Você está precisando aprender como fazer um leite vegetal sem lactose? Hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer uma receita de leite de alpiste que é zero lactose e que trás ótimos benefícios para a saúde, sendo 100% natural, sem conservantes e rico em nutrientes.
O passo a passo de como fazer é bem simples, mas é preciso seguir algumas dicas para que o processo seja finalizado com sucesso. Além da receita, também estaremos apresentando os principais benefícios e informações nutricionais sobre as sementes de alpiste.
Lembramos porém que o leite de alpiste é contra indicado para aqueles que possuam inflamações intestinais, ou estejam sujeitos a estas inflamações, bem como aqueles que possam ter ou desenvolver a síndrome do cólon irritado, que é conhecida como a doença de Crohn.
O Como Fazer Fácil é preocupado com os Intolerantes a Lactose, tanto que além desta receita de leite de alpiste, nós já publicamos as TOP 10 melhores receitas sem lactose aqui no site. Vale muito a pena você também conferir cada uma delas.
Benefícios do leite de alpiste
O leite de alpiste é rico em propriedades anti inflamatórias e antioxidantes, no qual é recomendado para o tratamento de doenças no pâncreas e principalmente no fígado. Mas estas são apenas algumas das enfermidades que podem ser amenizadas pelas propriedades do leite de alpiste.
Em geral este leite é rico em proteínas o que pode estar ligado diretamente ao ganho de massa muscular, sendo consumido também por praticantes de atividades físicas (musculação) regularmente. Para quem deseja emagrecer o leite de alpiste também é consumido por possuir propriedades diuréticas, eliminando boa parte do acúmulo de líquidos pelo organismo.
Ainda relacionado ao benefício diurético do leite de alpiste, podemos com ele eliminar infecções de bexiga e outras do organismo, eliminar toxinas, pedras nos rins, limpeza do intestino e outros canais ligados a digestão e muito mais.
O leite de alpiste é também recomendado para auxiliar em problemas ligados a cirrose e doenças no fígado como já citamos, além de gotas, hipertensão, problemas gastro intestinais, úlceras no estômago e intestino.
Informações nutricionais das sementes de alpiste
Em média 50g de alpiste conta com:
- 200 calorias
- Carboidratos: 1g
- Fibras alimentares: 3g
- Proteínas 9g
Além disso as sementes também contam com oito aminoácidos, ômega 6 ou linoleico, ácido oleico ou ômega 9 e também o ácido linolênico ou ômega 3. Ácidos fenólicos, carotenoides e flavonoides também estão entre a composição das sementes. Ela é rica em ferro.
Como fazer leite de alpiste Zero Lactose?
Ingredientes:
- 200g de alpiste
- 500ml de água fervente
- 500ml de água morna
Como fazer?
- O primeiro passo é limpar bem as sementes de alpiste, colocando-as de molho em uma bacia com os 500ml de água fervente e em seguida deixando-a descansar por pelo menos 30 minutos coberto com um pano.
- Após deixar as sementes descansando na água, será necessário enxaguá-las, passando por uma peneira. Despeje as sementes em uma peneira e então deixe escorrer bem a água.
- Então coloque mais um pouco de água, pode ser fria mesmo, sobre as sementes para enxaguar bem.
- Passe todas as sementes para o liquidificador e acrescente os 500ml de água morna.
- Coloque a tampa do liquidificador e tire aquela tampinha do meio dela. Se você deixar fechado, corre o risco de estourar por conta do vapor.
- Então bata as sementes de alpiste por cerca de quatro minutos. Não force demais o liquidificador.
- Depois de bater bem as sementes, passe-as novamente na peneira, escorrendo todo o líquido.
- Então esprema a pasta que sobrar com uma colher contra a peneira para escorrer bem o leite do alpiste.
- E está pronto. É só beber.
- A receita rende em média um copo e meio.
Gostou da dica? Deixe seus comentários e compartilhe! Sua opinião é muito importante para nós, pois assim sabemos se o conteúdo publicado ficou agradável para todos os leitores.
Confira também o passo a passo em nosso canal do YouTube!
Até a próxima.
evane bleder
posso guardar na geladeira quantos dias?