Hoje estaremos ensinando como fazer uma receita caseira muito importante para a nossa saúde, que é o vinagre de maçã. A receita é muito simples de preparar, só é necessário ter um pouco de paciência para esperar a fermentação das maçãs, para chegar no resultado final, o vinagre.
Entre todos os vinagres, o de maçã feito de forma caseira, onde não leva praticamente nada de química, conservante e outros aditivos, somente a química do agrotóxico (se você conseguir colher maçãs de um pomar caseiro é melhor ainda), é o melhor vinagre, rico em ácido acético. Ele é responsável por inibir a ação de enzimas que consomem os carboidratos do nosso organismo, sendo também ótimo contra a absorção de amidos e açúcar, ajudando a eliminar calorias.
O vinagre de maçã é ideal para quem quer emagrecer, muito usado para temperar saladas e até mesmo o consumo de uma doce diária para esta finalidade. Ele também ajuda a prevenir o diabetes, problemas no fígado, é antioxidante, alivia dores de articulações, clareador de pele, ajuda a limpar o sangue prevenindo espinhas e muito mais.
O preparo do vinagre de maçã caseiro depende de duas etapas, onde na primeira obtemos o álcool do vinagre, pois levam alguns dias para chegar neste resultado, e na segunda finalmente obtemos o vinagre de maçã caseiro, como deve ser consumido.
Como fazer vinagre de maçã caseiro?
Primeira etapa do preparo do vinagre de maçã.
Ingredientes:
- Duas xícaras (chá) de açúcar mascavo
- Um quilo de maçã com casca (sem sementes e talo)
- Dois litros de água filtrada ou mineral
Como fazer?
- Pique a maçã com casca em pedacinhos e coloque-a em uma bacia que comporte os ingredientes acima. De preferência um pote que possa ser tampado. As maçãs deverão ficar submersas na água.
- Depois de colocar as maçãs picadas no pote, bacia ou o que você tiver em sua casa, acrescente o açúcar e também a água.
- Misture bem e então tampe com plástico filme ou outro item que não deixe entrar nada dentro do pote. Quando passar alguns dias depois da fermentação, faça um furo bem pequeno, para que o gás que forma durante esta fermentação, possa ser liberado aos poucos.
- Deixe então toda a mistura fermentando em um local fresco, arejado e longe da luz solar por mais ou menos 45 dias.
Segunda etapa do preparo do vinagre de maçã caseiro.
Como fazer?
- Passado o tempo de fermentação das maçãs, abra o pote e então passe a mistura em uma peneira fina, para que fique bem coado e você possa utilizar somente o vinagre, sem resíduos de maçã e de pequenas larvas (algo normal dependendo da qualidade das maçãs que utilize, dependendo principalmente se algumas unidades estiverem já um pouco passadas).
- Depois de coado passe o vinagre de maçã para uma garrafa pequena com tampa.
- Está pronto.
Gostou? Tem alguma dica? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.