Fazer queijo em casa pode ser muito mais fácil do que você imagina, basta ter os ingredientes e utensílios corretos para a produção, que de um dia para o outro uma boa quantidade de queijos podem ser produzidos em seu próprio lar.
Para fazer queijo caseiro, você vai precisar de uma forma para queijo minas, aquelas redondinhas, para dar o formato. Caso seja para consumo próprio, basta colocar a “massa” do queijo em um escorredor para que parte do soro saia de um dia para o outro e depois guardar em pequenos potes com tampa. Se a sua intenção é vender, ai terá que investir em forminhas.
Outro assunto que pode custar um pouco é o termômetro culinário. Aqueles que você pode colocar dentro de panelas, normalmente de vidro ou outro material resistente ao calor. É importante usar um certo, para que não passe nenhum gosto ou “química” para o seu queijo caseiro.
Já o cloreto de cálcio e o coagulante quimase você encontra em casas próprias para a fabricação de queijo (o local mais apropriado), em hipermercados e na própria internet. Mas tenha certeza de que esses ingrediente são próprios para o “consumo” tire suas dúvidas com o distribuidor, e utilize a quantidade correta, qualquer problema é de sua responsabilidade.
Como fazer queijo caseiro?
Ingredientes:
- 5 litros de leite pasteurizado tipo ‘C’ ou ‘B’
- 3 ml de cloreto de cálcio
- 2 ml de coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres (sopa) de água filtrada)
- 1 colher (sopa) de sal
Utensílios necessários:
- 1 termômetro culinário
- 1 panela antiaderente funda
- 1 forma de queijo minas
- 1 colher de plástico (grande) desinfetada
- 1 faca
Como fazer o queijo?
- Pré aqueça a panela em fogo baixo e então acrescente todo o leite.
- Coloque o termômetro dentro do leite (tem que estar bem desinfetado) e então deixe o leite esquentar até exatos 36ºC.
- Quando chegar na temperatura exata, acrescente o cloreto de cálcio e mexa para que fique bem incorporado.
- Espere 30 segundos e então acrescente o coagulante e mexa novamente.
- Então continue mexendo delicadamente e constantemente o leite por mais 10 minutos.
- Retire a panela do fogo e então deixe descansar por 40 minutos.
- Passado esse tempo, corte a coalhada que formar na panela com a faca, respeitando uma distância de mais ou menos 3 centímetros entre cada fatia.
- Deixe as coalhadas repousando por mais 5 a 10 minutos e observe se a cor está ficando esverdeada, se sim, essa é a cor do ponto do queijo.
- Vá mexendo com a colher a coalhada até que a massa do queijo se firme e vá soltando o soro.
- Vá mexendo até que fique no ponto desejado. Ele acontece normalmente após 20 minutos do corte da coalhada. Se deseja um queijo mais rígido, mexa mais, para que solte bastante o soro, caso queira um mais mole, mexa menos, para que parte do soro permaneça no queijo. Lembrando que se deixar muito soro, o queijo se esfarela muito fácil.
- Deixe no ponto em que mais lhe agrada ( ou seus clientes )
- Após conseguir chegar no ponto que deseja, coloque a massa do queijo na forma própria, acrescente 1 colher (sopa rasa) de sal e deixe descansar por 1 hora. Vire a massa na forma, coloque mais 1 colher (sopa rasa) de sal do outro lado e deixe descansar mais 1 hora.
- *Assim o tempero irá se espalhar naturalmente.
- Leve o queijo para a geladeira (na p e deixe descansar por mais 12 horas.
- No outro dia retire o soro que se formar (semelhante a água) e está pronto para consumo.
Confira também: