Saiba mais sobre esta dica

Conhecida como esponja vegetal, a bucha de banho é uma planta tipicamente utilizada no Brasil para substituir a esponja de espuma química. Essa bucha é proveniente de uma trepadeira herbácea, típica do sul e sudeste da Ásia. Esta trepadeira quando seus frutos estão maduros e secos, fornecem a matéria prima para a bucha vegetal.

Para a utilização na culinária, é preciso consumir os frutos maduros, onde muitos realizam refogados, como se fossem abobrinhas. Quando os frutos estão novos, a sua utilização é em saladas. As sementes também tem utilidade servindo como petisco após torrarem e salgarem.

As buchas tem tamanhos variados entre 30 centímetros e 1,5m. Para a comercialização seus pedaços possuem 15 centímetros em média.

Hoje a espécie Luffa Aegyptiaca é a mais plantada e cultivada para a finalidade de buchas de banho.

Como plantar alface!

Todas as plantas desta espécie necessitam de alta luminosidade. A luz solar precisa ser direta em algumas horas do dia.

Qual o melhor solo para plantar bucha?

Após muitos estudos, o melhor solo para plantar buchas é aquele rico em matéria orgânica, com boa drenagem e com características de solo fértil. O pH deste solo deve estar entre 6,0 e 7,5.

Como aguar os pés de bucha?

O solo das buchas precisa estar úmido a todo momento, mas não exagere ao aguar para que ele não fique longos períodos encharcados.

Como plantar bucha?

A plantação de esponja vegetal é feita com sementes. Você pode semear vasos ou recipientes apropriados que futuramente possam ser transplantados para um local definitivo. Mas também é possível plantar as sementes já no local definitivo, sem a necessidade de fazer o transplante de mudas.

No caso do transplante, é preciso deixar a planta crescer até obter entre 4 e 6 folhas.

Para quem realizar o plantio em local definitivo, as covas devem variar entre 25 a 50 centímetros de diâmetro. O solo retirado desta cova precisa ser adubado antes de ser recolocado na cova. O espaço entre as linhas das covas deve ter no mínimo 2 metros.

Quando realizar a colheita das buchas?

As buchas vegetais podem ser colhidas em média a partir do 4º mês. Entretanto dependendo da região e o amadurecimento do fruto, a colheita pode se iniciar a partir do 6º mês do plantio. As esponjas estão prontas após o fruto ficarem mais rígidos e fibrosos, com a aparência de secos como conhecemos.

Como plantar cebolinha.

Dicas finais

É preciso colocar suportes pois as buchas são trepadeiras. Ela precisa se agarrar a este suporte para conseguir crescer. Algumas dicas de suportes ideais para estas plantas são as famosas espaldeiras, cercas, muros e outros que tenham áreas onde possam prender suas ramas. Esses suportes precisam ser mais reforçados, pois os frutos pesam um pouco até ficarem completamente secos e prontos para a colheita das buchas.

E sempre retire plantas invasoras para que elas não consumam os nutrientes das buchas. Essa atitude deve ser priorizada nos primeiros dois meses, quando a planta necessita de mais nutrientes.

Esponja vegetal bucha de banho.

Outra dica essencial é fazer a plantação em áreas com insetos polinizadores ou esta polinização deverá ser feita manualmente. As flores precisam ser polinizadas para que os frutos se formem. Você pode usar um pincel macio ou cotonete. As flores masculinas estão em grupo nos ramos, já as flores femininas são as que estão solitárias e contam com um ovário inferior, como se fosse uma pequena bucha.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.