Saiba mais sobre esta dica

A Poupança Social Digital é conta criada pelo Governo Federal para que trabalhadores do Brasil que não tenham conta em banco, possam receber o Auxílio Emergencial da Caixa Econômica Federal.

Essa poupança digital poderá ser aberta pelos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados que não tenham vínculo empregatício, através do aplicativo Caixa Auxílio, disponível para Android e iOS.

Nela serão depositados os benefícios de R$ 600 ou R$ 1200. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, essa conta digital deve permitir o pagamento de contas de consumo e realizar transferências básicas.

Todos são obrigados a fazer a poupança?

Não. Essa é uma alternativa para quem não possui conta em banco e tem o direito a receber o auxílio. Quem já possui uma conta bancária, poderá informá-la durante o cadastro e receber os valores conforme o calendário do auxílio emergencial automaticamente.

Quem já faz parte do Cadastro Único também não precisa fazer a poupança pois já conta com meios para receber o dinheiro do auxílio emergencial.

Como fazer a poupança social digital?

Desde que você se enquadre nas exigências mínimas do Governo para receber o benefício, é possível fazer a conta poupança social digital de duas maneiras diferentes:

  • Através do site oficial (auxilio.caixa.gov.br);
  • Ou do aplicativo disponível para smartphone Android ou iOS.

Requisitos mínimos para abrir a poupança social:

Todas informações oficiais sobre o benefício podem ser consultadas através da Medida Provisória Nº 936, de 1º de abril de 2020.

Site oficial

1- Através do seu computador ou notebook acesse: auxilio.caixa.gov.br

2- Então na lateral direita clique em “Realize sua Solicitação”:

3- Na próxima página confirme se realmente preenche todos os requisitos para ter direito ao auxílio emergencial e consequentemente à poupança social:

4- Selecione as caixas onde está escrito:

  • “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima.”
  • “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima.”

E clique em “Tenho os requisitos, quero continuar.

Preenchendo os dados

5- Na próxima página preencha seu nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e marque a caixa de segurança “Não sou um robô”. Clique então em “Continuar”:

6- Na próxima etapa será necessário validar o seu celular. Insira o número com DDD e a operadora de telefonia (Tim, Claro, Vivo ou Oi). Então clique em “Continuar”:

7- Então um código será enviado por SMS para o seu celular. Insira os números no campo “Código Recebido” e clique em “Continuar:

PS: Esse código será enviado em até 10 minutos e terá validade de até 4 horas.

8- O sistema irá solicitar alguns dados complementares como:

  • Quanto você ganhava, em média, por mês?
  • Qual a sua atividade profissional?
  • Estado e cidade de residência

Clique em continuar:

9- Na próxima etapa, preencha os dados sobre a composição familiar. Insira os dados dos familiares que moram com você que tenham CPF. O governo irá cruzar as informações para verificar o perfil. Então clique novamente em “Continuar”:

Depois chegamos na etapa de abrir a conta poupança social digital. Nesta opção você poderá selecionar também uma conta já existente para receber seu benefício emergencial.

10- A conta poupança poderá ser aberta através do seu número do RG (Registro Geral) ou pelo número da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Se optar pelo RG insira o número, o órgão expedidor e a UF (Unidade Federativa, o Estado em que ela foi emitida):

Se optar pela CNH coloque o número e data de emissão:

11- Verifique um resumo da sua solicitação e pronto, siga para a etapa de acompanhamento do pedido.

Pronto.

A conta poupança não terá custo de manutenção e segundo o Ministério da Casa Civil será possível fazer pagamentos de contas de consumo e também transferências gratuitas.

No aplicativo Android ou iOS

Para baixar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial e abrir a conta Poupança Social Digital, acesse os links oficiais da Play Store e App Store:

APP nas plataformas Android e iOS do benefício emergencial.

1

Em ambos os aplicativos o sistema é o mesmo. Baixe e aguarde a instalação automática, desde que o seu celular tenha espaço disponível. Seu tamanho médio é de 16mb.

2-

Depois leia e concorde com as exigências mínimas do governo para ter direito ao benefício e consequentemente à poupança social:

3-

Insira seu nome completo, número de CPF, Data de Nascimento, Nome completo da Mãe e selecione a caixa de segurança “Não sou um robô”. Clique então em continuar:

4-

Na próxima etapa insira o número do seu celular Android ou iOS com DDD. Selecione a operadora TIM, Vivo, Claro ou Oi e clique em “Continuar”:

5-

Um código será enviado para seu aparelho. Insira-o no campo da próxima página e clique novamente em “continuar”:

6-

Então informe os dados de sua composição familiar na próxima etapa. Insira os dados de todos os que moram com você que possuem CPF. Clique em “Continuar”:

7-

A próxima etapa é a da criação da conta Poupança Social Digital. Se você não possui conta no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, será necessário criar esta opção.

Coloque o número do seu RG, o órgão emissor e a Unidade Federativa (UF), que é o estado onde ela foi feita. Você pode criar a conta poupança através o número da carteira de habilitação (CNH) também:

8-

Clique em “Continuar” e pronto. Assim o benefício emergencial será depositado conforme o calendário de pagamento na sua nova conta poupança.

Através do aplicativo você poderá fazer a consulta da situação e realizar movimentações bancárias.

SAIU! Novo calendário PIS Pasep 2020/2021

Acompanhando a solicitação

Após a conclusão do cadastro você pode fazer o acompanhamento da solicitação através do app utilizando o seu CPF ou através do seguinte endereço eletrônico da Caixa Econômica Federal:

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.