Como fazer autenticação de documentos – Cópia fiel de documento

Como fazer autenticação de documentos – Cópia fiel de documento

Precisa autenticar um documento mas não sabe nem por onde começar? O Como Fazer Fácil irá ensinar passo a passo como tirar e comprovar a cópia fiel de seus documentos com mais este artigo relacionado a cartório. Confira a seguir qual o local certo para fazer a autenticação, quais documentos necessários, como é feito, quem pode fazer, quais as diferenças para reconhecimento de firma e tudo sobre este assunto.

O que é autenticação?

A autenticação de um documento, é o ato do Tabelião afirmar que o documento autenticado é uma cópia fiel do documento original apresentado, podendo somente o Tabelião ou escrevente homologado fazer essa “afirmação”, pois eles tem fé pública atribuída pelo Estado.

Onde posso fazer autenticação?

A autenticação pode ser feita em qualquer Cartório de Notas – Tabelionato de Notas. Observando que somente estes Cartórios são competentes para fazer autenticações, tendo como exceção alguns consulados.

como autenticar documento cartorio

Como é feita a autenticação?

Para fazer a autenticação de um documento, é necessário a pessoa se dirigir a um Cartório de Notas, tendo em mãos o documento original e cópia, pois é a cópia que se autentica, alguns Cartórios disponibilizam serviço de xerox, podendo as cópias a serem autenticadas serem tiradas direto no Cartório. Após os documentos originais e cópia serem apresentados ao tabelião ou escrevente do Cartório, ele conferirá atenciosamente se as cópias conferem com o documento original apresentado, e conferirá também se o documento original não contem nenhuma rasura ou alteração que possa comprometer o documento; assim depois de conferidos, ele certificará através de uma etiqueta ou carimbo, selo de autenticação, e assinatura do escrevente ou tabelião, que aquela cópia apresentada é autentica.

O que é preciso para autenticar um documento?

Para fazer a autenticação de um documento é necessário o documento original e cópia, esclarecendo que o que é autenticado é a cópia e não o original, a via original do documento é apenas para conferencia, para que o escrevente ou tabelião possa certificar sua autenticidade.

Quais documentos não podem ser autenticados?

Nem todos os documentos podem ser autenticados pelo Cartório de Notas, como por exemplo, documentos rasurados, documentos incompletos, defeituosos, tiverem adulterações por raspagem ou solventes, documentos estrangeiros sem a tradução, documentos com escritas a lápis, documentos em papel térmico que se apagam com o tempo, documentos que contrariam a ordem e os bons costumes, e documentos extraídos da internet  sem o carimbo do órgão competente, observando que documentos extraídos da internet que já tem a autenticação mecânica, tem um procedimento especifico para sua autenticação.

Qual a diferença entre autenticação e reconhecimento de firma por autenticidade/autenticar uma assinatura?

Muitas pessoas confundem autenticação com reconhecimento de firma autentico, ou autenticar uma assinatura, que embora não seja um termo correto muitas pessoas falam em autenticar uma assinatura, por isso causa muita confusão. Pois bem, embora com nomes semelhantes são coisas muito diferentes, autenticar um documento é o ato do tabelião ou escrevente do Cartório dizer que a cópia/xérox, é uma cópia fiel do documento original apresentado, para autenticações não é necessário obrigatoriamente que um documento contenha uma assinatura, já o reconhecimento de firma por autenticidade, ou autenticar uma assinatura no termo popular, é o ato do tabelião ou escrevente do Cartório dizer que a assinatura constante no documento apresentado é de fato da pessoa que assinou, pois esta assinou em sua presença, é o ato de dar autenticidade a uma assinatura. No entanto autenticação diz respeito a um documento e reconhecimento de firma por autenticidade diz respeito a uma assinatura.

Para que serve a autenticação de documentos?

A autenticação de um documento é para dar autenticidade a uma cópia, a autenticação faz com que uma cópia tenha o mesmo valor de um documento original, serve para quando uma pessoa precisa duplicar um documento com a mesma validade. Observando que não é possível autenticar uma cópia da cópia autenticada, sempre que for necessário fazer uma autenticação deve apresentar o documento original, embora a autenticação confere efeito original a cópia, ela não pode ser re-autenticada.

Como é feita a autenticação do documento tirado da internet?

A autenticação de um documento tirado pela internet está no próprio site de onde foi emitido o documento, no entanto alguns órgãos, mesmo que tenha conhecimento da autenticação mecânica, exige que o documento seja autenticado por um Cartório. Assim para fazer esse tipo de autenticação o tabelião ou escrevente do Cartório de Notas, irá acessar o site de onde foi extraído o documento a ser autenticado, e vai copiar o texto da autenticação mecânica constante no site, e colocará na etiqueta ou carimbo, mencionando o texto da autenticação, o site de onde foi extraído, a data da conferencia através do site, a hora, colocará  selo e assinará a etiqueta ou carimbo, confirmando a autenticidade daquele documento.

Assim o órgão que for usar aquele documento autenticado não precisará entrar no site para conferir sua autenticidade.

Achou interessante este artigo? Confira outros como esse em nossa categoria Cartório. Compartilhe com seus amigos!

Anterior Como fazer reconhecimento de firma de documentos
Proximo JUST e GERU - Empréstimos 100% Online com baixa taxa de juros

Sobre o autor

Wes
Wes 761 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Cartório 0 Comentarios

Como fazer a primeira via da Certidão de Nascimento

Precisando fazer a certidão de nascimento/registro de nascimento mas não sabe como fazer? Neste texto estaremos ensinando passo a passo de como solicitar a certidão, quais documentos necessários para levar… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer sinal público de um documento

Você sabe o que é um sinal público de documento? É o mesmo que reconhecimento de firma? Hoje estaremos esclarecendo as principais dúvidas sobre este assunto, ensinando como fazer o… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Casando no Civil – Como fazer a certidão de Casamento Civil

Vai casar e não sabe como fazer uma certidão de casamento? Hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer para casar no civil, dando dicas especiais de cartório, quais documentos… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer reconhecimento de firma de documentos

Vai comprar um carro, uma casa, fazer algum contrato ou qualquer outra ação em cartório e precisa reconhecer firma? Hoje estaremos ensinando você como fazer o reconhecimento de firma de… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer a segunda via da certidão de Nascimento, Casamento e Óbito

Como sabemos, com a correria do dia a dia, cada dia mais ficamos com menos tempo e mais dificuldades de se deslocar para resolvermos determinados assuntos como por exemplo conseguir… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer um Divórcio Extrajudicial

Vai divorciar ou está pensando em se separar/terminar seu casamento, mas possui dúvidas quanto a como fazer um divórcio? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre este assunto, explicando sobre… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta