Como plantar aipo

Como plantar aipo

O aipo, também conhecido como salsão é um vegetal de baixa caloria, ótimo para receitas em dietas e também no preparo de pratos mais saudáveis e leves. Ele conta com 10 calorias a cada 100g, onde cerca de 94% de toda a sua consistência é água. O aipo conta com fibra dietética, baixas quantidades de proteínas e de gorduras. Em questões nutricionais, o aipo é rico em vitaminas A, B, C, E, K e minerais como fósforo, cálcio, sódio e potássio.

Hoje estaremos ensinando como plantar aipo em casa ou em grandes hortas da maneira mais simples possível.

O aipo ou salsão

Existem diversas qualidades e modos de se cultivar o aipo, que também é chamado de salsão. Entre as principais opções são aquelas tradicionais, com as folhas bem verdes e ao longo do talo vai ficando branco, e também alguns cultivares que possuem hastes verdes, amareladas, avermelhadas e rosadas, que ao longo do cultivo vai ficando branco e adquirindo sabor e aroma único.

Os modos de cultivos tradicionais são os que possuem o mais gostoso sabor, porém o horticultor vai ter um pouco mais de trabalho durante o seu cultivo.

Como plantar aipo/salsão?

Coloque as sementes em uma tigela com água para acelerar a germinação dos aipos. No outro dia plante as sementes em um local definitivo do seu terreno, em sementeiras, recipientes ou outros locais que você possa cultivar ou utilizar para o transplante mais tarde.

O ideal do plantio das sementes é espalhar elas sobre a terra fértil, não havendo a necessidade de enterrar. Você ainda pode peneirar um pouco de terra e espalhar sobre as sementes, mas é importante que haja luz do sol quase que direta para que a germinação aconteça.

como plantar aipo ou salsao

O transplante do aipo só deverá ocorrer após o mesmo possuir ao menos 5 folhas.

O espaçamento ideal entre os pés de aipo deve respeitar entre 20 e 25 centímetros.

Qual o melhor solo/terreno para plantar aipo?

O solo deve ser de fácil drenagem, rico em matéria orgânica e nitrogênio, assim como deve ser fértil.

Como irrigar (regar) o aipo?

O solo deve permanecer úmido, mas nunca encharcado.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar aipo?

O aipo é um vegetal de clima ameno, sem fortes calores. A temperatura deve variar entre 15 e 22ºC.

No caso da iluminação solar, a planta necessita de pelo menos uma vez ao dia receber. Em locais quentes a recomendação é que o aipo ser cultivado em estufas para amenizar o contato direto da luz solar com a planta, que pode secá-la.

Quando e como fazer a colheita do aipo?

Se tudo estiver certo a colheita do aipo poderá ser feita após 80 dias do seu plantio, mas esses dias podem variar de acordo com as condições de clima, solo, irrigação etc, podendo chegar em até 160 dias, para que assim possa ser feito a colheita.

Você pode cortar o aipo ou salsão tanto as folhas individualmente como o pé inteiro.

Confira também:

Como plantar agrião d’água

Previous Como fazer um bolo no Minecraft
Next Máscara caseira para tirar espinhas, rugas e cicatrizes

You might also like

Hortas 1Comments

Como plantar gengibre

O gengibre é um poderoso alimento contra diversas doenças. Aumenta a imunidade, é recomendado na prevenção de alguns tipos de câncer, ótimo para o tratamento de gripes, resfriados, desintoxicação alimentar,

Hortas 0 Comments

Como plantar baunilha

No texto de hoje estaremos falando um pouco mais sobre como plantar baunilha, este que é um dos ingredientes principais de diversos aromatizantes, essências, receitas e outros itens da culinária

Hortas 10 Comments

Como plantar cebolinha

Em toda horta de qualidade, tem que ter cebolinha e salsinha não é mesmo? E aprender como plantar cebolinha pode ser o sucesso da sua hortinha, já que esse tempero

Seja o primeiro a comentar