, vá deixando na posição vertical.
  • Para colocar a bomba, tampe o buraco do bico com o dedão (polegar) e coloque ela onde está a água. Ajeite a bomba sem tirar o dedo do bico, até que ele fique firme no fundo e contra a erva.
  • Depois tire o dedo do bico e coloque a cuia (guampa) na posição vertical completamente. Preencha o que faltar com o restante da água (até chegar no topo da cuia é claro) e está pronto.

Dica: Quem prefere um tereré docinho, pode misturar além do suco de limão, um pouco de açúcar na água.

Confira também:

Como fazer brigadeiro de caipirinha

Previous Como fazer um pavê de brigadeiro
Next Como fazer esfiha de brigadeiro (esfirra)

You might also like

Receitas 0 Comments

Como fazer Paçoquita Cremosa

A procura por Paçoquita Cremosa nos últimos dias tem sido assídua, mas nem todos conseguiram encontrar essa deliciosa opção de amendoim cremoso, pois uma ação de marketing da própria empresa,

Receitas 0 Comments

Como fazer catchup temperado caseiro para hambúrgueres

Um hambúrguer caseiro, gourmet, artesanal ou até mesmo aqueles de mercado, sem um bom catchup como complemento não é a mesma coisa, concorda? E se tratando de hamburguerias, é necessário

Receitas 0 Comments

Como fazer pizza de liquidificador – Receita de forno

Com vontade de comer aquela pizza, mas o dinheiro está um pouco curto? Que tal fazer a sua própria pizza? Hoje estaremos ensinando como fazer uma pizza de liquidificador, que

Seja o primeiro a comentar