Uma técnica criada pelo especialista Cesar Roberto Novaes, promete fazer você economizar muito combustível durante um percurso de carro, onde as prioridades deste método é dirigir com paciência e com planejamento, trazendo diretamente benefícios contra o estresse e também para o seu bolso. E nada melhor do que isso nesses tempos de crise.
O método é bem simples, porém bem eficaz. Conta com um passo a passo de 5 etapas, que podemos chamar de “atitudes corretas”, para que os motoristas possam aproveitar da melhor maneira possível o carro e sua pilotagem.
Para poder economizar, principalmente na cidade, você vai precisar utilizar do torque do seu carro, trocando as marchas na rotação correta. É também necessário controlar a velocidade, observar todo o fluxo da rua para que possam ser antecipados os desvios e paradas, cuidar das calibragens dos pneus e também utilizando de maneira correta as fontes de consumo como estar com as janelas abertas, o ar condicionado ligado e outros que possam interferir na economia do seu carro.
Essas informações e técnicas podem ser aplicadas tanto em carros manuais, como automáticos, onde na segunda opção, somente a troca de marchas que não poderá ser aplicada, pois o sistema faz as trocas pré programadas, a não ser que o seu câmbio seja automatizado (dual logic, imotion etc), onde é possível colocar em uma opção para trocar marchas sequencialmente.
Como fazer o Slow Drive para economizar combustível?
- Troque a marcha com no máximo 2 500 rpm (Não force as marchas, a não ser que esteja em uma ultrapassagem perigosa)
- Mantenha uma velocidade constante em baixas rotações e nunca use o ponto morto. (a famosa banguela não ajuda a economizar como dizem e você ainda perde o freio motor, uma importante segurança, principalmente nos declives)
- Antecipe suas ultrapassagens, paradas, obstáculos, agindo de maneira preventiva, sem forçar o motor para mudar de uma vez de pista ou desvios etc.
- Mantenha os pneus sempre calibrados (Uma vez por semana, faça a verificação da calibragem)
- Gerencie fontes de consumo extra. (mantenha a manutenção em dia, elimine pesos desnecessários no porta malas, porta luvas e bancos, evite deixar o ar condicionado ligado, use somente em casos de muita necessidade e evite andar com os vidros abaixados, pela economia e pela segurança).
Gostou? Tem alguma dica? Deixe seus comentários.