Um dos principais ingredientes no preparo de bolos decorados, em doces caseiros, mousses, sorvetes e outras receitas é a glucose de milho, que também conhecemos como glicose ou comercialmente como xarope de milho.
Mas as versões industrializadas possuem altas quantidades de mercúrio, o que é muito prejudicial para a nossa saúde. Por isso, hoje estaremos apresentando uma receita de glucose caseira, que é muito fácil e barata de fazer e poderá ser a solução para as suas futuras receitas.
É legal aprender como fazer a sua glucose caseira também, pois não é sempre que temos xarope de milho em casa e se a preguiça de ir até o mercado bater, basta fazer com os ingredientes que provavelmente você terá em sua própria cozinha.
A Glucose/Xarope de milho
Este composto tem a consistência líquida e pegajosa, sendo um forte aliado a confeitaria. Seu composto principal é a glicose, onde em segundo plano vem a maltose. Seu ingrediente principal é o amido de milho, mas é possível também prepara-lo industrialmente com amido de trigo, batata ou mandioca.
Atualmente esse composto é usado na culinária para deixar a textura dos alimentos mais leve, evitar a cristalização do açúcar, aguçar boa parte dos sabores e também para aumentar o volume. Em bolos ela da uma maior maciez. Em doces, geleias, sorvetes e outros ela serve para dar brilho na consistência.
É bem comum ser usado em recheios, para evitar que ele cristalize durante o seu período de armazenamento.
Informações nutricionais da glucose tradicional (xarope de milho)
A cada 100g do xarope de milho vendido comercialmente podemos encontrar:
- 286 calorias
- Gorduras: 0g
- Colesterol: 0 mg
- Proteínas: 0 g
- Carboidratos: 78 g
- Fibra Alimentar: 0 g
- Açúcar: 78 g
- Sódio: 155 mg
- Potássio: 44 mg
- Cálcio: 18 mg
- Ferro: 0,4 mg
- Magnésio: 8 mg
Como fazer glucose caseira para receitas
Ingredientes:
- 320g de açúcar refinado ou cristal
- 160ml de água
A água é sempre a metade da quantidade de açúcar.
Como fazer?
- Coloque os 2 ingredientes em uma tigela e mexa até que o açúcar fique completamente dissolvido.
- Então leve ao fogo médio e deixe ferver essa mistura até que seja perceptível uma consistência mais “grossa”. Para quem entende um pouco mais de culinária, o ponto que a glucose deve chegar é a de bala (fio consistente). As bolhas aumentam de tamanho e é perceptível a consistência apenas com os olhos.
- Após colocar a mistura no fogo, não mexa mais, deixe chegar no ponto sem nenhum contato seu.
- Deixe fervendo até chegar no ponto que citamos, e desligue o fogo rapidamente. A cor dela deve permanecer transparente, se começar a escurecer é porque passou do ponto.
- Então após chegar na consistência, deixe-a esfriar naturalmente, sem qualquer contato com a panela.
- Depois de frio é só armazenar em um pote (de preferência de vidro, bem esterilizado) com tampa.
Guarde-o em temperatura ambiente.
Principais dicas para preparar sua glucose caseira
Assim a primeira grande dica é: Caso no preparo da glucose ela vier a açucarar (virar uma farofa), evite ao máximo que isto aconteça, mas pode acontecer, então coloque mais água e leve ao fogo novamente para dissolver.
Não toque de maneira nenhuma na panela em que está preparando a glucose, evite trepidações e qualquer movimento, pois isso ajuda a glucose a cristalizar e dai você terá que repetir o passo acima.
No caso de preparo de marshmallows e outras receitas com consistência semelhante, a glucose deve ser adicionada bem quente. Assim que retirar do fogo, despeje na batedeira e bata até obter a consistência desejada. É preferível que a “bacia” da sua batedeira seja de inox ou alumínio, de plástico, pode não aguentar a temperatura.
Em outras receitas ela é usada totalmente fria.
Mas não use uma panela muito grossa, que segura temperatura, pois a hora que a glucose atingir o ponto, se a panela permanecer quente por muito tempo depois de desligado o fogo, ela irá passar do ponto.
Gostou desta dica? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos. Sabe como melhorar esta receita, tem alguma dica para nós? Comenta aí embaixo.
Juliana
Pode me tirar uma dúvida ?
No caso de 320gr de açúcar e metade de água, qual o peso que fica a glucose?
Pois, a maioria da receita pede 300gr de glucose
Wes
Juliana, depois do cozimento em média o peso da glucose fica com 270g, 280g. É preciso pesar para saber qual foi o efeito final da evaporação, tempo de apuração, pode variar. Aconselho se possível, você pesar pelo menos uma vez para ter a média de suas receitas.
Cris
Uau!!! Muito obrigada pela informação!!!
Wes
De nada Cris! Volte sempre!
Camila
Posso utilizar para fazer quindim?
Wes
Faça um teste em uma pequena receita Camila.
Cris
Para parar o cozimento, basta colocar a panela numa tigela ou outro utensílio c om água gelada cheia de gelo. O uso de uma panela fina pode acarretar a queima da glucose.
Wes
Sim, é melhor fazer em uma panela de alumínio batido. De Inox nem pensar.
Maria
E então, onde está o milho?
Júlio Lacerda Campos Siqueira
Olá amigo, depois de muita pesquisa finalmente consegui fazer minha glucose caseira, já não sabia mais o que fazer! >.<
Posso usar baba de bebê pra dar um gostinho a mais?
Alexandre
Por que chamam de “xarope de milho” se só vai açucar e água?
Juliana
o curioso é que não vai milho. Amo essas receitas que te ensinam a fazer coisas básicas… Então há um tempo descobri que acúçar de confeiteiro é açúcar + maisena triturado no liquidificador e fermento de bolo é bicarbonato de sódio + maisena… Amo isso!!! Obrigada pelo post.
Wes
Isso mesmo Juliana, tudo é uma ilusão neste mundo HAHAHAHA. Obrigado.