Como plantar amaranto

Como plantar amaranto

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o amaranto, essa planta típica das Américas que possui ao menos 17 espécies com folhas comestíveis e outras onde em sua maioria os grãos são utilizados nos consumo e em diferentes receitas. E depois de conhecer um pouco mais sobre a planta, estaremos ensinando um passo a passo de como cultivar amaranto em sua horta e em cultivares maiores.

O grão de amaranto possui nutrientes muito bem balanceados, é uma opção rica em fibras, proteínas, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. O alimento mediante a saúde auxilia na perca de peso pois é rico em fibras e melhora o fluxo intestinal, na regulagem do colesterol, da pressão arterial e é considerado também um ótimo alimento na prevenção de cânceres.

O amaranto

O amaranto é uma planta típica da América e conta com dezenas de diferentes espécies, mas todas de uma mesma família. Existem espécies que são exclusivas para o cultivo de grãos e outras que são cultivadas para o consumo de suas folhas, que podem ser refogadas e consumidas até cruas, quando as folhas são bem jovens.

A planta é também, principalmente em sua qualidade que gera flores roxas, muito linda, servindo de ornamento em floreiras e jardins.

como plantar amaranto

As qualidades mais cultivadas para a produção de sementes são a Amaranthus caudatus, Amaranthus cruentus, Amaranthus hypochondriacus, Amaranthus tricolor e a Amaranthus viridis.

Esteja atento ao tipo da qualidade, pois algumas podem intoxicar animais ruminantes e até mesmo humanos, quando consumidas em grandes quantidades.

Como plantar amaranto?

A única forma de plantar amaranto é através de suas sementes. Elas deve estar próximas a superfície, pois são sementinhas pequenas e a sua capacidade de “romper” as barreiras impostas pela terra são bem baixas. A terra para cobrir as sementes ainda deve ser peneirada, para facilitar ainda mais a sua germinação.

Você escolhe o local para o plantio! Ela pode ser plantada em vasos, sementeiras, floreiras e outros ou já em local definitivo. No caso da necessidade de transplante, a muda deve ser transplantada assim que atingir no mínimo 7 centímetros de altura.

A profundidade deve ser de no máximo 2 centímetros e a terra para cobrir deve ser bem peneirada, como já citamos acima.

Não existe um espaçamento padrão para as plantas, recomendamos que entre as linhas paralelas tenha ao menos 70 centímetros e entre uma planta e outra na “carreira” 30 centímetros.

Qual o melhor solo/terreno para plantar amaranto?

O solo deve ser fértil, rico em material orgânico, muito bem drenado e com pH entre 5 e 7.

Como irrigar (regar) o amaranto?

O solo deve ser mantido úmido, principalmente quando as plantas ainda são pequenas. Assim que elas ficam bem desenvolvidas, você poderá regar 2 vezes no dia ou menos, dependendo do tipo de solo, pois ela aguenta maiores períodos de seca.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar amaranto?

O clima perfeito para o amaranto é o tropical, onde a temperatura deve variar entre 22 e 30ºC.

Quanto a iluminação solar, ela deve ser direta, por pelo menos 3 horas no dia.

Quando e como fazer a colheita do amaranto?

Após o plantio, o amaranto estará pronto para a colheita das sementes com no máximo 90 dias. Após cortar os caules com as sementes, deixe secando ao sol por mais 2 dias e então é só bater para que as sementes caiam.

Já as folhas pode ser colhidas a partir dos 60 dias depois do plantio. As plantas deverão ter cerca de 25 centímetros e quando cortadas elas tem a capacidade de rebrotamento.

Confira também:

Como plantar agrião d’água

Anterior Internet do espaço via raio laser de 1,8 Gbps da SpaceDataHighway
Proximo Torta de coco com ganache de apenas 4 ingredientes

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar cebolinha

Em toda horta de qualidade, tem que ter cebolinha e salsinha não é mesmo? E aprender como plantar cebolinha pode ser o sucesso da sua hortinha, já que esse tempero

Como plantar alcaparras

Esta planta chamada alcaparreira, de origem mediterrânica, possui frutos (alcaparras) que saem de arbustos, com formatos ovais, onde muitos acreditam que além de suas propriedades nutricionais, ainda é uma frutinha

Como plantar bardana

A bardana é uma planta normalmente usada com fins medicinais no Brasil e muito apreciada na culinária japonesa. Em 100g de bardana é possível encontrar 72 calorias, 308mg de potássio,

Como plantar aspargo

O aspargo, também chamado de espargo na Europa e com nome científico de Asparagus officinalis é uma planta da classe Liliopsida, da família Asparagaceae, onde os seus rebentos são consumidos,

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos

Como plantar berinjela

Comer uma berinjela refogada, a milanesa, em forma de patê e de outras maneiras, além de gostoso é muito benéfico para a saúde, pois este vegetal é rico em vitaminas

    • Wes
      junho 15, 10:38 Responda
      Duas já são o suficiente se seguir direitinho. Pois caso uma "falhe" a outra tem grandes chances de brotar.

Escreva uma resposta